Feirense-Chaves adiado com jogadores já em campo. Liga convoca reunião de emergência

José Coelho / Lusa

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença.

Os encontros entre Feirense-Desportivo de Chaves e Académico de Viseu-Académica foram adiados após terem sido identificados casos positivos entre jogadores. A Liga já convocou uma reunião de emergência.

O encontro Feirense-Desportivo de Chaves, da primeira jornada II Liga de futebol, foi esta sexta-feira adiado, por indicação da Direção-Geral da Saúde (DGS), informou o clube flaviense.

“O Conselho de Administração da SAD e a Direção do clube informam que a DGS [Direção-Geral da Saúde] não autorizou a realização da partida entre o CD Feirense e o GD Chaves, referente à 1.ª jornada da LigaPro”, lê-se numa nota dos flavienses, sem indicar mais pormenores.

Durante a manhã, o Desportivo de Chaves revelou que dois jogadores e dois elementos da equipa técnica do Desportivo de Chaves estavam infetados com o novo coronavírus e à hora do começo da partida chegou a informação de que o jogo não se deveria realizar.

Já com as duas equipas prontas para começar a partida, o árbitro João Gonçalves recebeu uma chamada telefónica e deslocou-se durante breves instantes ao túnel de acesso ao relvado.

Na transmissão televisiva da SportTV foi ainda possível ver os delegados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional a falar ao telefone, juntamente com vários responsáveis dos dois clubes.

Já 27 minutos depois da hora prevista para o início do encontro, o árbitro apitou para que os jogadores recolhessem ao balneário, sem que tenha sido prestada qualquer informação oficial até ao momento.

O médio Guzzo e o guarda-redes Samu, e ainda os treinadores adjuntos Pedro Machado e Tiago Castro, testaram positivo “embora assintomáticos”, revelou, em comunicado, o clube transmontano.

Liga convoca reunião de emergência

O jogo Académico de Viseu-Académica foi suspenso, devido aos casos positivos de covid-19 nos viseenses, anunciou esta sexta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que convocou para sábado uma reunião com os médicos de todas as equipas.

“A Liga Portugal informa que o jogo relativo à 1.ª jornada da Liga Pro [II Liga], entre o Académico de Viseu e a Académica, marcado para as 11 horas deste sábado foi suspenso, por determinação da ACES [agrupamento de centros de saúde] Dão Lafões, em articulação com a DGS [Direção-Geral da Saúde], depois de informado o departamento médico do Ac. Viseu”, lê-se no comunicado da Liga de clubes.

O organizador dos campeonatos profissionais informa que “esta decisão foi tomada após determinação dada pelo médico José Mota Faria, responsável da Autoridade de Saúde local, tendo em conta os três casos positivos de covid-19 que existem no Académico de Viseu”.

“Este facto, aliado à situação epidemiológica do concelho de Viseu, onde se regista uma transmissão comunitária ativa, levou à suspensão do jogo“, adianta a LPFP.

O organismo refere ainda que, “dada a urgência da situação, a Liga Portugal convocou os responsáveis médicos de todas as Sociedades Desportivas do futebol profissional, para uma reunião extraordinária, a realizar-se este sábado, às 10 horas”.

“Mais se informa que na segunda-feira, pelas 15 horas, a Liga Portugal terá uma reunião com o secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales”, concluiu o comunicado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.