Pai e filho de Menezes receberam 2 milhões em offshore (mas não há provas de crime)

O.D. Roberto Santorini / Wikimedia

Luís Filipe Menezes

O pai e um dos filhos de Luís Filipe Menezes, ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, receberam dois milhões de euros em contas bancárias em Macau, quando o político do PSD era autarca. O caso foi investigado pela justiça, mas foi arquivado por falta de provas.

O jornal Público dá conta do arquivamento deste processo em Julho passado. O inquérito do Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto centrava-se em suspeitas de vários crimes, incluindo corrupção, com Luís Filipe Menezes como figura central, mas não foi possível comprovar a existência de qualquer irregularidade.

Na base das suspeitas, estão transferências bancárias de dois milhões de euros que foram feitas de uma empresa chamada Longe Company LLC, com sede nos EUA, em Novembro de 2008, para uma conta do BCP numa sucursal offshore em Macau.

Essas transferências terão sido feitas enquanto Menezes era presidente da Câmara de Gaia, e o dinheiro acabou por ser enviado para Portugal, e terá sido usado para a aquisição do apartamento na Foz, no Porto, onde o ex-autarca vive actualmente, como nota o Público.

Menezes já veio desmentir a notícia, falando em “maldade” e “mentira”, numa publicação no Facebook que é ilustrada com a imagem de uma rapariga a vomitar.

O ex-presidente de Câmara refere que “todos os inquéritos que dezenas de denúncias anónimas haviam gerado” foram “arquivados liminarmente, após ficar provado que não foi detectado um único caso” em que “uma decisão” sua tenha estado “eivada de ilegalidade”.

De facto, a investigação concluiu que não havia forma de provar qualquer crime, não tendo sido possível apurar a real origem dos dois milhões de euros.

O dinheiro terá passado por várias contas bancárias, nomeadamente do pai e do filho do político no Luxemburgo, e ainda do advogado Amorim Pereira, que foi director financeiro da campanha de Menezes à Câmara do Porto em 2013. Finalmente, a verba terá chegado a Portugal através de uma conta do pai do ex-autarca no BES.

A investigação acredita que o dinheiro pertencia, na verdade, a Menezes, considerando “demonstrada a impossibilidade absoluta” de a verba pertencer aos familiares do ex-presidente, como cita o Público.

O inquérito também nota que “do confronto de todos os elementos resultam indícios de que Luís Filipe Menezes, em razão do cargo desempenhado ou por causa dele, terá auferido vantagens indevidas que escamoteou, canalizando-as, através de seu pai e filho, pelo menos em parte, para conta bancária no exterior”, transcreve o mesmo jornal.

Em declarações ao jornal, Menezes nega as suspeitas, garantindo que nunca teve “um tostão no estrangeiro”. “O dinheiro é do meu pai”, assegura, frisando que teve origem na venda de um colégio fundado em Ovar pelo Estado, e que terá rendido 8 mil contos em 1971. “Hoje seria o equivalente a dois ou três milhões de euros”, destaca.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nunca me enganou esse choramingas !
    Como pode um partido aparecer com boa imagem, quando tem dentro de si gente como este Mnezes, como Loureiro ou Duarte Lima ?!

  2. Claro que não ha provas de crime e se houvesse, eram para ser abafadas ou destruídas como é costume com políticos e gente grande

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …