Lisboa é a Capital Europeia de Músicos de Rua até domingo

 

Quase duas dezenas de músicos de rua de várias cidades europeias atuam entre hoje e domingo em Lisboa, passando no sábado pelo Meco, Sesimbra, no âmbito da iniciativa Capital Europeia de Músicos de Rua, da rádio TSF.

“De segunda a sexta estão a tocar em várias ruas da baixa de Lisboa, no sábado vão ao Meco, às praias e à aldeia do Meco, e no domingo fechamos com uma festa de final de tarde, na qual participam todos os músicos”, contou hoje à Lusa o diretor da rádio TSF, Paulo Baldaia.

Os músicos, que vêm de Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Londres (Reino Unido) e Bruxelas (Bélgica), tocam, sem horas marcadas, entre as 10:30 e as 20:00, em nove pontos de zonas como o Cais Sodré, o Rossio e o Chiado.

“Eles vão tocando e param conforme entendem. Além disso, tentam que as pessoas gratifiquem o seu trabalho, porque ser músico de rua é um modo de via e um trabalho, é disso que eles vivem”, referiu Paulo Baldaia.

No sábado, os músicos vão até ao Meco, onde, entre quinta-feira e sábado decorre, na Herdade do Cabeço da Flauta, o festival Super Rock.

No domingo, juntam-se todos no recinto que a TSF montou no Terreiro do Paço para o Mundial de Futebol, para uma festa na qual participam também os portugueses Kumpania Algazarra e Vitorino.

O diretor da rádio explicou que “participam os dois porque os Kumpania Algazarra tocam muitas vezes na rua e o Vitorino, no início da carreira dele, tocou no metro de Paris”.

“Convidámo-los porque são um grupo e um cantor que são hoje conhecidos em Portugal, mas começaram a sua atividade na rua e, no caso dos Kumpania Algazarra, ainda o fazem”, disse.

Os participantes foram escolhidos na altura das eleições europeias, por uma repórter daquela rádio, enviada “a várias cidades, para informar na antena da TSF como estava a ser vivida a campanha, mas também para procurar músicos que tocassem na rua, que tivessem qualidade e estivessem disponíveis para vir a Portugal a convite da TSF”.

A Capital Europeia de Músicos de Rua é uma iniciativa da rádio TSF em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa municipal responsável pelos eventos e equipamentos culturais EGEAC.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …