Linha de Fundo: Fuga a dois

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Campeão e águias somam a terceira vitória. Dragões desperdiçam os primeiros pontos. Ainda os números e a frases da semana. Visto da Linha de Fundo.

 

Maturidade e bom senso

  • Sporting CP 2 (Gonçalo Inácio 7′ e João Palhinha 48′) – Belenenses SAD 0

O Sporting bateu alguns recordes nesta jornada, sendo implacável, mostrando maturidade, qualidade e evidentes sinais de crescimento. 70% de posse de bola, 560 passes certos, 26 remates, 9 cantos, 0 defesas do Antonio Adán!!! Só deu mesmo Sporting.

A equipa de Rúben Amorim diverte-se no relvado e continua a empolgar os adeptos. Em campo tudo parece simples, sem esforço, não dando margem de manobra ao adversário.

Um frágil Belenenses SAD apresentou-se em Alvalade com a habitual ideia defensiva, mas nunca foi capaz de enervar os leões. A muralha cedo abriu brechas, estando sempre à mercê do apetite voraz do campeão.

Livrou-se de boa a equipa de Petit, com o Sporting a passar ao lado de uma goleada.
Gonçalo Inácio marcou aos 7 minutos e Palhinha – que grande exibição – ampliou aos 48 minutos.

Patricia De Melo Moreira / AFP

Mais golos ficaram por marcar, que o diga Paulinho, o grande perdulário da noite.
Vitória segura do Sporting, juntando uma boa exibição. A equipa mostra confiança, é solidária, sabe gerir todos os momentos do jogo, é solidária e concentrada.

Este Sporting de Amorim ganhou maturidade, tem soluções para todos os gostos e ocasiões. É uma equipa onde todos contam e se sentem importantes nas ideias do treinador.

Três jogos, três vitórias. Esta foi fácil porque os leões assim fizeram para tal. Exibição irrepreensível. Coesão e atitude mostram o bom momento que a equipa atravessa. O que estava bem a época passada, na presente temporada está ainda melhor. “Onde vai um vão todos”, o campeão não facilita. Continua a ser um prazer ver esta equipa jogar.

 

Galo duro de roer

  • Gil Vicente FC 0 – SL Benfica 2 (Lucas Veríssimo 84′ e Grimaldo 89′)

Soma e segue. O SL Benfica alcançou a sexta vitória consecutiva, mostrando outra capacidade e uma nova realidade. Segue-se agora o PSV e o tudo ou nada no acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa confirma ter capacidade para lá chegar, certamente que outra tranquilidade irá fortalecer a equipa treinada por Jorge Jesus.

Em Barcelos, as esperadas alterações na equipa mantendo o sistema de jogo – novamente a aposta nos três centrais – e outra demonstração de solidez.

O Benfica foi paciente, criou oportunidades, soube travar a audácia gilista e acabou em cima do adversário, matando o jogo apenas na parte final.

Ficou a ideia que as águias nunca se sentiram incomodadas, apesar de uma boa primeira parte do Gil Vicente, que conseguiram ter iniciativa e saídas rápidas para o contra-ataque, mas não sendo capaz de criar oportunidades de golo.

Sentindo que não seria necessário muita correria, o Benfica mostrou tranquilidade, aumentou a pressão, criou um bom conjunto de ocasiões para marcar, adiando a decisão para a parte final da partida.

Depois de tantos momentos em que o golo esteve perto, Lucas Veríssimo – o melhor em campo – chegou à vantagem e sossegou a equipa, numa altura em que o Benfica já tinha o adversário controlado. Estava feito o mais difícil, mas ainda faltava o mais bonito.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Com naturalidade surgiu o segundo golo… uma obra de arte a surgir do pé esquerdo de Grimaldo. Remate fortíssimo fora de área sem hipótese para Kritciuk, o guarda-redes do Gil Vicente até esteve em plano, não merecendo este desfecho a nível individual.

O Benfica avança com motivação em alta para Eindhoven.

 

Regresso à tradição

  • Marítimo 1 (Bruno Xadas 45′) – FC Porto 1 (Medhi Taremi 35′)

O FC Porto empatou com o Marítimo, desperdiçando os primeiros pontos, num jogo de duas faces, marcado pelo domínio portista na primeira parte, que contrastou com uma exibição mais apagada na segunda metade.

Depois de ter chegado à vantagem, a equipa de Sérgio Conceição foi surpreendida perto do intervalo e os segundos 45 minutos revelaram um FC Porto muito ansioso, frente a um Marítimo que foi conseguido crescer, chegando mesmo a ameaçar surpreender ainda mais os dragões.

A equipa insular estreou-se a pontuar pela primeira vez em casa nesta temporada, e o FC Porto perdeu pontos pela primeira vez, depois de ter apostado tudo na primeira parte, sendo incapaz de dar seguimento ao ritmo inicial.

Faltaram ideias aos portistas. Não se evidenciou a capacidade de anular o adversário. O que fez foi em esforço, dando-se mal frente a uma equipa capaz de provocar constante alerta.

A exibição azul e branca não provocou dano na segunda parte. Foi sempre mais coração do que cabeça, depois de 45 minutos de bom nível.

Cresceu o Marítimo, conseguindo uma boa recuperação, lançando no jogo a dúvida, conseguindo incomodar os dragões até ao apito final. Atacou pouco, mas bem, sendo premiada pela eficácia, fez um remate enquadrado e deu golo.

Homem de Gouveia / Lusa

O FC Porto que entrou bem no jogo, controlando a primeira parte, não foi capaz de se galvanizar com o golo da vantagem… desaparecendo do jogo, não conseguindo a habitual acutilância, ditando o primeiro deslize da equipa na Liga 2021/2022.

A tradição/maldição está de volta para os dragões: são mais os jogos que o FC Porto não ganhou em casa do Marítimo do que os que venceu (23 vitórias, 15 empates e 12 derrotas).

Nota final, mas de extrema importância: não deveria ser permitido jogar nas condições em que encontra o relvado do Estádio do Marítimo. Todos saem a perder. Não fica nada bem na fotografia da credibilidade da Liga portuguesa.

Números da Semana

  • Tal como nas 4 últimas épocas, o FC Porto não consegue o estatuto 100% vitorioso após as 3 primeiras jornadas do campeonato.
  • O FC Porto somou o 31.º jogo consecutivo sem perder na Liga (somou hoje o 8.º empate nesta série), o melhor registo desde 2013.
  • 5 golos marcados após a 3.ª jornada da Liga. Trata-se do pior registo do FC Porto desde a chegada de Sérgio Conceição.
  • Luis Díaz cumpriu o jogo 100 pelo FC Porto (63 a titular e 26 golos).
  • Há 11 anos que o Sporting não estava sem sofrer golos em Alvalade nas duas primeiras jornadas.
  • Sporting a vencer os quatro primeiros jogos é a 2.ª vez que acontece nos últimos 31 anos: 2016/17 e 2021/22.
  • Gonçalo Inácio estreia-se a marcar este temporada. Foi o 3.º golo pelos leões, o 2.º na Liga Portuguesa (sempre em casa): Belenenses SAD e Vitória SC.
  • Benfica soma a 6.ª vitória e 6 jogos: 8.ª vez que consegue este registo na sua história, a 1.ª desde 1983/84. O recorde do clube foi estabelecido em 1982/83, por Eriksson: venceu os 15 primeiros jogos da temporada.
  • 4.ª vitória consecutiva do Benfica em casa do Gil Vicente, sempre sem sofrer golos.
  • 9.ª vitória consecutiva fora de casa do SL Benfica na Liga , um registo iniciado depois de uma série de 5 jogos sem vencer como visitante na prova.
  • Nos 6 jogos realizados esta época, o SL Benfica marcou 2 golos em todos eles.
  • Grimaldo marcou o seu 14.º golo pelo SL Benfica, o 7.º fora da área.
  • 0 pontos. FC Famalicão e Belenenses SAD ainda não pontuaram após 3 jornadas

 

Frases da Semana

“A paz neste clube custou-nos muito e sabe muito bem”
Rúben Amorim, treinador do Sporting CP.

“Não vejo os jogos dos outros grandes. Sei que o Sporting está bem”
Rúben Amorim, treinador do Sporting CP.

Na minha carreira já tive maus momentos. Perdemos contra dois candidatos ao título. Precisamos de mais qualidade, competitividade e tranquilidade. A I Liga é muito competitiva. No primeiro golo o Vinagre faz que vai cruzar e o nosso jogador vira o rabo à bola. Temos de conhecer os adversários, não podemos ser anjinhos. Digo aos meus jogadores que têm de ver mais jogos, conhecer a liga portuguesa e os jogadores que vão defrontar. Isto não é só treinar hora e meia
Petit, treinador Belenenses SAD.

“Os jogadores estão todos focados. Hoje jogaram seis que não jogaram com o PSV. Esta riqueza do plantel mostra que todos os jogadores são importantes e têm de ter um compromisso, mas todos contam para o totobola. Estamos a montar um grupo forte técnica e taticamente muito forte, mas também com um compromisso muito grande”
Jorge Jesus, treinador do SL Benfica

Não tenho dinheiro para pagar as dívidas
Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica.

“Estou tranquilo, tenho um grupo que vai à luta, terão de levar connosco”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

“Não me querendo desculpar, porque não faz parte, mas este relvado é inacreditável, penso que é público as fotos do relvado. Nós temos de encontrar espaços, desequilíbrios, é óbvio que a equipa que luta pelo pontinho fica em vantagem. Uma equipa que tem um relvado destes não está minimamente preocupada com a evolução do futebol português”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Acredito que quem está a comentar o jogo seja muito mais fácil, mas eu vivo as emoções fortes e ganhar mais vezes é um sentimento muito melhor. Isto não justifica a imagem que houve entre mim e o Luís Gonçalves, o que dizem e o que escrevem é a maior mentira que pode haver, quem me conhece e anda aqui connosco sabe a relação que temos, que é fantástica. Tentamos fazer todos os dias mais e melhor pelo clube
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

“Na quinta-feira ele não jogou e teve direito a um meio dia de recuperação, mas está disponível para o jogo contra a Udinese. É um jogador que acrescenta qualidade e golos. O Cristiano Ronaldo disse-me que vai ficar na Juventus, só para esclarecer a situação”
Massimiliano Allegri, treinador da Juventus.

“A mensagem agora é deixar o jogo correr, mas ninguém sabe exactamente o que isso significa. Gosto de decisões que favorecem a equipa atacante, tudo bem. Mas temos de olhar à protecção dos jogadores. Não podemos negar isso. Se gostam destas entradas, vejam wrestling”
Jürgen Klopp, treinador do Liverpool FC.

Teófilo Fernando //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Fuga a dois

Campeão e águias somam a terceira vitória. Dragões desperdiçam os primeiros pontos. Ainda os números e a frases da semana. Visto da Linha de Fundo.   Maturidade e bom senso Sporting CP 2 (Gonçalo Inácio 7' e …

Trinta e sete mulheres podem ser eleitas presidente de câmara em setembro

Número de mulheres a encabeçar listas deixa antever que as presidentes da câmara em Portugal deverão aumentar, mas de forma residual. Em Portugal, das 308 autarquias existentes, apenas sete têm mulheres em maioria no executivo, são …

Desempregados inscritos recuam pelo quarto mês seguido. Valor desceu 2,4% entre Junho e Julho

Apesar da recuperação económica e da diminuição no número de desempregados inscritos no IEFP, os valores do desemprego ainda não chegaram aos registados antes da pandemia. Segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), …

Governo gastou 34 mil euros para publicitar programa IVAucher

O Governo desembolsou quase 34 mil euros para publicitar o IVAucher, programa para incentivar o consumo junto de três dos setores mais afetados pela pandemia: alojamento, restauração e cultura. Segundo o Jornal de Negócios, o …

Fim das moratórias pode levar famílias para a insolvência sem saberem os riscos, alerta DECO

A directora do Gabinete de Protecção Financeira da DECO alerta que muitas famílias são empurradas para a insolvência em situações de crise sem terem noção dos riscos deste recurso. A partir de 30 de Setembro acaba …

Comboio pode ligar Lisboa e Sevilha em três horas e meia

A Associação Cívica Cidade de Badajoz defende que basta eletrificar 200 quilómetros de via férrea na Extremadura e melhorar ligeiramente o traçado da velha linha que liga Mérida a Los Rosales (Sevilha) para colocar Sevilha …

Casas partilhadas já tiraram 300 sem-abrigo das ruas

Cerca de 300 pessoas em situação de sem-abrigo já estão alojadas em casas ou apartamentos partilhados. O objetivo é tirar 1100 sem-abrigo das ruas este ano. Segundo o Jornal de Notícias, são cerca de 300 os …

Estádio do Marítimo vai ser interditado. FC Porto critica "relvado absolutamente ridículo"

O jornal A Bola avança que o estádio do Marítimo, no Funchal, vai ser interditado devido ao mau estado do seu relvado, depois de duas notas 2 seguidas. De acordo com o jornal A Bola, o …

Luta pela liderança do PSD pode ter mais 4 vozes. Marcelo duvida que Rio perca com oposição interna dividida

No seio do PSD, fazem-se desenhos de uma eventual frente anti-Rio. O Presidente acompanha ao longe, mas considera que Rio continua a figurar como provável líder da oposição, caso se recandidate perante uma oposição interna …

Só 21% dos alunos com média negativa no 12.º ano têm apoio ao estudo

Sem surpresas, fatores como o nível de formação do agregado familiar, a sua capacidade económico e o desejo de prosseguir os estudos determinam os números de estudantes que usufruem de apoio escolar. Em Portugal, a maioria …