Linha de Fundo. Festival da Emoção

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo.

  • Portugal 2 – França 2
    A empatar também se ganha

Foram precisos nervos de aço para o tudo ou nada. Todos os cenários percorreram o andamento dos ponteiros do relógio. Indecisão até ao fim. Momentos intensos, penáltis, golos, tantos cálculos e Cristiano Ronaldo a voltar a fazer história. Até ao apito final foi vindima.

O empate (2-2) garante a Portugal a passagem aos oitavos-de-final, tendo a equipa treinada por Fernando Santos o segundo melhor registo no que diz respeito aos terceiros classificados da fase de grupos.

A equipa lusa entrou bem no jogo, com tranquilidade foi capaz de ocupar os espaços e descobrir novos rumos. Desta vez no onze inicial com João Moutinho, dando à equipa mais capacidade cerebral, e com Renato Sanchez, um autêntico guerreiro, a assinar uma das mais vistosas exibições individuais. Tem coragem e está fisicamente poderoso.

Portugal apresentava soluções e chegou à primeiro à vantagem. Cristiano Ronaldo marca de grande penalidade.

De Munique chegava a notícia surpresa: golo da Hungria frente à Alemanha. Subiu o ritmo cardíaco perto do intervalo. Os húngaros continuavam a vencer e a França chegava ao empate, Karim Benzema marcou de penálti.

A abrir a segunda parte o bis de Benzema a atirar Portugal para situação desconfortável e de ouvidos ansiosos ao jogo de Munique.

Em campo e fazendo o que lhe competia, a equipa lusa reagiu, foi à procura da felicidade, conseguindo chegar ao empate aos 60 minutos. Bis de Ronaldo, a marcar outra vez de penálti.

Depois foi ter capacidade de sofrimento, cabeça fria e ainda São Rui Patrício, capaz de uma das melhores defesas da competição a desviar o remate de Pogba ao poste.

Portugal esteve com um pé fora da prova, soube recuperar muito bem, mostrou atitude, mais agressividade e um coletivo dinâmico.

Tal como estava a situação, servia perfeitamente a ambas as equipas, com Portugal e França a assinarem em campo um pacto de não agressão, o que desagradou aos húngaros presentes nas bancadas da Puskas Arena.

Portugal está qualificado para os oitavos de final do Campeonato da Europa, vai agora defrontar a Bélgica, no próximo dia 27, em Sevilha. O sonho continua.

Mário Cruz / Lusa

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

A epopeia de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo igualou o recorde mundial de golos por seleções, ao bisar frente à França igualando os 109 golos do iraniano Ali Daei, na terceira jornada do Grupo F do Euro2020, em Budapeste.

Mas não fica por aqui.

Ronaldo tornou-se no primeiro jogador de sempre a conseguir marcar 20 golos em Europeus (13) e Mundiais (7), no conjunto. CR7 supera o lendário Miroslav Klose.

Com estes dois tentos, Ronaldo já leva mais cinco golos (14 contra nove) do que o francês Michel Platini na lista dos marcadores em fases finais do Europeu.

Na época 2020/21, Ronaldo passou a somar 46 golos, em 58 jogos – 36 pela Juventus, em 44 jogos, e 10 pela seleção lusa, em 14 -, para um total de 790 golos, nos 1092 jogos oficiais que cumpriu desde que se tornou profissional em 2002/03.

Destino: Wembley

Oitavos-de-Final:

26 de junho (17h00): País de Gales – Dinamarca
26 de junho (20h00): Itália – Áustria
27 de junho (17h00): Países Baixos – República Checa
27 de junho (20h00): Bélgica – Portugal (Sevilha)
28 de junho (17h00): Croácia – Espanha
28 de junho (20h00): França – Suíça
29 de junho (17h00): Inglaterra – Alemanha
29 de junho (20h00): Suécia – Ucrânia

  Teófilo Fernando, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …