A Lua é muito mais velha do que se pensava

A Lua formou-se há 4,51 mil milhões de anos, segundo uma nova estimativa feita pelos cientistas, com base na análise de rochas e solo lunares recolhidos pela missão espacial Apollo 14, realizada em 1971.

Cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles, nos Estados Unidos, determinaram que a Lua tem cerca de 4,51 mil milhões de anos.

No estudo, publicado na revista Science Advances, refere-se que o satélite natural da Terra se formou nos primeiros 60 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar.

A conclusão teve por base a análise de rochas e solo lunares recolhidos durante a missão espacial Apollo 14, realizada em 1971, a terceira missão tripulada que aterrou na Lua e que foi conduzida pela NASA.

Na análise, os cientistas aplicaram o método de datação por urânio-chumbo a fragmentos do mineral zircónio extraído das amostras.

“O zircónio é um dos maiores relógios da natureza. Ele conserva muito melhor do que os outros a história geológica e revela a sua origem”, explicou Kevin McKeegan, professor de geoquímica e cosmoquímica, e um dos autores da investigação.

Estimativas científicas anteriores davam conta de que a Lua se tinha formado nos primeiros 100 a 200 milhões de anos de vida do Sistema Solar, há quase 4,6 mil milhões de anos. Mas, tal como explica McKeegan, essas suposições foram feitas com base nas rochas locais, que foram sofrendo alterações devido às colisões.

“Conseguimos finalmente apontar uma idade mínima para a Lua com alguma precisão”, afirma a geoquímica Mélanie Barboni, investigadora do departamento de Ciências do Espaço e da Terra da UCLA e principal autora do estudo.

Os pedaços de zircónio estudados eram minúsculos, do tamanho de um grão de areia.

“O tamanho não interessa, [os fragmentos] registam informação incrível“, assinalou, citada pela agência noticiosa AP.

“Era altura de sabermos a idade da Lua – e agora, sabemos”, conclui a cientista, que realça que a Lua é a chave para compreender como a Terra se formou.

ZAP // Lusa / Sputnik News

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vejam a rotação da Lua em relação à Terra e digam-me se isso é normal.Deviam soar logo os alarmes! Aquilo não é natural e nem a Lua é nativa da Terra. Qualquer dia ainda hão de dizer que a Lua é MAIS VELHA que a Terra, lembrem-se disto.

  2. Estas temáticas eixam-me……..pasmada…
    Hoje é assim, amanhã é assado…è a evolução dirão…
    Mas estas temáticas deixam-me pasmada, pela precisão imprecisa…

    • Eles só provam que nada sabem Albertina. Vão tentando saber!… E depois querem-se impor como donos da verdade absoluta!Pura arrogância. A teoria do big bang então é de bradar aos céus…

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …