A sua língua pode estar a bloquear as suas vias aéreas enquanto dorme (e é perigoso)

Milhões de pessoas param de respirar enquanto dormem, o que pode ser muito perigoso. Há uma possível estranha razão para isto: línguas gordas.

Línguas gordas parecem piorar os sintomas da apneia obstrutiva do sono (AOS), pelo menos nos casos relacionados com a obesidade, de acordo com o estudo publicado este mês na revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

A apneia do sono é uma condição que gera interrupção ou diminuição da respiração durante a noite. Quando ocorre a interrupção, o sistema nervoso tem de trabalhar com mais intensidade para o sangue chegar a todas as partes do corpo. Com isso, o ritmo dos batimentos cardíacos fica mais acelerado e os vasos também tendem a ficar contraídos. Este quadro eleva as probabilidades da pessoa de desenvolver problemas cardiovasculares em longo prazo, como hipertensão e arritmia cardíaca.

Pessoas com sobrepeso e obesas podem representar até 70% das pessoas com AOS. A perda de peso alivia de forma confiável os sintomas do distúrbio e, às vezes, resolve o problema completamente, de acordo com um estudo de 2006.

Porém, agora, os investigadores pensam que a maior parte dessa melhoria pode ser atribuída à redução da gordura da língua. “Ninguém realmente entende a relação da obesidade com a apneia do sono” e ninguém sabe muito sobre a gordura da língua, em geral, disse Richard Schwab, autor sénior do novo estudo e chefe da Divisão de Medicina do Sono da Universidade de Escola de Medicina Perelman da Pensilvânia.

Um estudo de 2007 descobriu que pessoas com maiores índices de massa corporal (IMCs) acumulam uma percentagem maior de gordura nas suas línguas do que pessoas com IMCs mais baixos. A gordura acumula-se principalmente na parte de trás da língua, o que pode aumentar a probabilidade do tecido mole bloquear a garganta durante o sono.

Durante um episódio de AOS, os tecidos moles da garganta entram em colapso e bloqueiam parcial ou completamente o fluxo de oxigénio pelas vias aéreas superiores do corpo, fazendo com que a pessoa pare de respirar periodicamente, ofegue por ar, ronque alto e desperte do sono, de acordo com Stanford Health Care.

Para descobrir como a acumulação de gordura na língua se relaciona com os sintomas da apneia do sono, Schwab e os co-autores reuniram 67 pessoas com AOS e IMC maiores do que 30,0, o que é considerado obeso. Através de modificações no estilo de vida ou cirurgia, os participantes do estudo perderam cerca de 10% do seu peso corporal total ao longo de seis meses.

Os investigadores realizaram exames de ressonância magnética da garganta e do abdómen dos participantes antes e após a perda de peso, com o objetivo de observar como a estrutura das suas vias aéreas mudou. A equipa também avaliou a gravidade da apneia do sono dos participantes antes e depois da perda de peso.

Os índices de apneia do sono dos participantes melhoraram em mais de 30% após a perda de peso – em grande parte, graças às suas línguas emagrecidas. Os exames de ressonância magnética revelaram que a língua de cada participante perdeu volume significativo após a perda de peso da pessoa e, quanto mais magra a língua, mais os seus sintomas melhoraram. Apenas o tamanho da língua correlacionou-se com o alívio da apneia do sono.

Vários músculos ao longo das paredes da garganta e um usado para mastigar também perderam volume, o que pode ter resultado de uma redução na massa muscular ou inflamação. Embora essas alterações tenham eliminado as vias aéreas superiores, não foram associadas à melhoria significativa dos sintomas. A língua foi a principal causa do distúrbio.

Os cientistas ainda não sabem exatamente de que forma a língua aumentada se move para bloquear as vias aéreas superiores.

Entender o papel da gordura da língua na AOS pode abrir portas para novos tratamentos. Os cientistas sugeriram que intervenções destinadas a promover a perda geral de peso (incluindo dietas), terapias direcionadas com o frio (congelar as células de gordura da língua) e exercícios destinados a tonificar as vias aéreas superiores poderiam ajudar a reduzir a gordura da língua em pacientes com apneia do sono.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …