Liverpool vs FC Porto | Dragão salva face em Anfield

O FC Porto foi hoje afastado da Liga dos Campeões de futebol, apesar de ter empatado em casa do Liverpool 0-0, valendo o resultado da primeira mão, na qual os ingleses golearam por 5-0 no Dragão.

Com a eliminação dos ‘dragões’, Portugal fica sem equipas na presente edição da ‘champions’, depois de Benfica e Sporting – os ‘leões’ transitaram para a Liga Europa – terem sido afastados na fase de grupos.

O Jogo explicado em Números

  • Domínio do Liverpool no arranque do jogo, com os ingleses a registarem 67% de posse, mas o Porto não dava espaços de progressão, sendo que pelo dez minutos não havia qualquer remate na partida. Porém, o Porto registava já quatro faltas.
  • Primeiro lance de perigo aos 18 minutos. Sadio Mané bem se esticou no ar, mas falhou uma ocasião flagrante, atirando por cima. Por volta dos 20 minutos já os portistas haviam equilibrado as operações, registando 44% de posse e um remate, desenquadrado (o mesmo que o Liverpool).
  • Meia-hora de jogo sem grande motivos de interesse, mas com a curiosidade de ambas as equipas apresentarem boa eficácia de passe, 88% o Liverpool, 84% o Porto – talvez pela sensação geral de que a eliminatória estava encaminhada e nenhum dos emblemas exercer pressão evidente sobre o adversário com bola. Aos 32 minutos, finalmente um abanão na partida, com Mané a acertar no poste direito da baliza lusa.
  • Perto do descanso, Felipe era o melhor portista, com um rating de 5.7, pois apenas havia falhado um passe em 23 e somava já seis acções defensivas.
  • Jogo sem muito interesse ao intervalo. O Liverpool entrou mais forte e dominador, terminando a primeira parte com 66% de posse de bola e três remates, contra um do Porto. Mas nenhuma equipa conseguiu enquadrar qualquer disparo, apesar de os homens da casa terem usufruído de uma ocasião flagrante. O melhor ao intervalo era Joe Gomez. O lateral-direito dos “reds” criara a tal ocasião flagrante desperdiçada por Mané, para além de registar três desarmes e impressionantes 93% de passes certos (62 em 67) – GoalPoint Rating de 6.1.
  • Primeiro remate enquadrado do encontro pertenceu ao Porto, ao terceiro disparo dos “dragões” na partida, por Waris. Decorria o minuto 51, obrigando a defesa de Loris Karius. À hora de jogo continuava a dar mais Liverpool (65% de posse na segunda metade), mas parecia claro que os homens de Anfield não iam forçar muito no ritmo da partida.
  • Quando nos acordaram, por volta dos 70 minutos, pouco ou nada tinha mudado. Liverpool com bola (67% no segundo tempo), mais remates (sete), embora apenas um enquadrado, Porto com cinco (um bem direccionado), e com a curiosidade de apenas se registar um canto em todo o jogo, e para os “dragões”.
  • Últimos minutos com o Porto a tentar chegar ao golo. Óliver Torres viu uma floresta de pernas de jogadores do Liverpool negar-lhe o golo, aos 84 minutos, mas foi escasso para o que o “dragão” precisava de fazer. E aos 88 minutos, Danny Ings obrigou Iker Casillas a uma defesa estupenda.
  • No final, o nulo penalizava a falta de ambição dos “reds” e a pouca acutilância ofensiva dos “azuis-e-brancos”.

O Homem do Jogo

O jogo em Anfield teve poucos motivos de interesse. Um Porto em gestão de plantel deparou-se com um Liverpool recheado das principais estrelas (menos Mohamed Salah), mas sem chama e com a eliminatória no bolso.

Talvez por isso, o melhor em campo não tenha sido nenhum dos craques da frente de ataque, ou algum criativo das duas equipas. O MVP foi Alberto Moreno, lateral esquerdo dos “reds” que terminou com um GoalPoint Rating de 7.1. O espanhol foi, a par do compatriota Óliver Torres, o jogador que tentou mais vezes o remate, três, enquadrando apenas um.

Terminou ainda com um passe para finalização, 90% de eficácia de passe, 97 acções com bola e nove acções defensivas.

Jogadores em foco

  • Felipe 6.4 – O defesa-central foi o melhor do FC Porto ao longo de praticamente todo o jogo. O brasileiro terminou a partida com impressionantes 16 acções defensivas, das quais seis foram intercepções e quatro desarmes.
  • Iker Casillas 6.3 – O espanhol está a jogar de “raiva”. Pelo menos parece. Concentrado, empenhado, eléctrico quando chamado a intervir, Casillas terminou o jogo com cinco defesas, uma delas, ao cair do pano, que valeu o empate.
  • Joe Gomez 6.5 – Aquele que foi o melhor da primeira parte manteve um registo bem interessante no segundo tempo, terminando com 92 passes certos em 101, três dribles completos em quatro tentativas, 11 recuperações de bola e o máximo de acções com bola na partida: 137.
  • Bruno Costa 5.2 – O jovem de 20 anos que Sérgio Conceição lançou pela primeira vez na Champions realizou uma partida positiva, dentro do contexto. Jogou os 90 minutos e arrancou dois passes para finalização, tentando sem êxito três dribles.
  • Sérgio Oliveira 6.0 – O médio jogou apenas 30 minutos, mas foi tempo mais que suficiente para fazer dois passes para finalização e falhar apenas um passe em 17.

Resumo

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Dragão salva face em Anfield”? Que jogo viram? Salvou face alguma! Jogou para o empate a ver se vinha alguns milhões… Rica face…

  2. Como diz o pintainho, chegaram ao objectivo e se não fosse o jogo anómalo da primeira mão até podiam ir mais longe.
    Claro, a culpa é do árbitro – que no estrangeiro está fora do alcance – já que o treinador está a fazer um excelente trabalho que só em Portugal é que ninguém nota…. estranho, sobretudo com resultados desta classe…

RESPONDER

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …