Desde terça-feira que Lukashenko não é visto em público e não discursou nas celebrações do aniversário do Dia da Vitória. A imprensa da oposição especula que o Presidente está doente.
O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, já não é visto em público desde 8 de Maio e faltou à cerimónia anual em Minsk em que jovens prometem lealdade perante a bandeira do país, tendo uma mensagem sua sido lida pelo primeiro-ministro, Roman Golovchenko.
O desaparecimento de Lukashenko têm alimentado rumores de que estará doente, especialmente dado que não foi dada nenhuma justificação para a sua ausência. O líder bielorrusso também pareceu estar mal-disposto e faltou a algumas partes das celebrações do Dia da Vitória em Moscovo, em que a Rússia comemora a vitória do exército soviético frente aos nazis.
Lukashenko também não discursou no evento em Minsk que assinalou o aniversário do Dia da Vitória, pela primeira vez na sua presidência, que teve início em 1994. Este evento, na última terça-feira, foi a última vez que foi visto em público.
Euroradio, um órgão de notícias da oposição bielorrussa, avança que Lukashenko foi levado para uma clínica em Minsk no sábado. A publicação russa Podyom também refere que Konstantin Zatulin, deputado da Duma, afirmou que Lukashenoko “simplesmente ficou doente e provavelmente precisa de descansar”.
O jornal russo Kommersant também escreveu sobre a saúde do presidente de Lukashenko, citando Zatulin e meios de comunicação da oposição bielorrussa. A imprensa russa muito raramente escreve sobre a saúde dos líderes políticos russos ou dos seus países aliados, relata o The Guardian.
Alexandr Lukashenko é um dos principais aliados de Vladimir Putin. Nos últimos meses, tem aumentado a especulação sobre uma possível entrada da Bielorrússia no conflito armado na Ucrânia. Recentemente, Putin anunciou ainda o envio de armas nucleares russas estratégicas para território bielorrusso.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Sergei Aleinik, vai ainda começar hoje uma visita de três dias a Moscovo.
Mais un , que se bater a bota , vai fazer tanta falta como as pulgas num cão !