Líder do Daesh no Afeganistão foi morto em operação das forças afegãs

O líder do Estado Islâmico no Afeganistão, Abdul Hasib, morreu numa operação liderada pelas forças afegãs com o apoio aéreo dos Estados Unidos, na província de Nangarhar, no dia 27 de abril.

“As autoridades afegãs confirmaram a morte do Abdul Hasib, líder do grupo terrorista Daesh na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão”, informou o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani.

Abdul Hasib tornou-se líder Daesh no Afeganistão no ano passado, depois de um drone dos EUA ter morto o seu antecessor, Hafiz Saeed Khan.

O terrorista terá orquestrado uma série de ataques, nomeadamente um atentado contra um hospital militar em Cabul, no início de março, que provocou mais de 30 mortos.

“Esta operação conjunta de sucesso representa mais um passo importante na nossa campanha implacável para derrotar os jiadistas”, destacou o general John Nicholson, comandante das forças dos EUA no Afeganistão.

O comando das forças norte-americanas no Afeganistão indicou que também foram mortos “vários outros responsáveis de alto nível” da organização terrorista.

O Afeganistão vive uma instabilidade política, social e de segurança devido às atividades do Daesh e do grupo radical Talibã, formado na década de 1990, que visam implementar a lei islâmica no país.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …