Líder do Estado Islâmico ferido em ataque das forças iraquianas

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O Exército iraquiano atacou um comboio onde viajava o líder do grupo Estado Islâmico (EI), o autoproclamado califa Abu Bakr al Baghdadi, nas imediações de Anbar.

As forças de segurança do Iraque afirmaram este domingo ter atingido a escolta do líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, durante um ataque aéreo perto da fronteira iraquiana com a Síria.

“A força aérea iraquiana realizou uma operação histórica ao ter atingido a escolta do terrorista criminoso Abu Bakr al-Baghdadi”, indicaram as forças de segurança iraquianas, num comunicado conjunto.

Al Baghdadi dirigia-se a uma reunião do EI quando sofreu o ataque, informou o Ministério do Interior de Bagdade. “Muitos indivíduos da direção foram assassinados ou feridos”, acrescentou a nota.

O líder, no entanto, não está entre os mortos. Fontes do governo informaram que Al Baghdadi foi transportado com urgência a um local desconhecido e que não se tem informações sobre seu estado de saúde.

Não é a primeira vez que as forças iraquianas anunciam ter atingido o líder do EI e a sua eventual morte, mas as informações normalmente não são confirmadas e acabam por ser, posteriormente, negadas.

Notícias de que o líder do Estado Islâmico tinha sido atingido por ataques aéreos foram veiculadas duas vezes no último ano, e em ambas ocasiões o autoproclamado califa negou as informações.

O comunicado ontem divulgado precisou que os aviões iraquianos atingiram a escolta que acompanhava Abu Bakr al-Baghdadi, “que ia na direção de Karbala, para participar numa reunião de líderes” do grupo radical sunita.

A cidade iraquiana de Karbala está localizada perto do rio Eufrates, a cerca de cinco quilómetros da fronteira com a Síria.

A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado, acrescentou que a operação foi conduzida em coordenação com os serviços de informação do Ministério do Interior iraquiano e o centro de comando de operações, que inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Os jihadistas do EI, combatentes que iniciaram em junho de 2014 uma grande ofensiva e que se assumem como participantes numa guerra santa, proclamaram um califado nos vastos territórios que controlam na Síria e no Iraque.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ” A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado…a operação …inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos ”
    Vindo de quem vem, esta notícia deve ser falsa! Para não dizerem a data do ataque é porque se realizou a 31 de setembro! 🙂

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …