Lopetegui é “incrível” (mas chegou e os sócios queriam rasgar o cartão)

(dr) FC Porto / Facebook

O treinador espanhol Julen Lopetegui

O presidente do Sevilha assistiu a mais uma vitória da turma espanhola na Liga Europa e, agora, não esconde que tem outras ambições.

José Castro sente-se “muito orgulhoso pela temporada extraordinária” do seu clube, que venceu novamente a Liga Europa e que, no campeonato espanhol, ficou no quarto lugar, com os mesmos pontos do terceiro – e não dá para mais porque “competitivamente é quase impossível” chegar ao nível de Real Madrid e Barcelona.

“Possivelmente é o melhor Sevilha de sempre“, acrescentou.

No entanto, o dirigente assume que quer “muito mais” e que a ambição do Sevilha não tem limites: “Temos os pés bem assentes na terra mas o passo seguinte está bem definido: consolidar a equipa na Liga dos Campeões. É importante no plano desportivo e no plano económico. Queremos mais. Estamos a trabalhar bem para aspirar por mais. Vamos aspirar por tudo”.

“E pensamos sempre em ganhar a liga espanhola. É muito difícil mas, um dia, vamos chegar lá. Porque não sonhar com a conquista da liga espanhola? E com a Liga dos Campeões? Difícil mas nada é impossível”, avisou.

Sem Cristiano e sem Messi…

Em entrevista ao jornal ‘Marca’, publicada nesta quarta-feira, Castro admitiu que é mais fácil vencer a liga espanhola sem Cristiano Ronaldo e, provavelmente, sem Lionel Messi: “Sempre disse que Messi, que nos derrotou em muitas finais, é um extraterrestre. Com um jogador assim, é praticamente impossível vencer a equipa que ele representa”.

“Mas no futebol tudo vai passando, os jogadores também. É positivo haver mais igualdade; se não for económica, que haja na competitividade dos jogadores”, analisou José Castro, presidente do Sevilha desde 2014.

Lopetegui é “sério e responsável”

Num dos poucos clubes espanhóis “sem participação importante” de capital estrangeiro, lembrou o dirigente, mora um antigo treinador do FC Porto: Julen Lopetegui, que trouxe “algo incrível” ao Sevilha, contrariando as críticas dos sócios no momento da sua contratação.

“Quando saiu a notícia de que íamos contratar Lopetegui, apareceu gente no Twitter a dizer que ia rasgar o cartão de sócio. Uma reviravolta incrível. É um homem sério, com responsabilidade, líder e exigente. É um dos nossos. O tempo deu-nos razão”, elogiou o presidente.

VAR prejudica os melhores

José Castro falou também sobre a implementação do vídeoárbitro em Espanha, que tornou o futebol espanhol “mais justo” e que é uma “boa arma” para a modalidade. José Castro acredita também que o VAR fez com que Barcelona e Real Madrid “não tenham tanta supremacia” na liga espanhola.

“O VAR trouxe mais possibilidades às outras equipas. Sem o VAR, Barcelona e Real tinham mais possibilidades de ganhar. Mas não quero dizer que os árbitros são mal-intencionados, longe disso. O nível da arbitragem espanhola tem subido, ano após ano”, explicou o presidente do Sevilha.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam o primeiro "engenho de água" matemático. Simula qualquer máquina de Turing

Há sete anos, Terence Tao, famoso pela sua ampla visão da investigação matemática atual, propôs uma nova abordagem para resolver o famoso problema das equações de Navier-Stokes, que descrevem o movimento dos fluidos.  Eva Miranda, professora …

O mistério das anãs brancas com campos magnéticos incrivelmente fortes pode ter sido resolvido

Uma equipa internacional de cientistas acredita ter desvendado o mistério dos campos magnéticos incrivelmente fortes em anãs brancas: um mecanismo de dínamo. Um dos fenómenos mais marcantes da Astrofísica é a presença de campos magnéticos. Como …

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …