Liga Conferência: portugueses apurados, Markovic em Portugal

(dr) @LFC / Twitter

Lazar Markovic

Paços de Ferreira vai defrontar o Tottenham, enquanto o Santa Clara terá pela frente o Partizan. Será o último obstáculo antes da fase de grupos.

Paços de Ferreira e Santa Clara vão estar no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa de futebol, a nova competição da UEFA. As vitórias na primeira “mão” já tinham facilitado o caminho para os reencontros, realizados na noite desta quinta-feira.

O Paços de Ferreira partiu tranquilo para a Irlanda do Norte porque tinha vencido o Larne, em casa, por 4-0. Desta vez a exibição não foi brilhante, o resultado também não: derrota por 1-0. Golo de Mark Randall, perto do final. Mesmo assim, vitória global por 4-1 e terceira pré-eliminatória superada.

Na Eslovénia a tarefa do Santa Clara seria mais complicada. Não por causa do resultado no primeiro jogo (vitória portuguesa por 2-0) ou pela qualidade do Olimpija Ljubljana, mas sim porque surgiram nove casos positivos de covid-19 no plantel açoriano. Mesmo assim, o Santa Clara venceu novamente, por 1-0. Rui Costa, um dos três suplentes, foi o autor do golo.

Nos dois casos, haverá encontros com portugueses no play-off. O Paços de Ferreira terá pela frente o poderoso Tottenham, que agora é orientado por Nuno Espírito Santo. A equipa inglesa já estava apurada, não precisou de jogar qualquer eliminatória anterior.

O Santa Clara vai jogar contra o Partizan. A turma de Belgrado teve de afastar o Sochi, também nesta quinta-feira, e precisou do desempate por grandes penalidades. Na Rússia houve empate a uma bola e, na segunda “mão”, 2-2 na Sérvia. O Partizan ganhou por 4-2 nas grandes penalidades.

O capitão do Partizan é Lazar Marković, ex-jogador de Benfica e de Sporting. Chegou a ser visto como um dos futuros grandes avançados do futebol mundial mas, depois de chegar ao Liverpool, a sua carreira “apagou-se”. Acumularam-se empréstimos e, desde 2019, o sérvio voltou ao “seu” Partizan. Vai voltar a Portugal, quase cinco anos depois.

Os jogos do play-off serão disputados nos dias 19 e 26 de agosto. A primeira “mão”, nos dois casos, será disputada em Portugal.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.