//

Com um pé no futuro, Lexus revela o SUV elétrico LF-Z

A Lexus apresentou recentemente o LF-Z Electrified Concept, um protótipo de um carro elétrico que mostra como a marca nipónica encara o futuro dos EV.

O LF-Z Electrified é uma amostra da plataforma para veículos elétricos a bateria (BEV) que a marca nipónica pretende trazer no futuro. É, de acordo com a Lexus, um vislumbre do que está para vir já em 2025.

O New Atlas avança que o conceito de SUV assume a forma de um sedan de quatro portas com uma traseira fastback e rodas grandes para criar a aparência de maior distância ao solo e mais robustez.

O interior adota uma abordagem minimalista para criar uma sensação arejada e tecnologicamente avançada. Cada vez mais orientado para a condução autónoma, é a imagem de uma nova filosofia a que a Lexus chamou de “Tazuna”, que pode ser traduzido como “rédeas de um cavalo”.

O volante conta com um novo design, bastante diferente do convencional: é retangular. O tablier inclui um sistema multi ecrã com realidade aumentada, para melhor responder às necessidades do condutor.

Mas o visual é apenas uma parte de uma verdadeira revolução automóvel.

A nova plataforma de veículo para EVs apresenta tração nas quatro rodas fornecida por motores dianteiros e traseiros, que a Lexus chama de DIRECT4. Este sistema controla cada roda individualmente para um melhor desempenho de direção.

Segundo a empresa, o objetivo principal destas fusões é “evoluir o desempenho de direção de uma forma que conecte melhor o motorista ao veículo”.

O LF-Z Electrified garante uma autonomia de 600 quilómetros, graças a uma bateria de lítio com refrigeração líquida de 90 kWh. Os dois motores atingem um total de 536 cavalos e um binário de 700 Nm, o suficiente para ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos.

O automóvel atinge uma velocidade máxima de 200 km/h e utiliza direção fly-by-wire (sem conexão mecânica).

Um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) no software integrado do LF-Z – chamado Lexus Driving Signature – aprende as preferências do utilizador ao longo do tempo, ajusta as respostas do veículo e está em constante apoio ao condutor.

Em 2025, o construtor japonês pretende lançar no mercado 20 veículos novos ou remodelados, incluindo mais de 10 elétricos, híbridos ou PHEV, dependendo dos mercados.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.