Lisboa vai ter dois novos túneis

José Sena Goulão / Lusa

-

A Câmara de Lisboa anunciou esta segunda-feira que vai construir, até 2019, túneis entre Santa Apolónia e Monsanto e entre Chelas e o Beato para combater as inundações na cidade, num investimento de 170 milhões de euros.

Na apresentação do Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030, o presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), classificou este como o “projeto mais importante e estruturante das últimas décadas para o futuro da cidade de Lisboa”, que visa “combater as inundações na cidade de Lisboa e combater as consequências das cheias e das inundações na vida das famílias e das empresas” que aqui operam.

Das infraestruturas previstas, por um período de 15 anos, a maior é o túnel entre Santa Apolónia, Santa Marta e Monsanto, com um diâmetro de cinco metros e uma extensão de cinco quilómetros.

Este túnel vai desviar os caudais pluviais do caneiro de Alcântara e os caudais das bacias das avenidas da Liberdade, Duque de Loulé e Almirante Reis, evitando inundações na baixa pombalina.

Trata-se, assim, de “uma grande barreira, que desvia da zona baixa da cidade uma parte importante dos caudais de água que são os responsáveis pelas inundações mais severas”, assinalou Fernando Medina.

No plano de drenagem anterior, aprovado pela Câmara em 2008, estava previsto um túnel entre Santa Apolónia e o Martim Moniz.

O outro túnel ligará Chelas ao Beato e terá uma extensão de mil metros. Em complemento, serão realizadas obras de desconexão de coletores na zona baixa de Xabregas.

Será ainda feito um coletor de reforço entre as avenidas de Berlim e Infante D. Henrique, com um diâmetro de 2,5 metros.

De acordo com a Câmara de Lisboa, as obras nos túneis serão iniciadas em meados de 2016, estando concluídas no final de 2019.

Já o coletor de reforço começará a ser construído no início de 2017, devendo estar pronto em meados de 2018.

Além destas, serão feitas outras intervenções, como o reforço de coletores, a separação e controlo de caudais e a criação de reservas de armazenamento.

Em causa está um investimento de 169,174 milhões de euros, financiado por recursos da autarquia e também por fundos comunitários. Os túneis são os investimentos mais caros, na ordem dos 57 milhões de euros.

O coordenador do consórcio projetista do plano, José Saldanha Matos, explicou que esta solução garante “maior proteção de pessoas e bens” face ao primeiro plano de drenagem da cidade.

“As obras estruturantes que são concebidas já não são para períodos de retorno de 10 anos, são superiores. No caso dos túneis, são períodos de retorno de 25 a 50 anos”, referiu o engenheiro, indicando que assim se evitam “obras e intervenções em zonas baixas e ocupadas”.

Segundo Fernando Medina, a cidade estará a “beneficiar dos primeiros resultados [do plano] ao fim de quatro anos”.

Em comparação com o plano anterior, o autarca apontou que esta resposta causa “menos danos e menos perturbação aos munícipes” durante as obras, “é mais eficiente do ponto de vista dos custos que comporta e é mais rápida” quanto aos resultados.

Ainda assim, ressalvou que “nenhum programa poderá eliminar por completo a ocorrência de cheias na cidade de Lisboa” devido à ocorrência de “fenómenos incontroláveis” como “chuvas de grande intensidade numa zona ribeirinha à hora da maré cheia”.

A proposta para concretizar este plano de drenagem será debatida na reunião de quarta-feira, altura em que o município pretende também iniciar uma consulta pública do projeto que se estenderá até setembro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aí está. 170 Milhões em obras públicas em período de crise pós ajustamento… Em crise, somos sobretaxados no IMI, Resíduos, água, electricidade, esgotos, Parking etc, etc, e, como as dívidas da CML desapareceram graças às rendas pagas pelo governo 300 Milhões (terrenos aeroporto e expo) as obras socialistas alinham-se porque a CM de lisboa tem os cofres cheios… Pudera, só com o IMI… Vão-se catar para já.

RESPONDER

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …