Os lobos cuidam da sua matilha há, pelo menos, 1,3 milhões de anos

Tambako the Jaguar / Flickr

Restos fósseis de espécimes de um lobo ancestral, que viveu há 1,3 milhões de anos, revelam evidências de que existia um especial cuidado entre os membros da matilha nesta espécie canina.

Uma equipa de cientistas encontrou restos fósseis de espécimes de Canis chihliensis no norte da China, com lesões debilitantes nas mandíbulas e nas pernas, que mostraram que estes animais desenvolveram um comportamento de grupo que os ajuda a viver e caçar em matilhas que remonta há, pelo menos, 1,3 milhões de anos.

“Predadores de topo são raros no registo fóssil devido à sua posição na pirâmide alimentar. As lesões devastadoras que curam são ainda mais raras. Fósseis que preservam lesões grotescas do passado distante fascinam os paleontólogos há muito tempo”, afirmou Xiaoming Wang, curador de paleontologia de vertebrados no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles, citado pelo EurekAlert.

O esqueleto encontrado na Bacia de Nihewan, um conhecido local da Idade do Gelo no norte da China, revela que C. chihliensis era um grande canino com mandíbulas e dentes fortes, que se alimentava de carne e quebrava ossos com alguma facilidade.

(dr) Haoweng Tong et al.

Este estudo, cujo artigo científico foi publicado na PeerJ, representa o primeiro registo conhecido de infeção dentária em C. chihliensis, uma provável consequência do esmagamento do osso até atingir a medula interna – um comportamento que que os lobos modernos adotam quando caçam presas maiores do que eles.

Um C. chihliensis também fraturou gravemente a canela, um ferimento que deve ter incapacitado o lobo. O animal acabou por sobreviver, o que sugere que, enquanto recuperava, o lobo obteve comida com o apoio de uma matilha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EMA aprova uso da vacina da Moderna para jovens entre os 12 e 17 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, a administração da vacina da Moderna em jovens dos 12 aos 17 anos. Foi aprovada a administração da vacina da Moderna para jovens menores de idade. A …

Dizer que MAI autorizou festejos do Sporting é "delírio"

Esta sexta-feira, no Funchal, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou a distanciar-se do modelo adotado pelo Sporting para os festejos do campeonato. Os festejos do Sporting, do passado dia 11 de maio, não cumpriram …

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …