O lixo espacial está a bloquear a nossa visão das estrelas e do Universo

Um novo estudo alerta que o céu noturno está a ficar cada vez mais cheio de satélites brilhantes e lixo espacial, o que representa uma ameaça significativa à nossa visão do cosmos e à investigação astronómica. 

De acordo com o site Live Science, cientistas descobriram que mais de 9300 toneladas de objetos espaciais orbitam a Terra, incluindo satélites que já não funcionam e pedaços de foguetes espaciais, o que faz aumentar o brilho geral do céu noturno em mais de 10% em grandes partes do planeta.

Tal aumento significa que grandes áreas do planeta são vítimas desta poluição luminosa, tornando cada vez mais difícil para os astrónomos fazerem medições precisas e, consequentemente, aumentando a probabilidade de perderem descobertas significativas.

“Esperávamos que o aumento do brilho do céu fosse marginal, se é que havia algum, mas as nossas primeiras estimativas teóricas mostraram-se extremamente surpreendentes e, portanto, encorajaram-nos a relatar os nossos resultados já”, disse, em comunicado, Miroslav Kocifaj, investigador sénior da Academia Eslovaca de Ciências e um dos autores do estudo publicado, a 29 de março, na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A equipa calculou a mudança no brilho ao desenvolver um modelo que tem em consideração o tamanho médio e o brilho de cada destroço espacial. De acordo com os investigadores, os satélites e o lixo espacial arruínam as imagens astronómicas ao espalhar a luz solar refletida e produzindo faixas brilhantes que são indistinguíveis (e muitas vezes mais brilhantes) dos objetos de interesse astrofísico.

“Ao contrário da poluição luminosa produzida aqui, este tipo de luz artificial no céu noturno pode ser visto em grande parte da superfície da Terra. Os astrónomos constroem observatórios longe das luzes da cidade para alcançar céus escuros, mas esta forma de poluição luminosa tem um alcance geográfico muito maior“, disse outro dos autores do estudo, John Barentine, diretor de políticas públicas da International Dark-Sky Association.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …