A Lua é muito mais velha do que se pensava

A Lua formou-se há 4,51 mil milhões de anos, segundo uma nova estimativa feita pelos cientistas, com base na análise de rochas e solo lunares recolhidos pela missão espacial Apollo 14, realizada em 1971.

Cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles, nos Estados Unidos, determinaram que a Lua tem cerca de 4,51 mil milhões de anos.

No estudo, publicado na revista Science Advances, refere-se que o satélite natural da Terra se formou nos primeiros 60 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar.

A conclusão teve por base a análise de rochas e solo lunares recolhidos durante a missão espacial Apollo 14, realizada em 1971, a terceira missão tripulada que aterrou na Lua e que foi conduzida pela NASA.

Na análise, os cientistas aplicaram o método de datação por urânio-chumbo a fragmentos do mineral zircónio extraído das amostras.

“O zircónio é um dos maiores relógios da natureza. Ele conserva muito melhor do que os outros a história geológica e revela a sua origem”, explicou Kevin McKeegan, professor de geoquímica e cosmoquímica, e um dos autores da investigação.

Estimativas científicas anteriores davam conta de que a Lua se tinha formado nos primeiros 100 a 200 milhões de anos de vida do Sistema Solar, há quase 4,6 mil milhões de anos. Mas, tal como explica McKeegan, essas suposições foram feitas com base nas rochas locais, que foram sofrendo alterações devido às colisões.

“Conseguimos finalmente apontar uma idade mínima para a Lua com alguma precisão”, afirma a geoquímica Mélanie Barboni, investigadora do departamento de Ciências do Espaço e da Terra da UCLA e principal autora do estudo.

Os pedaços de zircónio estudados eram minúsculos, do tamanho de um grão de areia.

“O tamanho não interessa, [os fragmentos] registam informação incrível“, assinalou, citada pela agência noticiosa AP.

“Era altura de sabermos a idade da Lua – e agora, sabemos”, conclui a cientista, que realça que a Lua é a chave para compreender como a Terra se formou.

ZAP // Lusa / Sputnik News

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vejam a rotação da Lua em relação à Terra e digam-me se isso é normal.Deviam soar logo os alarmes! Aquilo não é natural e nem a Lua é nativa da Terra. Qualquer dia ainda hão de dizer que a Lua é MAIS VELHA que a Terra, lembrem-se disto.

  2. Estas temáticas eixam-me……..pasmada…
    Hoje é assim, amanhã é assado…è a evolução dirão…
    Mas estas temáticas deixam-me pasmada, pela precisão imprecisa…

    • Eles só provam que nada sabem Albertina. Vão tentando saber!… E depois querem-se impor como donos da verdade absoluta!Pura arrogância. A teoria do big bang então é de bradar aos céus…

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …