Lisboa, Cascais e Oeiras têm as casas mais caras do país

O concelho de Lisboa registou o preço mediano mais elevado do país (3.333 euros por metro quadrado), seguido de Cascais (2.681), Oeiras (2.257), Loulé (2.221), Lagos (1.967) e Albufeira no 1º trimestre.

O preço médio da habitação em 46 municípios, localizados sobretudo no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa, foi superior à média nacional no primeiro trimestre de 2020, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira.

No Algarve, as habitações atingiram um custo médio de 1.668 euros por metro quadrado, enquanto na região de Lisboa esse valor foi de 1.515 euros, ambos acima do valor nacional de 1.117 euros por metro quadrado.

O concelho de Lisboa (3.333 euros por metro quadrado) foi aquele que registou o preço mediano mais elevado do país, seguido de Cascais (2.681), Oeiras (2.257), Loulé (2.221), Lagos (1.967) e Albufeira (1.939).

O Porto (1.873 euros por metro quadrado) é o primeiro concelho desta lista situado fora das duas regiões mais caras, seguindo-se ao município da “cidade invicta” Tavira (1.864), Odivelas (1.847), Loures (1.672) e Faro (1.663).

As regiões autónomas estão representadas nesta lista pelo Funchal, na Madeira, que registou um custo mediano de 1.621 euros por metro quadrado, seguindo-se Vila Real de Santo António (1.594), Aljezur (1.592), Lagoa (1.591), Almada (1.576), Amadora (1.563), Silves (1.528) e Matosinhos (1.520).

Em termos de crescimento homólogo, a cidade de Vila Nova de Gaia (20,1%) foi aquela que registou o maior aumento, enquanto o Funchal teve o maior crescimento (5%) face ao período anterior, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Apenas duas freguesias lisboetas registaram preços inferiores a 2.500 euros por metro quadrado: Olivais (2.463) e Santa Clara (2.393). No Porto, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde foi aquela que registou o maior preço mediano de alojamentos vendidos, atingindo os 2.593 euros por metro quadrado.

Na nota divulgada, o INE lembra que, dada a sua referência temporal, esta informação “não traduz ainda o impacto da pandemia de covid-19 no mercado habitacional” e, como tal, “pode distanciar-se das condições e tendências mais atuais do mercado”.

Os valores publicados referem-se à mediana dos preços de venda de alojamentos familiares em euros por metro quadrado, valor que separa em duas partes iguais o conjunto ordenado de preços por metro quadrado e são determinados no período anual terminado no trimestre de referência da publicação, eliminado possíveis efeitos sazonais no comportamento dos preços.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …