Revelados novos detalhes sobre o Little Foot

O Little Foot passou por momentos difíceis no início da sua vida. Uma nova investigação revelou que o fóssil tem sinais nos dentes que sugerem que foi privado de comida ou que esteve gravemente doente durante a sua infância. 

Catalogado oficialmente como Stw 573, o Little Foot tem sido objeto de estudo por parte de cientistas de todo o mundo, que se têm vindo a debruçar no fóssil ao longo dos anos.

Recentemente, escreve o Europa Press, uma equipa de cientistas concluiu que microestruturas observadas no esmalte dentário do fóssil indicam que o Little Foot sofreu dois períodos distintos de stress alimentar ou doença durante a sua infância.



A equipa, liderada por Amélie Beaudet, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge e investigadora da Universidade de Witwatersrand, também conseguiu observar e descrever os canais vasculares do osso da mandíbula.

Estas estruturas podem revelar importantes detalhes sobre a biomecânica da alimentação do indivíduo e da sua espécie. O padrão de ramificação dos canais indica que, no caso do Little Foot, terá ocorrido alguma remodelação, provavelmente em resposta a mudanças na dieta.

O artigo científico, publicado recentemente na eLife, também adianta que os cientistas observaram minúsculos canais (com menos de 1 mm) na caixa craniana, que poderão ter estado envolvidos na termorregulação do cérebro.

Este detalhe interessa particularmente aos cientistas. O tamanho do cérebro aumentou dramaticamente ao longo da evolução humana e, como é muito sensível a mudanças de temperatura, é de interesse primário entender como evolui a regulação da temperatura.

A líder do estudo, Amélie Beaudet, disse que foi uma “grande surpresa” o fóssil ter sido tão bem preservado, ao ponto de ser possível apurar tais detalhes.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Penso não tratar-se de um ancestral humano e sim uma aberração, fruto de espécies diferentes, tal qual uma mula que é o resultado de um cavalo com uma jumenta.

RESPONDER

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …