/

Lisboa e Oeiras disputam museu de Joana Vasconcelos (estão em jogo 10 a 15 milhões de euros)

joanavasconcelos.com

A artista portuguesa Joana Vasconcelos

As Câmaras Municipais de Lisboa e de Oeiras querem ficar com o projecto para o futuro museu de arte de Joana Vasconcelos, a artista plástica portuguesa mais consagrada do momento. É um projecto avaliado em 10 a 15 milhões de euros.

Joana Vasconcelos quer criar um museu para mostrar o seu espólio artístico ao público e o seu sonho é que seja implantado perto do rio Tejo, como avança o Expresso.

Assim, as Câmaras de Lisboa e de Oeiras estão a disputar a obra, segundo o semanário que nota que o projecto está “avaliado entre 10 e 15 milhões de euros“.

O futuro museu de Joana Vasconcelos vai ser inspirado na obra da artista, pelo que deverá ser um edifício impactante que atrairá muitos turistas. Uma mais-valia que faz com que os autarcas das duas cidades, Carlos Moedas e Isaltino Morais, respectivamente, desejem cativá-lo para o seu município.

Moedas confirma contactos, segundo indica o Expresso que nota que o presidente da Câmara de Lisboa “visitou recentemente o atelier de Joana Vasconcelos, tendo-se mostrado entusiasmado com o projecto“.

A ideia do autarca da capital é transformar Lisboa num “pólo de referência da arte contemporânea”, como cita o Expresso.

“Estamos a trabalhar dia e noite para que a cultura seja um centro de investimento, porque, na minha opinião, o que irá diferenciar no futuro os destinos não será a tecnologia, que todos terão, mas a cultura, que é o que faz de nós diferentes de outros locais”, vincou, recentemente, Moedas, ainda segundo transcrição do mesmo jornal.

Fonte da Câmara Municipal de Oeiras confirma ao Expresso que “está interessada no projecto”, salientando que “estão a decorrer negociações, não havendo mais nada para adiantar de momento”.

Da parte de Joana Vasconcelos, a porta-voz refere ao Expresso que “ainda não foram tomadas decisões”, revelando ainda que “a artista deseja estar próxima do rio, na zona do Porto de Lisboa e nas proximidades de Algés, espaço fronteiriço entre Lisboa e Oeiras”.

Joana Vasconcelos tem exposto as suas obras em vários países do mundo. Neste mês de Maio, integra o programa da Temporada Portugal-França 2022 em Lille, com uma exposição de duas das suas “Valkyrias”, suspensas na gare ferroviária Lille-Flandres.

As “Valkyrias” são esculturas de grandes dimensões, fabricadas artesanalmente com têxteis de várias cores, inspiradas em figuras femininas da mitologia nórdica que sobrevoavam os campos de batalha, ressuscitando os guerreiros mais corajosos para se juntarem aos deuses em Valhalla, residência celeste.

A arte de Joana Vasconcelos é definida como feminista pelo facto de se inspirar em elementos que são, habitualmente, associados ao universo feminino.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.