/

Líbano forma novo Governo e encerra impasse político de 13 meses

European Parliament / Flickr

O Presidente do Líbano, Michel Aoun

O primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, e o Presidente, Michel Aoun, chegaram a acordo para um novo Governo, 13 meses após o último executivo se ter demitido na sequência da explosão no porto de Beirute.

Segundo avançou esta sexta-feira o Guardian, o novo gabinete de ministros, liderado pelo antigo primeiro-ministro Najib Mikati, foi anunciado pela presidência, depois de Aoun ter oficializado o novo executivo.

“A situação é muito difícil e todos sabemos isso”, disse Mikati num discurso no Palácio Presidencial, “mas não é impossível se todos nos unirmos enquanto libaneses”.

A explosão no porto de Beirute, a 04 de agosto de 2020, vitimou mais de 200 pessoas e levou à demissão do Governo do primeiro-ministro Hassan Diab. Mikati, um dos homens mais ricos do Líbano, foi encarregado em julho de formar um novo Governo. É a sua terceira vez como primeiro-ministro, tendo assumido o cargo em 2005, em 2011 e 2013.

Mikati terá agora que combater a crise económica instalada no país, que desde 2019 viu a sua moeda desvalorizar mais de 90% face ao dólar, o desemprego a aumentar e uma lata percentagem da população na pobreza. Há ainda cortes de energia e escassez de bens.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.