A Lua pode ser muito mais antiga do que se pensava

Marshall Space Flight Center / NASA

O novo estudo sugere que a Lua é 100 milhões de anos mais antiga do que o inicialmente sugerido pela “hipótese do grande impacto”.

Cientistas do Instituto de Geologia e Mineralogia da Universidade de Colónia, na Alemanha, sugerem que, afinal, a Lua é mais antiga do que se pensava. Segundo o Science Alert, a pesquisa é baseada em análises químicas de amostras lunares da Apollo e mostra que a Lua se formou apenas 50 milhões de anos depois do Sistema Solar.

Isso faz com que a Lua seja 100 milhões de anos mais antiga do que o inicialmente sugerido pela “hipótese do grande impacto”, hipótese astronómica que diz que a sua formação se deu através do impacto do planeta Theia com a Terra, 150 milhões de anos depois do Sistema Solar.

Depois de Theia (que tinha aproximadamente o tamanho de Marte) ter atingido a Terra, criou uma nuvem de magma, magma esse que arrefeceu e formou a Lua. Após essa colisão, a lua recém-nascida estava coberta de magma que, também quando arrefeceu, formou diferentes tipos de rochas.

“Estas rochas registaram informações sobre a formação da Lua, e ainda hoje podem ser encontradas na superfície lunar”, disse Maxwell Thiemens, autor principal do estudo publicado, no final de julho, na revista Nature Geoscience.

Existem regiões negras na superfície da Lua chamadas “mares” (em latim), ou seja, grandes formações de rocha basáltica e ígnea. Os cientistas envolvidos na pesquisa usaram a relação entre o urânio (U), o háfnio (Hf) e tungsténio (W) para entender o derretimento que criou esses “mares” e, devido à precisão das suas medições, identificaram tendências distintas entre as diferentes rochas.

De acordo com o mesmo site, o háfnio e o tungsténio dão aos cientistas um relógio natural contido na própria rocha, uma vez que com o tempo o isótopo háfnio-182 decai para o tungsténio-182.

No entanto, essa decadência não durou para sempre mas apenas os primeiros 70 milhões de anos da vida do Sistema Solar. Os investigadores compararam as amostras da Apollo com os seus experimentos de laboratório e descobriram que a Lua já se tinha começado a solidificar 50 milhões de anos após a formação do Sistema Solar.

“Esta informação sobre a idade significa que qualquer grande impacto ocorreu antes disso, o que responde a uma questão muito debatida entre a comunidade científica sobre quando a Lua se formou”, acrescenta Carsten Münker, autor sénior da pesquisa.

“Estas observações já não são possíveis na Terra, porque o nosso planeta tem sido geologicamente ativo ao longo do tempo. Por isso, a Lua oferece uma oportunidade única para estudar a evolução planetária”, acrescenta ainda Peter Sprung, co-autor do estudo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …