Lucro recorde de 3 mil milhões: juros do BCE beneficiam bancos portugueses

Joehawkins / Wikimedia

Caixa Geral de Depósitos

Números nunca vistos que superam os registos de 2021 e 2022… juntos. Caixa conseguiu o maior lucro até Setembro.

Os juros do Banco Central Europeu atingiram valores nunca vistos e, por consequência, os lucros dos bancos portugueses também chegam a números inéditos.

Entre os cinco maiores bancos portugueses, o destaque vai para a Caixa Geral de Depósitos: lucro de 837 milhões de euros em Portugal, mais 150 milhões na actividade internacional, entre Janeiro e Setembro deste ano.

No mesmo período o Novo Banco atingiu um lucro de 639 milhões de euros, o Santander Totta ficou perto (622 milhões) e o BCP lucrou 557 milhões de euros. Mais abaixo ficou o BPI, com 324 milhões de euros.

Tudo junto, sublinha o Jornal de Negócios, representa um lucro recorde de 2.98 mil milhões de euros em nove meses.

Esse valor é 65% mais elevado do que o lucro de 1.8 mil milhões de euros que os cinco bancos mencionados conseguiram entre Janeiro e Setembro de 2022.

Aliás, estes quase 3 mil milhões de euros é mais do que os lucros de 2021 e 2022 juntos. Tinha sido 899 milhões de euros há dois anos.

A margem financeira regista uma diferença ainda maior. A margem financeira é a diferença entre os juros cobrados nos créditos e os juros que os bancos pagam nos depósitos. Tinha sido 2.5 mil milhões de euros nos nove primeiros meses de 2022, agora foi de 5.4 mil milhões (mais do dobro).

Mais uma vez, foi a Caixa a ter a maior margem financeira, com 1.7 mil milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.