A Lua é muito mais velha do que se pensava

A Lua formou-se há 4,51 mil milhões de anos, segundo uma nova estimativa feita pelos cientistas, com base na análise de rochas e solo lunares recolhidos pela missão espacial Apollo 14, realizada em 1971.

Cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles, nos Estados Unidos, determinaram que a Lua tem cerca de 4,51 mil milhões de anos.

No estudo, publicado na revista Science Advances, refere-se que o satélite natural da Terra se formou nos primeiros 60 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar.

A conclusão teve por base a análise de rochas e solo lunares recolhidos durante a missão espacial Apollo 14, realizada em 1971, a terceira missão tripulada que aterrou na Lua e que foi conduzida pela NASA.

Na análise, os cientistas aplicaram o método de datação por urânio-chumbo a fragmentos do mineral zircónio extraído das amostras.

“O zircónio é um dos maiores relógios da natureza. Ele conserva muito melhor do que os outros a história geológica e revela a sua origem”, explicou Kevin McKeegan, professor de geoquímica e cosmoquímica, e um dos autores da investigação.

Estimativas científicas anteriores davam conta de que a Lua se tinha formado nos primeiros 100 a 200 milhões de anos de vida do Sistema Solar, há quase 4,6 mil milhões de anos. Mas, tal como explica McKeegan, essas suposições foram feitas com base nas rochas locais, que foram sofrendo alterações devido às colisões.

“Conseguimos finalmente apontar uma idade mínima para a Lua com alguma precisão”, afirma a geoquímica Mélanie Barboni, investigadora do departamento de Ciências do Espaço e da Terra da UCLA e principal autora do estudo.

Os pedaços de zircónio estudados eram minúsculos, do tamanho de um grão de areia.

“O tamanho não interessa, [os fragmentos] registam informação incrível“, assinalou, citada pela agência noticiosa AP.

“Era altura de sabermos a idade da Lua – e agora, sabemos”, conclui a cientista, que realça que a Lua é a chave para compreender como a Terra se formou.

ZAP // Lusa / Sputnik News

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vejam a rotação da Lua em relação à Terra e digam-me se isso é normal.Deviam soar logo os alarmes! Aquilo não é natural e nem a Lua é nativa da Terra. Qualquer dia ainda hão de dizer que a Lua é MAIS VELHA que a Terra, lembrem-se disto.

  2. Estas temáticas eixam-me……..pasmada…
    Hoje é assim, amanhã é assado…è a evolução dirão…
    Mas estas temáticas deixam-me pasmada, pela precisão imprecisa…

    • Eles só provam que nada sabem Albertina. Vão tentando saber!… E depois querem-se impor como donos da verdade absoluta!Pura arrogância. A teoria do big bang então é de bradar aos céus…

RESPONDER

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …