Ataque a hospital militar em Cabul termina com mais de 30 mortos e 50 feridos

Jawad Jalali / EPA

-

Mais de 30 pessoas morreram, a maioria civis, num ataque perpetrado esta quarta-feira por um comando islamita contra o principal hospital militar do Afeganistão, em Cabul, divulgou o Ministério da Defesa afegão.

O anterior balanço do ataque dava conta de três mortos e 66 feridos.

“Infelizmente, mais de 30 pessoas foram mortas e outras 50 ficaram feridas no ataque de hoje, a maioria dos quais eram doentes, médicos e enfermeiros”, referiu um porta-voz do Ministério da Defesa afegão, o general Dawlat Waziri, em declarações à agência noticiosa France Presse.

O representante precisou ainda que entre as vítimas mortais constam os quatro atacantes que conduziram o ataque.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque, que foi realizado por quatro homens vestidos de médicos, que invadiram o hospital Sardar Muhamad Dawood Khan cerca das 09h05 locais (04h35 em Lisboa).

O ataque terminou após seis horas de tiroteio, segundo informaram responsáveis afegãos.

Um porta-voz do Ministério de Saúde Pública informou que os feridos do ataque foram transportados para o hospital civil Wazir Akbar Khan.

Em declarações à agência EFE, o general Dawlat Waziri explicou que um dos atacantes detonou os explosivos que trazia consigo, morrendo, enquanto os outros três entraram nas instalações da unidade militar hospitalar, no centro de Cabul, armados com espingardas e granadas.

Um foi rapidamente morto pelas forças de segurança afegãs e os dois restantes estiveram entrincheirados no sexto e sétimo andares do edifício.

Waziri disse ainda que as forças afegãs realizaram “a operação de modo muito cuidadoso para não ferir os doentes”.

O Sardar Muhamad Dawood Khan é um estabelecimento de saúde com capacidade para 400 camas para o pessoal das forças de segurança afegãs e familiares.

O grupo extremista sunita EI é encarado cada vez mais como uma ameaça no Afeganistão, onde tem feito incursões e desafiado os rebeldes talibãs no seu próprio território.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Galp recusou proposta para salvar empregos em Matosinhos (mas é Costa quem está "no olho do furacão")

O Governo tentou evitar o despedimento colectivo na refinaria da Galp em Matosinhos, desafiando a empresa a pagar uma formação feita "à medida" dos trabalhadores abrangidos. Mas a Galp recusou. Pelo meio, António Costa também …

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …