Líder do Estado Islâmico ferido em ataque das forças iraquianas

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O Exército iraquiano atacou um comboio onde viajava o líder do grupo Estado Islâmico (EI), o autoproclamado califa Abu Bakr al Baghdadi, nas imediações de Anbar.

As forças de segurança do Iraque afirmaram este domingo ter atingido a escolta do líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, durante um ataque aéreo perto da fronteira iraquiana com a Síria.

“A força aérea iraquiana realizou uma operação histórica ao ter atingido a escolta do terrorista criminoso Abu Bakr al-Baghdadi”, indicaram as forças de segurança iraquianas, num comunicado conjunto.

Al Baghdadi dirigia-se a uma reunião do EI quando sofreu o ataque, informou o Ministério do Interior de Bagdade. “Muitos indivíduos da direção foram assassinados ou feridos”, acrescentou a nota.

O líder, no entanto, não está entre os mortos. Fontes do governo informaram que Al Baghdadi foi transportado com urgência a um local desconhecido e que não se tem informações sobre seu estado de saúde.

Não é a primeira vez que as forças iraquianas anunciam ter atingido o líder do EI e a sua eventual morte, mas as informações normalmente não são confirmadas e acabam por ser, posteriormente, negadas.

Notícias de que o líder do Estado Islâmico tinha sido atingido por ataques aéreos foram veiculadas duas vezes no último ano, e em ambas ocasiões o autoproclamado califa negou as informações.

O comunicado ontem divulgado precisou que os aviões iraquianos atingiram a escolta que acompanhava Abu Bakr al-Baghdadi, “que ia na direção de Karbala, para participar numa reunião de líderes” do grupo radical sunita.

A cidade iraquiana de Karbala está localizada perto do rio Eufrates, a cerca de cinco quilómetros da fronteira com a Síria.

A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado, acrescentou que a operação foi conduzida em coordenação com os serviços de informação do Ministério do Interior iraquiano e o centro de comando de operações, que inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Os jihadistas do EI, combatentes que iniciaram em junho de 2014 uma grande ofensiva e que se assumem como participantes numa guerra santa, proclamaram um califado nos vastos territórios que controlam na Síria e no Iraque.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ” A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado…a operação …inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos ”
    Vindo de quem vem, esta notícia deve ser falsa! Para não dizerem a data do ataque é porque se realizou a 31 de setembro! 🙂

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …