O líder da Chechénia está a morrer? Não parece

Ramzan Kadyrov terá um problema sério e o Kremlin estará já à procura de um sucessor. Mas o governador publicou um vídeo… no ginásio.

A saúde de Ramzan Kadyrov, líder da Chechénia, está a originar preocupações sérias no Governo da Rússia.

Segundo o portal Novaya Gazeta Europe, o governador da Chechénia tem pancreatite aguda. O pâncreas pode mesmo deixar de funcionar e a sua situação será grave – por isso, o Kremlin já estará à procura de um sucessor.

O diagnóstico da pancreatite já foi feito em 2019. Logo nesse ano perdeu muito peso – um dos sintomas habituais nesta doença.

O político tem estado a realizar tratamentos no hospital de Moscovo desde então mas em 2020 o cenário piorou.

E, já em 2022, pouco depois do início da guerra, a saúde de Kadyrov “piorou rapidamente”, indica a mesma fonte: insuficiência renal e edema pulmonar. Líquido acumulado nos pulmões, dificuldades em falar e em caminhar.

No ano passado, uma ressonância magnética deixou um prognóstico preocupante. “O líder como o conhecíamos vai embora; a doença terá um efeito sério sobre ele”, admitiu uma fonte próxima.

Para desviar atenções, o Kremlin tem proporcionado uma “campanha de relações públicas”. Nem que para isso publique um vídeo com o seu filho, adolescente, a espancar um prisioneiro.

Mas, nesta altura, o Kremlin está a preparar-se para o pior cenário possível e procura um novo governador para a Chechénia.

Num vídeo já desta semana, vê-se Ramzan Kadyrov a falar de forma arrastada – e quase sem se mexer.

Entretanto, nesta terça-feira, o líder da Chechénia publicou um vídeo… no ginásio. Está a realizar exercícios, aparentemente forte e sem problemas de saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.