Lista dos contribuintes VIP só tinha quatro nomes

presidencia.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A lista de contribuintes VIP só tinha quatro nomes: Cavaco Silva, Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio. É o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, quem o diz em declarações ao Diário de Notícias.

De acordo com este responsável, os nomes do Presidente da República, do primeiro-ministro, do vice-primeiro-ministro e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais seriam os únicos a constar da lista cuja consulta originaria um alerta automático aos serviços de auditoria.

Paulo Ralha salienta ao Diário de Notícias que, “segundo as informações recolhidas pelo sindicato”, a lista possuía apenas os quatro nomes referidos. Este responsável sindical afiança ainda que, quando os dados fiscais de Cavaco Silva, Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio eram consultados, gerava-se “um alerta e uma notificação junto do funcionário em causa para que este justificasse a consulta”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos vai ser ouvido na próxima segunda-feira na Inspecção-Geral das Finanças, no âmbito do inquérito aberto em torno da lista VIP.

Entretanto, Passos Coelho recusou comentar um relatório da auditoria interna da Autoridade Tributária que confirmou a existência da lista VIP, limitando-se a salientar que “a administração tributária portuguesa nos merece uma grande confiança”. Declarações divulgadas pelo Dinheiro Vivo prestadas pelo primeiro-ministro em Quioto, no Japão, onde está em visita de Estado.

“Não podemos confundir aspectos particulares que possam não ter corrido tão bem com aquilo que é um todo, a árvore, que representa a Autoridade Tributaria e Aduaneira”, acrescentou ainda Passos Coelho, citado pelo mesmo site.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vigarice atrás de vigarice! Grande governo! Em Belém não existe ninguém para pôr o país sem estes parasitas. 4 anos desgovernados e 9 sem presidente da república. Cá vamos cantando e rindo!

    • Sabe do superavit? Não reparou na qtde de investigações e de ‘personas’ evolvidas no maior caudal de investigações em curso? Com o que hoje apareceu transcrito, não estará a desconversar?

      • Mantenho o que tenho dito desde 6 anos atrás. Este País só se endireita com uma revolução. Mas atenção! Sem cravos… Com os cravos já fomos enganados uma vez. O 25 de Abril foi provocado pelos chulos deste País que desesperavam pelo momento de dar inicio ao saque de que temos sido alvos desde então e que durante o antigo regime nunca o tinham conseguido, imagine-se lá porquê.

  2. Os do PS vai dentro por isso é que não estão na lista ao contrário dos do PSD que são tão santinhos por isso é que estão já fora!

  3. A lista dos Vipes já foi publicada. Falta publicar a Lista dos Pides, que andaram a vasculhar a vida dos Portugueses. O Núncio, não sabe que tem muitos Pides na A.P. ?.Se não sabe devia saber. Se sabe, e não os pôs na rua devia demitir-se.

RESPONDER

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …