Os lobos cuidam da sua matilha há, pelo menos, 1,3 milhões de anos

Tambako the Jaguar / Flickr

Restos fósseis de espécimes de um lobo ancestral, que viveu há 1,3 milhões de anos, revelam evidências de que existia um especial cuidado entre os membros da matilha nesta espécie canina.

Uma equipa de cientistas encontrou restos fósseis de espécimes de Canis chihliensis no norte da China, com lesões debilitantes nas mandíbulas e nas pernas, que mostraram que estes animais desenvolveram um comportamento de grupo que os ajuda a viver e caçar em matilhas que remonta há, pelo menos, 1,3 milhões de anos.

“Predadores de topo são raros no registo fóssil devido à sua posição na pirâmide alimentar. As lesões devastadoras que curam são ainda mais raras. Fósseis que preservam lesões grotescas do passado distante fascinam os paleontólogos há muito tempo”, afirmou Xiaoming Wang, curador de paleontologia de vertebrados no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles, citado pelo EurekAlert.

O esqueleto encontrado na Bacia de Nihewan, um conhecido local da Idade do Gelo no norte da China, revela que C. chihliensis era um grande canino com mandíbulas e dentes fortes, que se alimentava de carne e quebrava ossos com alguma facilidade.

(dr) Haoweng Tong et al.

Este estudo, cujo artigo científico foi publicado na PeerJ, representa o primeiro registo conhecido de infeção dentária em C. chihliensis, uma provável consequência do esmagamento do osso até atingir a medula interna – um comportamento que que os lobos modernos adotam quando caçam presas maiores do que eles.

Um C. chihliensis também fraturou gravemente a canela, um ferimento que deve ter incapacitado o lobo. O animal acabou por sobreviver, o que sugere que, enquanto recuperava, o lobo obteve comida com o apoio de uma matilha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …