Livro de ex-assistente acusa familiares de Mandela de sórdidas artimanhas

c.v. SABC Digital News / YouTube

Zelda la Grange

Zelda la Grange

Zelda la Grange, ex-assistente pessoal de Nelson Mandela, acusou a família do antigo presidente sul-africano de “sórdidas artimanhas” durante os últimos dias da sua vida, numa publicação em que conta a relação de 19 anos com o ícone anti-apartheid.

Good Morning Mister Mandela” é o título da obra em que a ex-assistente de Nelson Mandela descreve a relação que teve com o líder sul-africano, falecido em dezembro último.

Zelda la Grange, que Nelson Mandela apelidava de “Zeldina”, descreve como foram “dolorosos” os últimos dias do antigo presidente sul-africano, que enquanto lutava contra uma longa doença, a família disputava o seu controlo.

O livro, noticiado hoje pelo jornal The Sunday Times, mostra como a mulher do líder sul-africano, Graça Machel, foi afastada por alguns membros da família, que a mal-tratavam.

Nas memórias, que se admite poderem ofender alguns membros da grande tribo de Mandela, a autora refere as lutas da família sobre o funeral de Nelson Mandela anos antes de morrer, um comportamento rejeitado por Graça Machel.

“Não conheço ninguém que tenha sido tratado com tanto desrespeito, como foi Graça Machel”, escreve Zelda la Grange, de 45 anos.

A ex-assistente pessoal de Nelson Mandela acrescenta que Graça Machel foi obrigada a obter acreditação para assistir a 15 de dezembro ao funeral do marido.

A filha mais velha do antigo presidente da África do Sul, Makaziwe, disse ao The Sunday Times que a autora do livro vai ter que provar todas as acusações feitas à família, caso contrário será “processada”.

“O meu livro não é uma história definitiva. Eu só estou a retratar a minha experiência”, disse Zelda la Grange.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …