30 anos depois, Liverpool é campeão de Inglaterra

(dr) Liverpool FC

O Liverpool sagrou-se campeão inglês de futebol, esta quinta-feira, 30 anos depois, ao beneficiar da derrota do Manchester City no reduto do Chelsea.

Os comandados do alemão Jürgen Klopp, que já não conquistavam o título desde 1989/90, somaram o 19.º cetro da sua história, colocando-se a um do recordista Manchester United, em ‘seca’ desde o adeus de Alex Ferguson, em 2012/13.

A sete rondas do fim, os ‘reds’ totalizam 86 pontos, mais 23 do que o Manchester City, segundo colocado, e podem ainda bater o recorde de pontuação estabelecido pelo conjunto do catalão Pep Guardiola em 2017/18, com ‘redondos’ 100 pontos.

Em Stamford Brige, o norte-americano Christian Pulisic, aos 36 minutos, e o brasileiro Willian, aos 78, de grande penalidade, marcaram para os londrinos, enquanto o belga Kevin De Bruyne faturou para os visitantes, de livre direto, aos 55.

O treinador alemão dedicou o título os adeptos. “Esta noite é para vocês. É incrível ser campeão com este clube. Este é um momento tão importante, que estou completamente impressionado”, disse Klopp à cadeia televisiva Sky Sports, pedindo aos fãs dos ‘reds’ que “fiquem em casa ou apenas à porta, mas nada mais do que isso”.

Apesar dos apelos do técnico, os adeptos do clube saíram à rua, não cumprindo o distanciamento social que se impunha por causa da pandemia de covid-19.

O técnico, de 53 anos, que na temporada 2018/19 levou o Liverpool à conquista da Liga dos Campeões, conseguiu, este ano, guiar o clube ao 19.º cetro nacional e terminar com o longo jejum.

O tempo da paragem das competições, face à pandemia de covid-19, mereceu um comentário do técnico, que se mostrou “aliviado” pelo regresso do futebol. “É um grande alívio, porque durante os três meses de paragem, ninguém sabia se iríamos retomar e não sabíamos a 100% em que estado voltaríamos”, observou.

Na quarta-feira, o Liverpool goleou por 4-0 o Crystal Palace e a derrota (2-1) desta quinta-feira do Manchester City, em Stamford Bridge, confirmou o título do clube, que, até ao momento, ainda só perdeu por uma vez na Premier League.

Também o proprietário do clube, John William Henry, enalteceu o feito alcançando: “Foi um ano incrível de sucesso excecional, que atingiu o seu auge esta noite com a conquista do título”.

O empresário norte-americano, que comprou o Liverpool em 2010, também dirigiu uma palavra aos adeptos do clube, considerando que “a totalidade da conquista trouxe alívio e alegria para várias pessoas num ano tão trágico”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …