A sua língua pode estar a bloquear as suas vias aéreas enquanto dorme (e é perigoso)

Milhões de pessoas param de respirar enquanto dormem, o que pode ser muito perigoso. Há uma possível estranha razão para isto: línguas gordas.

Línguas gordas parecem piorar os sintomas da apneia obstrutiva do sono (AOS), pelo menos nos casos relacionados com a obesidade, de acordo com o estudo publicado este mês na revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

A apneia do sono é uma condição que gera interrupção ou diminuição da respiração durante a noite. Quando ocorre a interrupção, o sistema nervoso tem de trabalhar com mais intensidade para o sangue chegar a todas as partes do corpo. Com isso, o ritmo dos batimentos cardíacos fica mais acelerado e os vasos também tendem a ficar contraídos. Este quadro eleva as probabilidades da pessoa de desenvolver problemas cardiovasculares em longo prazo, como hipertensão e arritmia cardíaca.



Pessoas com sobrepeso e obesas podem representar até 70% das pessoas com AOS. A perda de peso alivia de forma confiável os sintomas do distúrbio e, às vezes, resolve o problema completamente, de acordo com um estudo de 2006.

Porém, agora, os investigadores pensam que a maior parte dessa melhoria pode ser atribuída à redução da gordura da língua. “Ninguém realmente entende a relação da obesidade com a apneia do sono” e ninguém sabe muito sobre a gordura da língua, em geral, disse Richard Schwab, autor sénior do novo estudo e chefe da Divisão de Medicina do Sono da Universidade de Escola de Medicina Perelman da Pensilvânia.

Um estudo de 2007 descobriu que pessoas com maiores índices de massa corporal (IMCs) acumulam uma percentagem maior de gordura nas suas línguas do que pessoas com IMCs mais baixos. A gordura acumula-se principalmente na parte de trás da língua, o que pode aumentar a probabilidade do tecido mole bloquear a garganta durante o sono.

Durante um episódio de AOS, os tecidos moles da garganta entram em colapso e bloqueiam parcial ou completamente o fluxo de oxigénio pelas vias aéreas superiores do corpo, fazendo com que a pessoa pare de respirar periodicamente, ofegue por ar, ronque alto e desperte do sono, de acordo com Stanford Health Care.

Para descobrir como a acumulação de gordura na língua se relaciona com os sintomas da apneia do sono, Schwab e os co-autores reuniram 67 pessoas com AOS e IMC maiores do que 30,0, o que é considerado obeso. Através de modificações no estilo de vida ou cirurgia, os participantes do estudo perderam cerca de 10% do seu peso corporal total ao longo de seis meses.

Os investigadores realizaram exames de ressonância magnética da garganta e do abdómen dos participantes antes e após a perda de peso, com o objetivo de observar como a estrutura das suas vias aéreas mudou. A equipa também avaliou a gravidade da apneia do sono dos participantes antes e depois da perda de peso.

Os índices de apneia do sono dos participantes melhoraram em mais de 30% após a perda de peso – em grande parte, graças às suas línguas emagrecidas. Os exames de ressonância magnética revelaram que a língua de cada participante perdeu volume significativo após a perda de peso da pessoa e, quanto mais magra a língua, mais os seus sintomas melhoraram. Apenas o tamanho da língua correlacionou-se com o alívio da apneia do sono.

Vários músculos ao longo das paredes da garganta e um usado para mastigar também perderam volume, o que pode ter resultado de uma redução na massa muscular ou inflamação. Embora essas alterações tenham eliminado as vias aéreas superiores, não foram associadas à melhoria significativa dos sintomas. A língua foi a principal causa do distúrbio.

Os cientistas ainda não sabem exatamente de que forma a língua aumentada se move para bloquear as vias aéreas superiores.

Entender o papel da gordura da língua na AOS pode abrir portas para novos tratamentos. Os cientistas sugeriram que intervenções destinadas a promover a perda geral de peso (incluindo dietas), terapias direcionadas com o frio (congelar as células de gordura da língua) e exercícios destinados a tonificar as vias aéreas superiores poderiam ajudar a reduzir a gordura da língua em pacientes com apneia do sono.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …