O lixo espacial está a bloquear a nossa visão das estrelas e do Universo

Um novo estudo alerta que o céu noturno está a ficar cada vez mais cheio de satélites brilhantes e lixo espacial, o que representa uma ameaça significativa à nossa visão do cosmos e à investigação astronómica. 

De acordo com o site Live Science, cientistas descobriram que mais de 9300 toneladas de objetos espaciais orbitam a Terra, incluindo satélites que já não funcionam e pedaços de foguetes espaciais, o que faz aumentar o brilho geral do céu noturno em mais de 10% em grandes partes do planeta.

Tal aumento significa que grandes áreas do planeta são vítimas desta poluição luminosa, tornando cada vez mais difícil para os astrónomos fazerem medições precisas e, consequentemente, aumentando a probabilidade de perderem descobertas significativas.

“Esperávamos que o aumento do brilho do céu fosse marginal, se é que havia algum, mas as nossas primeiras estimativas teóricas mostraram-se extremamente surpreendentes e, portanto, encorajaram-nos a relatar os nossos resultados já”, disse, em comunicado, Miroslav Kocifaj, investigador sénior da Academia Eslovaca de Ciências e um dos autores do estudo publicado, a 29 de março, na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A equipa calculou a mudança no brilho ao desenvolver um modelo que tem em consideração o tamanho médio e o brilho de cada destroço espacial. De acordo com os investigadores, os satélites e o lixo espacial arruínam as imagens astronómicas ao espalhar a luz solar refletida e produzindo faixas brilhantes que são indistinguíveis (e muitas vezes mais brilhantes) dos objetos de interesse astrofísico.

“Ao contrário da poluição luminosa produzida aqui, este tipo de luz artificial no céu noturno pode ser visto em grande parte da superfície da Terra. Os astrónomos constroem observatórios longe das luzes da cidade para alcançar céus escuros, mas esta forma de poluição luminosa tem um alcance geográfico muito maior“, disse outro dos autores do estudo, John Barentine, diretor de políticas públicas da International Dark-Sky Association.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …