Linha de Fundo. Festival da Emoção

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo.

  • Portugal 2 – França 2
    A empatar também se ganha

Foram precisos nervos de aço para o tudo ou nada. Todos os cenários percorreram o andamento dos ponteiros do relógio. Indecisão até ao fim. Momentos intensos, penáltis, golos, tantos cálculos e Cristiano Ronaldo a voltar a fazer história. Até ao apito final foi vindima.

O empate (2-2) garante a Portugal a passagem aos oitavos-de-final, tendo a equipa treinada por Fernando Santos o segundo melhor registo no que diz respeito aos terceiros classificados da fase de grupos.

A equipa lusa entrou bem no jogo, com tranquilidade foi capaz de ocupar os espaços e descobrir novos rumos. Desta vez no onze inicial com João Moutinho, dando à equipa mais capacidade cerebral, e com Renato Sanchez, um autêntico guerreiro, a assinar uma das mais vistosas exibições individuais. Tem coragem e está fisicamente poderoso.

Portugal apresentava soluções e chegou à primeiro à vantagem. Cristiano Ronaldo marca de grande penalidade.

De Munique chegava a notícia surpresa: golo da Hungria frente à Alemanha. Subiu o ritmo cardíaco perto do intervalo. Os húngaros continuavam a vencer e a França chegava ao empate, Karim Benzema marcou de penálti.

A abrir a segunda parte o bis de Benzema a atirar Portugal para situação desconfortável e de ouvidos ansiosos ao jogo de Munique.

Em campo e fazendo o que lhe competia, a equipa lusa reagiu, foi à procura da felicidade, conseguindo chegar ao empate aos 60 minutos. Bis de Ronaldo, a marcar outra vez de penálti.

Depois foi ter capacidade de sofrimento, cabeça fria e ainda São Rui Patrício, capaz de uma das melhores defesas da competição a desviar o remate de Pogba ao poste.

Portugal esteve com um pé fora da prova, soube recuperar muito bem, mostrou atitude, mais agressividade e um coletivo dinâmico.

Tal como estava a situação, servia perfeitamente a ambas as equipas, com Portugal e França a assinarem em campo um pacto de não agressão, o que desagradou aos húngaros presentes nas bancadas da Puskas Arena.

Portugal está qualificado para os oitavos de final do Campeonato da Europa, vai agora defrontar a Bélgica, no próximo dia 27, em Sevilha. O sonho continua.

Mário Cruz / Lusa

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

A epopeia de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo igualou o recorde mundial de golos por seleções, ao bisar frente à França igualando os 109 golos do iraniano Ali Daei, na terceira jornada do Grupo F do Euro2020, em Budapeste.

Mas não fica por aqui.

Ronaldo tornou-se no primeiro jogador de sempre a conseguir marcar 20 golos em Europeus (13) e Mundiais (7), no conjunto. CR7 supera o lendário Miroslav Klose.

Com estes dois tentos, Ronaldo já leva mais cinco golos (14 contra nove) do que o francês Michel Platini na lista dos marcadores em fases finais do Europeu.

Na época 2020/21, Ronaldo passou a somar 46 golos, em 58 jogos – 36 pela Juventus, em 44 jogos, e 10 pela seleção lusa, em 14 -, para um total de 790 golos, nos 1092 jogos oficiais que cumpriu desde que se tornou profissional em 2002/03.

Destino: Wembley

Oitavos-de-Final:

26 de junho (17h00): País de Gales – Dinamarca
26 de junho (20h00): Itália – Áustria
27 de junho (17h00): Países Baixos – República Checa
27 de junho (20h00): Bélgica – Portugal (Sevilha)
28 de junho (17h00): Croácia – Espanha
28 de junho (20h00): França – Suíça
29 de junho (17h00): Inglaterra – Alemanha
29 de junho (20h00): Suécia – Ucrânia

Teófilo Fernando, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …