Os lobos cuidam da sua matilha há, pelo menos, 1,3 milhões de anos

Tambako the Jaguar / Flickr

Restos fósseis de espécimes de um lobo ancestral, que viveu há 1,3 milhões de anos, revelam evidências de que existia um especial cuidado entre os membros da matilha nesta espécie canina.

Uma equipa de cientistas encontrou restos fósseis de espécimes de Canis chihliensis no norte da China, com lesões debilitantes nas mandíbulas e nas pernas, que mostraram que estes animais desenvolveram um comportamento de grupo que os ajuda a viver e caçar em matilhas que remonta há, pelo menos, 1,3 milhões de anos.

“Predadores de topo são raros no registo fóssil devido à sua posição na pirâmide alimentar. As lesões devastadoras que curam são ainda mais raras. Fósseis que preservam lesões grotescas do passado distante fascinam os paleontólogos há muito tempo”, afirmou Xiaoming Wang, curador de paleontologia de vertebrados no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles, citado pelo EurekAlert.

O esqueleto encontrado na Bacia de Nihewan, um conhecido local da Idade do Gelo no norte da China, revela que C. chihliensis era um grande canino com mandíbulas e dentes fortes, que se alimentava de carne e quebrava ossos com alguma facilidade.

(dr) Haoweng Tong et al.

Este estudo, cujo artigo científico foi publicado na PeerJ, representa o primeiro registo conhecido de infeção dentária em C. chihliensis, uma provável consequência do esmagamento do osso até atingir a medula interna – um comportamento que que os lobos modernos adotam quando caçam presas maiores do que eles.

Um C. chihliensis também fraturou gravemente a canela, um ferimento que deve ter incapacitado o lobo. O animal acabou por sobreviver, o que sugere que, enquanto recuperava, o lobo obteve comida com o apoio de uma matilha.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …