Lufthansa processa passageiro que faltou a voo de propósito para pagar menos

A Lufthansa processou um passageiro que faltou ao último trajeto de um voo de ligação para conseguir uma tarifa mais barata na viagem.

É um esquema utilizado por muitos passageiros, habitualmente designado por hidden city (“cidade escondida”), e que permite poupar centenas de euros.

O passageiro em causa, um homem não identificado, queria voar de Oslo, na Noruega, para regressar a casa, em Berlim, Alemanha. Só que em vez de comprar um bilhete entre as duas cidades comprou um mais barato para Seattle, nos Estados Unidos, com escala em Frankfurt, na Alemanha.

A intenção nunca foi ir para Seattle, mas sim aproveitar a paragem no aeroporto de Frankfurt. Chegado aqui, o passageiro não apareceu no voo de ligação e em vez disso seguiu viagem para Berlim, num voo mais barato.

Berlim é, neste caso, a “cidade escondida”, o destino para onde o passageiro realmente queria ir, enquanto Seattle é apenas um destino final “fictício”. Este tipo de situação está a tornar-se comum e a causar prejuízo às companhias de aviação.

Os prejuízos quando um passageiro não aparece na última etapa do voo decorrem de, por um lado, a receita ser mais baixa – não há consumo a bordo, por exemplo – e por outro torna mais difícil gerir os embarques, provocando atrasos, que custam bastante dinheiro.

A companhia aérea alemã alega que o esquema viola os termos e condições apresentados aos clientes e, segundo a CNN, pede uma compensação de 2.112 euros. O tribunal de Berlim rejeitou a acusação em primeira instância, mas a Lufthansa já anunciou que vai avançar para recurso.

Esta não é a primeira vez que algo do género acontece. Já em 2014, a United Airlines processou o fundador de um site concebido para ajudar quem queira usar este esquema, Aktarer Zaman, de 22 anos, mas a justiça norte-americana não deu razão à companhia aérea. O site Skiplagged continua operacional.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É o mal de negócios habituados a ter margens de lucro de 30,000%. Ficam todos amuados quando alguém lhes troca as voltas e lhe dá só lucro de 29,000%.

    Coitadinha da Lufthansa…

  2. Claro…. Quer dizer, eles podem fazer overbooking e lixar a vida a quem pensava que iria apanhar um voo e afinal não pode por ter excesso de passageiros! E em vez de fazerem preços que se equiparem num mesmo voo entre os mesmos destinos, mesmo que um apenas seja de escala para um outro destino final, preferem trocar as voltas fazendo preços diferenciados quando fazem exactamente a mesma viagem.
    As pessoas não podem ser obrigadas a viajar, independentemente do real motivo que esteja escondido nesse não aparecimento no voo…

  3. Eu já fiz isto, e fiz muito bem! As companhias tentam esmifrar os seus passageiros ao máximo, é justo que estes se tentem defender! Já fiz e voltarei a fazer sempre que vir que estou a ser alvo de abuso por parte da companhia!

RESPONDER

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …