Cientistas querem adicionar lítio à água potável para prevenir suicídios

Cientistas britânicos encontraram uma relação entre áreas geográficas com água potável pública com altos níveis de lítio e menores taxas de suicídios.

Uma equipa de cientistas britânicos propôs uma ideia inovadora para prevenir suicídios: adicionar lítio à água potável da população. A conclusão deriva de um novo estudo publicado recentemente na revista científica British Journal of Psychiatry, que encontrou uma forte relação entre áreas geográficas com altos níveis de lítio na água potável pública e menores taxas de suicídio.

“É promissor que níveis mais elevados de vestígios de lítio na água potável possam exercer um efeito anti-suicida e ter o potencial de melhorar a saúde mental da comunidade”, diz o autor principal do estudo, Anjum Memon, num comunicado de imprensa citado pela VICE.

O isolamento e o stress económico causados pela covid-19 podem levar a um aumento de suicídios nesta altura de pandemia.

“Nestes tempos sem precedentes da pandemia de covid-19 e o consequente aumento da incidência de problemas da saúde mental, descobrir maneiras de melhorar a saúde mental da comunidade e reduzir a incidência de ansiedade, depressão e suicídio é cada vez mais importante”, acrescentou Memon, coordenador de epidemiologia na Brighton and Sussex Medical School.

O estudo é resultado de uma meta-análise de três décadas de investigação em vários países. Os cientistas sugerem que as capacidades de “proteção” do lítio podem ser testadas no abastecimento de água em comunidades com alta prevalência de condições de saúde mental e risco de suicídio.

“Lítio na água potável pode ter o potencial de reduzir o risco de suicídio e pode possivelmente ajudar na estabilização do humor, particularmente em populações com taxas de suicídio relativamente altas e áreas geográficas com uma faixa maior de concentração de lítio na água potável”, escrevem os investigadores.

Os cientistas ainda não percebem ainda como é que o lítio pode alterar o humor, mas suspeitam que estimule o crescimento de células nervosas.

Ainda assim, a quantidade de lítio ingerida através da chamada água da torneira é muito menor do que aquela consumida em alimentos e água mineral. Nos Estados Unidos, a ingestão média diária de lítio proveniente de alimentos varia entre 650 e 3.100 microgramas.

Devido às suas propriedades eletrocondutoras, o lítio tem sido usado como componente em baterias e telemóveis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Vamos criar, à semelhança do que já existe no país vizinho, a associação “DMD” (Direito a ou de Morrer com Dignidade, quando lhe aprover sem necessidade de evocar qualquer motivo), sem humilhações infligidas por médicos,enfermeiras, ajudantes e toda uma cáfila que mama desalmadamente no setor da saúde, a quem normalmente chupam o doente sem saída para a vida até ao tutano. E então aqueles centros de bastidores chamados de “cuidados continuados”, que não são ou raramente são auditados… ai mãezinha… ai DIAP que tens tanto que fazer.

  1. Aqui está uma teoria inventada para justificar a exploração do lítio na serra do Barroso, que irá destruir o habitat das populações autóctenes e de algumas das suas espécies botânicas, provocando provavelmente alguns suicídios mas que irá evitar muitos mais! Do mal o menos!!!

  2. Como altera o humor, que tal começar já com um mega fornecimento para casa da ministra da cultura, para não andar sempre de trombas?

  3. Isso é crime contra a humanidade. Isso tem vários efeitos colaterais. Não é com lítio na água que os suicídios vão parar, há outros tratamentos que são muito mais eficazes do que COLOCAR MAIS VENENO NA ÁGUA!!

  4. Tendo em conta as contra- indicações deste Medicamento, se não se suicidam podem morrer da cura!…mas enfim …… estamos a viver um período de extrema loucura, e gente louca é o que mais há. Faz-me lembrar o Jerry Rubin, que nos Anos 60-70, queria despejar LSD nas condutas de Agua potável, portanto já mais nada me admira ….Hoje !

  5. Estes cientistas só fazem mrd*: «Os cientistas ainda não percebem ainda como é que o lítio pode alterar o humor, mas suspeitam que estimule o crescimento de células nervosas.» — E se estivessem quietos? Eles que tomem o lítio, em vez de fazerem as pessoas de cobaias, e sem o seu consentimento.

  6. Agora é que vamos ter os anti-litistas a esgravatar as nossas serras à procura do famoso lítio para dissolverem na água, não vá o diabo um dia puxá-los para um precipício!

  7. O lítio é utilizado no tratamento da bipolaridade há anos, daí que é estranho os cientistas não saberem a relação do lítio na psicologia humana, como se afirma no artigo. E mesmo quando é prescrito por médicos, um pequeno erro na dose, causa intoxicação por lítio, que tem graves consequências para a saúde. Esta não parece ser uma “boa notícia”…!

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …