Lisboa é o concelho menos apelativo para investir em arrendamento

Nos últimos quatro anos, o valor mediano do metro quadrado em Portugal cresceu a um ritmo de cerca de 10,25% ao ano e as rendas cresceram, em média, 8,3%.

Em Lisboa, o metro quadrado da avaliação bancária registou uma valorização média anual de 9,4%, nos últimos quatro anos, segundo avança o ECO.

A capital encontra-se no topo dos concelhos com o preço do metro quadrado mais elevado — um imóvel de 100 metros quadrados está avaliado em cerca de 350 mil euros  — 3.500 euros por metro quadrado.

No entanto, as rendas dos novos contratos de arrendamento em Lisboa subiram, em média, 4% ao ano, exatamente no mesmo período, fazendo com que o investimento imobiliário no mercado arrendamento tenha ficado menos apelativo.

Atualmente, tendo em conta o preço do metro quadrado e as rendas no país, Lisboa é o concelho com mais de 100 mil habitantes menos apelativo para investir no mercado imobiliário focado no arrendamento.

Por cada mil euros de investimento na compra de uma casa em Lisboa, os senhorios recebem em média, por ano, menos de 500 euros de renda. Em agosto de 2018, a taxa de rendibilidade média anual dos imóveis arrendados na capital era de 5%.

Já Vila Nova de Gaia encontra-se no extremo oposto, com a yield média do investimento imobiliário de arrendamento a atingir os 5,9%. Mesmo assim, é um valor longe da taxa de rendibilidade média de 7% que o concelho apresentava no primeiro semestre de 2018.

Uma yield é uma medida de rentabilidade, que assume um valor percentual, ou seja, é uma taxa. Tal como as taxas no mercado, tem uma base anual, é bruta e nominal.

A yield é sempre uma medida de rentabilidade anual. Compara as rendas anualmente obtidas por via de um arrendamento imobiliário com o preço de aquisição ou valor de mercado do imóvel.

É bruta porque não tem nenhum tipo de custos associados. Partindo o seu cálculo de uma renda que também ela é bruta, resulta num percentual igualmente bruto. E por nominal, entende-se que não tem o valor da inflação descontada.

A queda da yield do investimento em Vila Nova de Gaia deveu-se a uma subida acentuada dos imóveis na ordem dos 12,4% ao ano, que não foi acompanhada pelo mercado de arrendamento. As rendas subiram, em média, 9,16% no concelho nortenho no mesmo período, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Em Portugal, a yield média do investimento imobiliário focado no arrendamento é 5,3%, cerca de 0,7 pontos percentuais abaixo do valor de dezembro de 2018.

A queda da taxa de rendimento do investimento imobiliário no arrendamento é transversal a todo o país e é explicada, principalmente, pelo facto de o valor das avaliações bancárias ter aumentado de forma mais acentuada do que o valor das rendas, nos últimos anos.

Este comportamento foi bastante intenso no último ano, devido à subida da taxa de inflação desde abril de 2021 para os atuais 9,28%, que fez aumentar o preço dos imóveis, mas não o valor das rendas. E assim deverá continuar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.