Joga-se este sábado a final da Liga dos Campeões entre Manchester City e Inter de Milão, em Istambul, num estádio com história para o futebol europeu.
Manchester City e Inter de Milão são os finalistas da presente edição da Liga dos Campeões.
O jogo derradeiro está marcado para as 20h deste sábado, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Da última vez que este estádio foi palco da final da Liga dos Campeões, em 2005, também houve duelo ítalo-britânico, que nos proporcionou um dos jogos mais épicos que o futebol europeu já viu.
Desta vez, de um lado, vai estar o Manchester City que procura conquistar o primeiro título europeu, naquela que é a sua segunda final, em três anos.
Em 2021, os citizens perderam a final contra o Chelsea, por 0-1, no Estádio do Dragão, no Porto.
Do outro lado, com muito mais experiência em jogos decisivos, estará o Inter de Milão que pretende erguer a orelhuda pela quarta vez na sua história.
Os nerazzurri foram bicampeões europeus na década de 1960 e, quase 50 anos depois, em 2010 José Mourinho levou-os novamente à conquista da Europa.
Road to Istambul…
As duas equipas tiveram percursos muito diferentes no caminho até à final. Pelo menos na fase a eliminar.
Nos oitavos-de-final, o Manchester City eliminou o RB Leipzig. Nas fases seguintes, os citizens conseguiram derrubar dois dos maiores candidatos à conquista da competição: o Bayern de Munique nos quartos-de-final e o Real Madrid na meia-final.
Já o Inter de Milão – carrasco das equipas portuguesas na prova – teve um percurso teoricamente mais acessível. Nos oitavos-de-final eliminaram o FC Porto, nos quartos o Benfica, e na meia-final conseguiram impor-se perante o arquirrival, AC Milan.
Nesta fase a eliminar, as duas equipas estiveram muito seguras sob um ponto de vista defensivo, com apenas três golos sofridos cada uma.
No domínio ofensivo foi o City – que tem o melhor marcador da presente edição (que é Haaland com 12 tentos) – que se destacou pelos 17 golos em 6 jogos, contra os 9 golos apontados pelos Inter.
Vai ser primeira vez que Manchester City e Inter de Milão se defrontam em jogos oficiais. E logo no jogo mais importante de clubes do futebol europeu.
Os citizens de Pep Guardiola almejam o ‘triplete’, depois de já terem vencido a Premier League e a Taça de Inglaterra.
Os nerazzurri ficaram-se pelo terceiro lugar no campeonato italiano, mas conseguiram vencer a Taça de Itália, a que agora querem juntar a sua quarta Liga dos Campeões, 13 anos depois da última.
Istambul tem história…
Considerado por muitos o jogo mais épico de sempre da Liga dos Campeões, a final de 2005 também pôs frente a frente ingleses e italianos e também se jogou no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul.
Nesse ano mediram forças Liverpool e AC Milan, num jogo em que a equipa de Milão já ganhava por 0-3 ao intervalo…
Como é seu apanágio, os reds não atiraram a toalha ao chão e, em apenas 15 minutos conseguiram igualar o marcador.
Depois disto, estava destinado. O Liverpool acabou por ganhar a final, nas grandes penalidades, tornando-se campeão europeu pela quinta vez.
18 anos depois, volta a haver final ítalo-britânica, em Istambul, num jogo que também promete valer a pena.
Quando é que acabam de vez com o futebol?
Serve para lavar dinheiro e fomentar a corrupção, os resultados são constantemente combinados e comprados, promove o racismo e a violência, isto não é desporto não é nada.
Oh Miguel, vai dormir que o teu mal é sono…
Lá tinha de vir o recalcado Miguel.