Lixo fora do sítio rendeu 14 mil euros a Lisboa

Alec Perkins / wikimedia

-

Quase dois mil processos por depósito incorrecto de lixo e dejectos caninos na via pública foram instaurados este ano, até 30 de Novembro, no município de Lisboa, resultando em mais de 14 mil euros de receita em coimas.

Segundo informação enviada à Lusa pelo gabinete do vereador da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro (PS), nesses 11 meses foram contabilizadas 2.084 infrações ao Regulamento de Resíduos Urbanos da Cidade de Lisboa, das quais 1.953 constituíram processos, por ter sido possível identificar os infratores.

Quando detetam deposições indevidas de lixo na via pública, os serviços municipais de fiscalização “tentam identificar os infratores através de qualquer elemento que conste dos resíduos”, como faturas e documentos com identificação, mas nem sempre conseguem, explicou fonte do município.

As coimas por atos prejudiciais ao asseio na via pública têm um valor mínimo de 24,25 euros. Relativamente aos dejetos caninos, o valor mínimo é de 48,50 euros.

Dos 1.953 processos instaurados até N, a Câmara de Lisboa recebeu um total de 14.186,25 euros em coimas, com 733 infratores a pagarem voluntariamente.

A disparidade entre os processos instaurados e a receita arrecadada “prende-se com os prazos de tramitação”. Até agora “estão deduzidas todas as acusações de infrações praticadas até 31 de julho” deste ano.

O pagamento voluntário das coimas é efectuado no prazo de 15 dias após a notificação do infractor. Terminado o prazo, “é instaurado processo de cobrança coerciva“, explicou a fonte do gabinete do vereador da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro.

Em 2013, os serviços de fiscalização identificaram 1.668 infrações, que resultaram em 1.468 processos instaurados, tendo a autarquia arrecadado 27.433,75 euros com as coimas cobradas, com 1.077 pagamentos voluntários.

“Com a delegação de competências que estamos a preparar, além dos serviços camarários que podem levantar os autos de notícia, também as freguesias o poderão fazer“, esclareceu a fonte.

A Lusa tentou ter dados discriminados pelas 24 freguesias de Lisboa relativos às infrações ao Regulamento de Resíduos Urbanos, em vigor desde 2004, mas não foi possível, porque “neste momento o sistema informático ainda não permite a georreferenciação”, justificou a fonte municipal.

A 18 de Novembro deste ano, a Câmara de Lisboa lançou uma campanha de sensibilização para o correto depósito do lixo, por parte de moradores e comerciantes, que abrangeu inicialmente as freguesias de Santa Maria Maior, Arroios e São Domingos de Benfica.

Em causa estão cerca de mil ecopontos em toda a cidade, nos quais foi reforçada a sinalética para “não deposição de sacos à volta e também deixar bem claro qual o valor da coima que alguém paga se for apanhado”, que pode ascender aos 727 euros, disse o vereador da Higiene Urbana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …

Rio Nilo tem 30 milhões de anos. É seis vezes mais antigo do que se pensava

Um grupo de cientistas estudou diferentes sedimentos do rio, incluindo as rochas vulcânicas da região planáltica da Etiópia, e fez simulações computacionais para traçar a vida do rio até ao passado mais longínquo, contabilizou agora …

Von der Leyen volta a escrever a Boris. Londres deve indicar candidato a comissário o quanto antes

O Reino Unido ainda não designou um candidato a comissário europeu, pelo que a presidente eleita da Comissão Europeia voltou a escrever ao primeiro-ministro britânico, instando-o a indicar um nome até ao final da semana. Até …