Líder do Estado Islâmico ferido em ataque das forças iraquianas

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O Exército iraquiano atacou um comboio onde viajava o líder do grupo Estado Islâmico (EI), o autoproclamado califa Abu Bakr al Baghdadi, nas imediações de Anbar.

As forças de segurança do Iraque afirmaram este domingo ter atingido a escolta do líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, durante um ataque aéreo perto da fronteira iraquiana com a Síria.

“A força aérea iraquiana realizou uma operação histórica ao ter atingido a escolta do terrorista criminoso Abu Bakr al-Baghdadi”, indicaram as forças de segurança iraquianas, num comunicado conjunto.

Al Baghdadi dirigia-se a uma reunião do EI quando sofreu o ataque, informou o Ministério do Interior de Bagdade. “Muitos indivíduos da direção foram assassinados ou feridos”, acrescentou a nota.

O líder, no entanto, não está entre os mortos. Fontes do governo informaram que Al Baghdadi foi transportado com urgência a um local desconhecido e que não se tem informações sobre seu estado de saúde.

Não é a primeira vez que as forças iraquianas anunciam ter atingido o líder do EI e a sua eventual morte, mas as informações normalmente não são confirmadas e acabam por ser, posteriormente, negadas.

Notícias de que o líder do Estado Islâmico tinha sido atingido por ataques aéreos foram veiculadas duas vezes no último ano, e em ambas ocasiões o autoproclamado califa negou as informações.

O comunicado ontem divulgado precisou que os aviões iraquianos atingiram a escolta que acompanhava Abu Bakr al-Baghdadi, “que ia na direção de Karbala, para participar numa reunião de líderes” do grupo radical sunita.

A cidade iraquiana de Karbala está localizada perto do rio Eufrates, a cerca de cinco quilómetros da fronteira com a Síria.

A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado, acrescentou que a operação foi conduzida em coordenação com os serviços de informação do Ministério do Interior iraquiano e o centro de comando de operações, que inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Os jihadistas do EI, combatentes que iniciaram em junho de 2014 uma grande ofensiva e que se assumem como participantes numa guerra santa, proclamaram um califado nos vastos territórios que controlam na Síria e no Iraque.

ZAP / ABr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ” A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado…a operação …inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos ”
    Vindo de quem vem, esta notícia deve ser falsa! Para não dizerem a data do ataque é porque se realizou a 31 de setembro! 🙂

RESPONDER

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …