Líder do Estado Islâmico ferido em ataque das forças iraquianas

3

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O Exército iraquiano atacou um comboio onde viajava o líder do grupo Estado Islâmico (EI), o autoproclamado califa Abu Bakr al Baghdadi, nas imediações de Anbar.

As forças de segurança do Iraque afirmaram este domingo ter atingido a escolta do líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, durante um ataque aéreo perto da fronteira iraquiana com a Síria.

“A força aérea iraquiana realizou uma operação histórica ao ter atingido a escolta do terrorista criminoso Abu Bakr al-Baghdadi”, indicaram as forças de segurança iraquianas, num comunicado conjunto.

Al Baghdadi dirigia-se a uma reunião do EI quando sofreu o ataque, informou o Ministério do Interior de Bagdade. “Muitos indivíduos da direção foram assassinados ou feridos”, acrescentou a nota.

O líder, no entanto, não está entre os mortos. Fontes do governo informaram que Al Baghdadi foi transportado com urgência a um local desconhecido e que não se tem informações sobre seu estado de saúde.

Não é a primeira vez que as forças iraquianas anunciam ter atingido o líder do EI e a sua eventual morte, mas as informações normalmente não são confirmadas e acabam por ser, posteriormente, negadas.

Notícias de que o líder do Estado Islâmico tinha sido atingido por ataques aéreos foram veiculadas duas vezes no último ano, e em ambas ocasiões o autoproclamado califa negou as informações.

O comunicado ontem divulgado precisou que os aviões iraquianos atingiram a escolta que acompanhava Abu Bakr al-Baghdadi, “que ia na direção de Karbala, para participar numa reunião de líderes” do grupo radical sunita.

A cidade iraquiana de Karbala está localizada perto do rio Eufrates, a cerca de cinco quilómetros da fronteira com a Síria.

A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado, acrescentou que a operação foi conduzida em coordenação com os serviços de informação do Ministério do Interior iraquiano e o centro de comando de operações, que inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Os jihadistas do EI, combatentes que iniciaram em junho de 2014 uma grande ofensiva e que se assumem como participantes numa guerra santa, proclamaram um califado nos vastos territórios que controlam na Síria e no Iraque.

ZAP / ABr

3 Comments

  1. ” A nota informativa, que não especificou quando o ataque aéreo foi realizado…a operação …inclui conselheiros militares da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos ”
    Vindo de quem vem, esta notícia deve ser falsa! Para não dizerem a data do ataque é porque se realizou a 31 de setembro! 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.