Cientistas querem adicionar lítio à água potável para prevenir suicídios

Cientistas britânicos encontraram uma relação entre áreas geográficas com água potável pública com altos níveis de lítio e menores taxas de suicídios.

Uma equipa de cientistas britânicos propôs uma ideia inovadora para prevenir suicídios: adicionar lítio à água potável da população. A conclusão deriva de um novo estudo publicado recentemente na revista científica British Journal of Psychiatry, que encontrou uma forte relação entre áreas geográficas com altos níveis de lítio na água potável pública e menores taxas de suicídio.

“É promissor que níveis mais elevados de vestígios de lítio na água potável possam exercer um efeito anti-suicida e ter o potencial de melhorar a saúde mental da comunidade”, diz o autor principal do estudo, Anjum Memon, num comunicado de imprensa citado pela VICE.

O isolamento e o stress económico causados pela covid-19 podem levar a um aumento de suicídios nesta altura de pandemia.

“Nestes tempos sem precedentes da pandemia de covid-19 e o consequente aumento da incidência de problemas da saúde mental, descobrir maneiras de melhorar a saúde mental da comunidade e reduzir a incidência de ansiedade, depressão e suicídio é cada vez mais importante”, acrescentou Memon, coordenador de epidemiologia na Brighton and Sussex Medical School.

O estudo é resultado de uma meta-análise de três décadas de investigação em vários países. Os cientistas sugerem que as capacidades de “proteção” do lítio podem ser testadas no abastecimento de água em comunidades com alta prevalência de condições de saúde mental e risco de suicídio.

“Lítio na água potável pode ter o potencial de reduzir o risco de suicídio e pode possivelmente ajudar na estabilização do humor, particularmente em populações com taxas de suicídio relativamente altas e áreas geográficas com uma faixa maior de concentração de lítio na água potável”, escrevem os investigadores.

Os cientistas ainda não percebem ainda como é que o lítio pode alterar o humor, mas suspeitam que estimule o crescimento de células nervosas.

Ainda assim, a quantidade de lítio ingerida através da chamada água da torneira é muito menor do que aquela consumida em alimentos e água mineral. Nos Estados Unidos, a ingestão média diária de lítio proveniente de alimentos varia entre 650 e 3.100 microgramas.

Devido às suas propriedades eletrocondutoras, o lítio tem sido usado como componente em baterias e telemóveis.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Vamos criar, à semelhança do que já existe no país vizinho, a associação “DMD” (Direito a ou de Morrer com Dignidade, quando lhe aprover sem necessidade de evocar qualquer motivo), sem humilhações infligidas por médicos,enfermeiras, ajudantes e toda uma cáfila que mama desalmadamente no setor da saúde, a quem normalmente chupam o doente sem saída para a vida até ao tutano. E então aqueles centros de bastidores chamados de “cuidados continuados”, que não são ou raramente são auditados… ai mãezinha… ai DIAP que tens tanto que fazer.

  1. Aqui está uma teoria inventada para justificar a exploração do lítio na serra do Barroso, que irá destruir o habitat das populações autóctenes e de algumas das suas espécies botânicas, provocando provavelmente alguns suicídios mas que irá evitar muitos mais! Do mal o menos!!!

  2. Como altera o humor, que tal começar já com um mega fornecimento para casa da ministra da cultura, para não andar sempre de trombas?

  3. Isso é crime contra a humanidade. Isso tem vários efeitos colaterais. Não é com lítio na água que os suicídios vão parar, há outros tratamentos que são muito mais eficazes do que COLOCAR MAIS VENENO NA ÁGUA!!

  4. Tendo em conta as contra- indicações deste Medicamento, se não se suicidam podem morrer da cura!…mas enfim …… estamos a viver um período de extrema loucura, e gente louca é o que mais há. Faz-me lembrar o Jerry Rubin, que nos Anos 60-70, queria despejar LSD nas condutas de Agua potável, portanto já mais nada me admira ….Hoje !

  5. Estes cientistas só fazem mrd*: «Os cientistas ainda não percebem ainda como é que o lítio pode alterar o humor, mas suspeitam que estimule o crescimento de células nervosas.» — E se estivessem quietos? Eles que tomem o lítio, em vez de fazerem as pessoas de cobaias, e sem o seu consentimento.

  6. Agora é que vamos ter os anti-litistas a esgravatar as nossas serras à procura do famoso lítio para dissolverem na água, não vá o diabo um dia puxá-los para um precipício!

  7. O lítio é utilizado no tratamento da bipolaridade há anos, daí que é estranho os cientistas não saberem a relação do lítio na psicologia humana, como se afirma no artigo. E mesmo quando é prescrito por médicos, um pequeno erro na dose, causa intoxicação por lítio, que tem graves consequências para a saúde. Esta não parece ser uma “boa notícia”…!

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …