/

Líderes do Novo Banco têm direito a salários acima do limite de Bruxelas há dois anos

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

Há dois anos que António Ramalho e Byron Haynes têm direito a salários superiores ao limite imposto por Bruxelas. Os gestores vão receber a diferença salarial em 2022.

Nos últimos dois anos, o presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, e o presidente do conselho geral e de supervisão, Byron Haynes, tiveram direito a salários fixos superiores ao limite máximo definido pela Comissão Europeia aquando da venda do banco à Lone Star.

De forma semelhante ao prémio de 2 milhões de euros, os valores não chegaram a ser pagos, ficando reservados para 2022. O jornal Expresso noticia que em causa estão 120 mil euros acima do limite de Bruxelas.

Em 2019, António Ramalho teve direito a uma remuneração fixa bruta de 400 mil euros. No entanto, apenas 357 mil euros é que foram efetivamente pagos ao líder do Novo Banco, deixando 43 mil euros de parte. O caso é o mesmo com Byron Haynes, que recebeu 357 mil euros de um total de 378 mil euros

Por sua vez, em 2018, António Ramalho viu uma parcela de 34 mil euros ficar diferida, enquanto Byron Haynes ficou com menos 26 mil euros. Estes valores, a juntar aos de 2019, ficaram reservados para serem pagos em 2022.

Este limite salarial foi imposto pela Comissão Europeia em 2017, determinando que não pode haver pagamento de remunerações aos administradores que sejam dez vezes superior ao salário médio dos salários no banco. Contudo, como realça o Expresso, há uma diferença entre o limite que o banco pode pagar e o direito à remuneração.

“A parte da remuneração anual que excede esse limite não será paga durante o período de reestruturação e será diferida e paga apenas após o final desse período, ficando contudo essas parcelas sujeitas à aplicação dos mecanismos de ajustamento”, lê-se na política de remunerações do Novo Banco, disponível para consulta aqui.

Este teto salarial pode deixar de existir. No próximo mês de junho termina um dos limites à remuneração dos gestores do Novo Banco, caso os compromissos de viabilidade estabelecidos seja cumpridos pela instituição bancária.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.