/

30 anos depois, Liverpool é campeão de Inglaterra

Liverpool FC

O Liverpool sagrou-se campeão inglês de futebol, esta quinta-feira, 30 anos depois, ao beneficiar da derrota do Manchester City no reduto do Chelsea.

Os comandados do alemão Jürgen Klopp, que já não conquistavam o título desde 1989/90, somaram o 19.º cetro da sua história, colocando-se a um do recordista Manchester United, em ‘seca’ desde o adeus de Alex Ferguson, em 2012/13.

A sete rondas do fim, os ‘reds’ totalizam 86 pontos, mais 23 do que o Manchester City, segundo colocado, e podem ainda bater o recorde de pontuação estabelecido pelo conjunto do catalão Pep Guardiola em 2017/18, com ‘redondos’ 100 pontos.

Em Stamford Brige, o norte-americano Christian Pulisic, aos 36 minutos, e o brasileiro Willian, aos 78, de grande penalidade, marcaram para os londrinos, enquanto o belga Kevin De Bruyne faturou para os visitantes, de livre direto, aos 55.

O treinador alemão dedicou o título os adeptos. “Esta noite é para vocês. É incrível ser campeão com este clube. Este é um momento tão importante, que estou completamente impressionado”, disse Klopp à cadeia televisiva Sky Sports, pedindo aos fãs dos ‘reds’ que “fiquem em casa ou apenas à porta, mas nada mais do que isso”.

Apesar dos apelos do técnico, os adeptos do clube saíram à rua, não cumprindo o distanciamento social que se impunha por causa da pandemia de covid-19.

O técnico, de 53 anos, que na temporada 2018/19 levou o Liverpool à conquista da Liga dos Campeões, conseguiu, este ano, guiar o clube ao 19.º cetro nacional e terminar com o longo jejum.

O tempo da paragem das competições, face à pandemia de covid-19, mereceu um comentário do técnico, que se mostrou “aliviado” pelo regresso do futebol. “É um grande alívio, porque durante os três meses de paragem, ninguém sabia se iríamos retomar e não sabíamos a 100% em que estado voltaríamos”, observou.

Na quarta-feira, o Liverpool goleou por 4-0 o Crystal Palace e a derrota (2-1) desta quinta-feira do Manchester City, em Stamford Bridge, confirmou o título do clube, que, até ao momento, ainda só perdeu por uma vez na Premier League.

Também o proprietário do clube, John William Henry, enalteceu o feito alcançando: “Foi um ano incrível de sucesso excecional, que atingiu o seu auge esta noite com a conquista do título”.

O empresário norte-americano, que comprou o Liverpool em 2010, também dirigiu uma palavra aos adeptos do clube, considerando que “a totalidade da conquista trouxe alívio e alegria para várias pessoas num ano tão trágico”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.