“Lion Rock Spirit.” A determinação coletiva que define Hong Kong

O “Lion Rock Spirit”, a determinação coletiva da população de Hong Kong em melhorar as suas vidas contra probabilidades aparentemente incontornáveis, está ligado à cidade asiática.

Muitos dos habitantes mais velhos de Hong Kong chegaram ao território da costa sul da China como refugiados, quando ainda era uma colónia britânica. A população acredita que foi a sua resiliência e trabalho árduo que transformaram a cidade num centro financeiro global.

O Lion Rock Spirit era uma crença comum na geração dos meus pais“, contou Bryony Hardy-Wong, à BBC. “A maioria provinha de origens humildes. Eles acreditavam que trabalhar arduamente iria dar-lhes oportunidade de subir na escada social.”

Hardy-Wong, que trabalha como gestor de comunicações, citou o caso muito célebre de Li Ka-shing, que chegou com a sua família a Hong Kong nos anos 40, em fuga da guerra e em circunstâncias extremamente humildes no seu exílio.

O pai de Li morreu com tuberculose, o que o obrigou a deixar a escola aos 15 anos e a trabalhar durante 16 horas por dia numa empresa de comércio de plásticos.

Agora reformado, acredita-se que Li é a pessoa mais rica de Hong Kong, uma metrópole com um PIB per capita ao mesmo nível do da Alemanha. De acordo com a revista Forbes, os ativos de Li ultrapassam os 35 mil milhões de dólares.

Lion Rock Spirit

Hong Kong compreende três áreas distintas: a ilha de Hong Kong; a península de Kowloon; e os Novos Territórios, em grande parte rurais, que se estendem entre Kowloon e a China propriamente dita.

Kowloon significa “nove dragões” em cantonês e o seu significado está relacionado com um imperador chinês do século XIII e um conjunto de oito colinas que se erguem entre a península e os Novos Territórios.

A Rocha do Leão, com 495 metros de altura, é uma dessas colinas.

O afluxo de tantos refugiados desesperados à então colónia britânica resultou numa grave carência de habitações. Em 1972, um ambicioso programa de habitação pública prometeu que seriam criadas casas a preços acessíveis para 1,8 milhões de cidadãos, ou cerca de 45% de toda a população nessa altura, através da construção de novas cidades nos Novos Territórios e de muitas propriedades em Kowloon.

A partir de 1974, as vidas dos refugiados que viviam em Kowloon foram dramatizadas numa série televisiva chamada Below the Lion Rock. O programa tornou-se ainda mais popular em 1979, impulsionado por uma canção, cuja letra proclamava:

“De uma mente em busca do nosso sonho, Toda a discórdia posta de lado, Com um coração na mesma busca brilhante, Sem medo e valente por dentro, De mãos dadas até aos confins da Terra, Terreno acidentado sem descanso, Lado a lado superamos os males, Como a história de Hong Kong que escrevemos.”

“A canção tornou-se parte da consciência coletiva das massas a partir de 2002, quando o então secretário das Finanças Antony Leung citou a letra da música no seu discurso orçamental”, explicou Maggie Leung, professora de estudos em Hong Kong na Universidade de Hong Kong.

Segundo a especialista, a economia da cidade foi gravemente atingida pela crise financeira e pela epidemia de Sars, e, num apelo aos cidadãos para apoiarem o seu orçamento, “Leung usou a canção para evocar lembranças nostálgicas do sucesso económico de Hong Kong criado por um povo perseverante e diligente que se apoiava mutuamente”.

Desde então, outros políticos usaram a canção sempre que sentiram necessidade de levantar o moral em Hong Kong.

Apesar disso, é certo que o crescimento da classe média de Hong Kong nas últimas décadas e o aumento do número de jovens adultos que completaram o ensino superior significa que o “Lion Rock Spirit” evoluiu para se tornar algo novo.

“A situação socioeconómica mudou e o conceito do Lion Rock Spirit dos anos 70 já não é aplicável”, disse Hardy-Wong. Ainda assim, o conceito permaneceu o mesmo: embora haja lutas na vida, o povo de Hong Kong será sempre capaz de melhorar as suas vidas, pondo de lado as suas diferenças e apoiando-se mutuamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.