/

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

7

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias.

Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua com uma intensa cor avermelhada. As redes sociais encheram-se de fotografias do nosso satélite e foram vários os que se chegaram à frente para explicar este misterioso fenómeno.

Alguns escreveram que o fenómeno se tratava de um eclipse. No entanto, avança o Russia Today, alguns especialistas explicaram que o aspeto da Lua não é propriamente um bom sinal, uma vez que é sinónimo da presença de partículas suspensas na atmosfera, fruto da seca e incêndios florestais.

Adrián Arquiola, astrónomo e diretor do Observatório Astronómico Municipal de Funes, disse que “a razão fundamental” para esta coloração foi, antes de tudo, o fumo proveniente das ilhas do rio Paraná e o “pó de suspensão que é produto da seca” em toda a região.

“Foi um fenómeno que chamou muita a atenção. As pessoas pensaram que era um eclipse, mas não”, sublinhou o especialista.

“Não era um eclipse, eram partículas de fumo na atmosfera, que espalham mais luz azul, enquanto a luz vermelha continua reta“, disse Carlos Silva, da Associação de Professores de Física da Argentina, que partilhou uma fotografia da Lua no Twitter.

O fenómeno é conhecido como dispersão de Rayleigh: trata-se da dispersão da luz, ou qualquer outra radiação eletromagnética, por partículas muito mais pequenas do que o comprimento de onda dos fotões dispersados. Aliás, a dispersão de Rayleigh da luz solar na atmosfera é a principal razão pela qual o céu é azul.

O professor de Física disse ainda que, “para além da estranha sensação de beleza, hoje o ar é tóxico, irrespirável, carregado de dióxido de carbono“. “Os animais que vivem em áreas húmidas estão a morrer. Este ecocídio urgente deve ser interrompido.”

ZAP //

7 Comments

    • Caro António:
      Para nós, no hemisfério sul, o inverno representa época em que há redução no regime de chuvas, tornando-se momento adequado para a prática das queimadas, na sua imensa maioria ilegais.

    • Infelizmente hoje em dia, ser inverno não significa mais haver chuva nem frio. Já foram tantas as agressões a natureza que estamos a começar a sentir as consequências.

  1. Hora Aqui Está uma Prova Minha , pessoal claro!! , Como Nós Estamos debaixo de um Domo, e quem sabe se , Controladíssimos , por Algumas Lagartixas de 2 metros e dois metros e meio. Nâo quero Dizer o nome Correcto porque senâo já sabem Não é Hora bem Esta Matrix tem muitos mistérios …NÃO TEM!!!

    • Mas diga o nome correto!!!
      Eu digo por si… aliás tem pode ter vários… Olhe por exemplo, um deles pode ser a QUETIAPINA.
      E alguém hoje claramente ainda não tomou a dose diária!

  2. Para mim a causa deve ser outra, a informação vindo do Russia Today, devem ser vestígios do comunismo infiltrados no ar tentando maior penetração nas Américas, ou então terá sido a chegada inesperada do LFV no seu avião particular para ir buscar mais uma fornada de jogadores, há que investigar a sério!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.