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Lucros da Navigator crescem 57%, apesar do aumento de custos

Navigator Paper / Facebook

A empresa portuguesa Navigator

Os resultados da empresa de pasta e papel cresceram, com o aumento das vendas e a melhoria da margem. Navigator vai pagar um dividendo adicional de 14,06 cêntimos por ação.

A Navigator fechou 2021 com vendas de perto de 1.600 milhões de euros, mais 15% do que no ano anterior.

De acordo com o ECO, o aumento das encomendas e dos preços praticados permitiu compensar o aumento dos custos.

Os lucros da empresa de pasta e papel aumentaram 57% no ano passado, para 171,4 milhões de euros.

Um resultado que beneficiou da melhoria do EBITDA (Resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), que aumentou 24,2% para 354,7 milhões.

Tendo em conta a evolução dos resultados, o conselho de administração vai propor à Assembleia Geral a distribuição de um dividendo adicional de 14,06 cêntimos por ação, num montante global próximo de 100 milhões.

A retoma económica que potenciou a recuperação do consumo de papel, conjugada com a melhoria do equilíbrio entre a oferta e a procura nos Estados Unidos, na Europa e na região MENA, na sequência da saída de capacidades e conversões já anunciadas, permitiram um bom desempenho da indústria em 2021 e em particular da Navigator”, salienta a empresa, em comunicado.

A margem também melhorou ligeiramente, com o rácio entre o EBITDA e as vendas a subir de 20,6% para 22,2%.

Verificou-se esta melhoria, mesmo com o aumento dos custos com matérias-primas, com a logística (sobretudo no transporte marítimo) e com a energia, que foram o “maior desafio” que Navigator enfrentou em 2021.

Um impacto que a empresa diz ter compensado com “a implementação de uma política adequada de aumento de preços” e uma “forte entrada de encomendas, com valores historicamente altos no terceiro e quarto trimestres”.

No papel de impressão e escrita (UWF), foi mesmo atingida a a maior carteira de encomendas de sempre.

Os diferentes segmentos registaram, no entanto, comportamentos diferentes. Se o volume de vendas de papel aumentou 16% para 1.474 mil toneladas, o de pasta caiu 26% para 292 mil toneladas e o de tissue recuou 1% para 105 mil toneladas.

O endividamento líquido desceu ligeiramente (85 milhões), para 595 milhões. O rácio entre a dívida líquida manteve-se num “nível confortável de 1,68 vezes”.

O ano terminou com uma boa dinâmica de crescimento, com o volume de negócios a atingir 476 milhões no quarto trimestre, mais 18% do que entre julho e setembro e mais 40% do que no mesmo período de 2020. O EBITDA totalizou 109 milhões e o resultado líquido foi de 57 milhões.

A Navigator salienta o forte crescimento dos preços da pasta — 68% face ao quarto trimestre de 2020 — e do índice de preços do papel na Europa.

Este período ficou ainda marcado pelo lançamento da marca de packaging gKraft, que em 2021 registou vendas superiores a 40 milhões de euros.

ZAP //

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