Lucros da TAP nem cobrem os juros da dívida

Embora a TAP tenha apresentado um lucro de 111,3 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, não chega para cobrir os juros da dívida de 173 milhões.

No último trimestre de 2021, a TAP alcançou um lucro de 111,3 milhões de euros no terceiro trimestre de ano, num resultado “impulsionado pelo forte desempenho operacional e um efeito positivo da implementação de uma política de cobertura cambial mais abrangente, que também reduziu o impacto cambial dos anteriores trimestres de 2022”.

Ainda assim, os lucros conseguidos não chegam para cobrir os juros da dívida de 173 milhões de euros. Em termos acumulados, escreve o Correio da Manhã, registou-se um prejuízo de 91 milhões de euros.

A transportadora aérea continuou a apresentar prejuízo no acumulado até setembro face ao valor da dívida que possui, num valor total de 3,7 mil milhões de euros.

Apesar do resultado negativo, a presidente executiva da TAP defendeu que o plano estratégico da companhia “é bom e está a trazer bons resultados”. A TAP aumentou os preços desde o início do ano em 23%.

No que concerne ao número de passageiros transportados, este duplicou face aos meses de julho, agosto e setembro face ao mesmo período de 2021, estabelecendo-se a 85% dos níveis de 2019. Também as receitas operacionais foram 2,5 vezes superiores às do mesmo período do ano passado”, chegando aos 1118,9 milhões, e representando 107% das receitas operacionais” do terceiro trimestre de 2019.

“Esta situação foi predominantemente impulsionada pelo aumento das tarifas e maior capacidade, resultando num aumento das receitas do segmento de passageiros”. Já o EBITDA “registou pelo quinto trimestre consecutivo um valor positivo desde o início da crise e alcançou um valor recorde de 280,1 milhões” no terceiro semestre de 2022.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.