Li-Fi acaba de ser testada e é 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi

-

Já ouviu falar da Li-Fi? É uma tecnologia sem fios que transmite dados em alta velocidade utilizando “comunicação de luz visível” (VLC).

O método, que pode enviar muito mais dados do que uma torre de telecomunicações, foi inventado por Harald Haas, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em 2011, a transmissão é feita através da luz intermitente de um único LED.

O registo feito em experiências de laboratório era de 224 Gbps por segundo, o que equivale a cerca de 18 filmes de 1,5 GB sendo transferidos a cada segundo.

Agora, os cientistas finalmente levaram o Li-Fi – da junção de light e fidelity – para fora do laboratório. A tecnologia está a ser testada em escritórios e ambientes industriais em Talin, na Estónia, com transmissão de dados de 1 GB por segundo – 100 vezes mais rápido do que a média atual de velocidade do Wi-Fi.

Para utilizar a VLC, os investigadores projetaram uma solução de iluminação inteligente para um ambiente industrial, onde a comunicação de dados é feita através da luz visível entre 400 e 800 terahertz (THz).

Funciona basicamente como uma forma avançada de código Morse – assim como um determinado padrão de traços pode transmitir uma mensagem secreta, ligar e desligar uma luz LED em velocidades extremas – e imperceptíveis a olho nu – pode ser um método usado para escrever e transmitir dados em código binário.

Infraestrutura

Além das velocidades potencialmente muito mais rápidas, como a luz não pode passar através das paredes, a rede torna-se muito mais segura e há menos interferências entre os dispositivos.

Apesar destes benefícios, o Li-Fi não deverá substituir completamente o Wi-Fi nas próximas décadas, já que as nossas casas, escritórios e edifícios industriais já estão equipados com infraestruturas para fornecer Wi-Fi, e substituir tudo com a tecnologia Li-Fi não seria particularmente viável.

Ao invés disso, as duas tecnologias podem ser utilizadas em conjunto para alcançar redes mais eficientes e seguras, e a mudança maior deverá ocorrer aos poucos.

Haas e a sua equipa já estão a trabalhar numa forma comercial da tecnologia, a PureLiFi, que oferece uma aplicação para acesso seguro à Internet sem fios com uma capacidade de 11,5 MB por segundo, o que é comparável a primeira geração de Wi-Fi.

A empresa Oledcomm também está no processo de instalação de sua própria tecnologia Li-Fi em hospitais franceses.

Dentro de alguns anos, o sonho de Haas pode tornar-se realidade.

“Tudo o que precisamos fazer é encaixar um pequeno microchip em cada dispositivo de iluminação potencial e este, então, vai combinar duas funcionalidades básicas: iluminação e transmissão de dados sem fios”, descreve o visionário numa palestra do TED Talks em 2011. “No futuro, não teremos apenas 14 mil milhões de lâmpadas – teremos 14 bilhões de Li-Fis implantados por todo o mundo para um futuro mais limpo, mais verde e ainda mais brilhante”.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …