Litoral alentejano com dificuldade em recrutar nadadores-salvadores

Alvesgaspar / Wikimedia

-

A associação de nadadores-salvadores Resgate, sediada em Sines, está com dificuldade em completar o grupo de 42 elementos necessários para 11 praias do Alentejo durante a época balnear.

O número de vigilantes recrutados “não chega a 30”, até hoje, referiu à agência Lusa António Mestre, presidente da Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano.

O responsável afirmou não ter uma explicação concreta para a situação, tanto mais que, nos últimos três anos, essa tendência habitual inverteu-se, mas adiantou algumas teorias, como o facto de as despesas com o alojamento e a alimentação demoverem alguns interessados que têm de se deslocar de outras regiões.

“Pela primeira vez em 14 anos”, indicou ainda, não se realizou um curso de nadadores-salvadores em Sines, o que também pode justificar o défice, uma vez que “alguns sempre ficavam interessados em trabalhar” após concluírem a formação.

Mais a sul, no concelho de Odemira, distrito de Beja, a época de banhos começa na segunda-feira e António Mestre garante que tem os 12 elementos necessários para a vigilância das seis praias assegurados pela Resgate.

O problema poderá começar no dia 20, quando abrir a época balnear no concelho de Sines, distrito de Setúbal, onde têm de servir quatro praias.

Mas o presidente da Resgate acredita que surgirão mais interessados por essa altura, pois é quando os estudantes universitários se começam a dedicar às atividades de verão.

No entanto, avisa, “vai ser apertado” para ter tudo pronto nas datas definidas.

As duas praias do concelho de Santiago do Cacém, das quais uma é servida pela Resgate, só abrirão oficialmente no dia 27.

Esta associação recruta os nadadores-salvadores com contrato de trabalho a termo certo, oferecendo um salário base mensal mínimo de cerca de 620 euros, subsídios de alimentação, de formação, de alojamento e de deslocação, além de outras regalias.

Apesar de os alertas para a falta de nadadores-salvadores já terem surgido de outras zonas do país, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, a associação local não se queixa.

“Em cinco anos de história, não temos tido esses problemas”, garantiu à Lusa o presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Grândola – Seagull Rescue, Nuno Gomes.

Neste concelho, apesar de a época balnear começar na segunda-feira, a partir de sábado já haverá seis praias com vigilantes desta associação: Tróia-Mar, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Carvalhal, Galé-Fontaínhas e Aberta Nova.

Esta entidade contrata os vigilantes em regime independente (recibo verde ou ato isolado), mas oferece entre 28 e 30 euros por dia, bem como a alimentação e a estadia, o que, para o responsável, “faz a diferença”.

Segundo Nuno Gomes, a carteira de profissionais da Seagull Rescue permite fazer face a novos pedidos que venham a receber.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …