Com um pé no futuro, Lexus revela o SUV elétrico LF-Z

A Lexus apresentou recentemente o LF-Z Electrified Concept, um protótipo de um carro elétrico que mostra como a marca nipónica encara o futuro dos EV.

O LF-Z Electrified é uma amostra da plataforma para veículos elétricos a bateria (BEV) que a marca nipónica pretende trazer no futuro. É, de acordo com a Lexus, um vislumbre do que está para vir já em 2025.

O New Atlas avança que o conceito de SUV assume a forma de um sedan de quatro portas com uma traseira fastback e rodas grandes para criar a aparência de maior distância ao solo e mais robustez.

O interior adota uma abordagem minimalista para criar uma sensação arejada e tecnologicamente avançada. Cada vez mais orientado para a condução autónoma, é a imagem de uma nova filosofia a que a Lexus chamou de “Tazuna”, que pode ser traduzido como “rédeas de um cavalo”.

O volante conta com um novo design, bastante diferente do convencional: é retangular. O tablier inclui um sistema multi ecrã com realidade aumentada, para melhor responder às necessidades do condutor.

Mas o visual é apenas uma parte de uma verdadeira revolução automóvel.

A nova plataforma de veículo para EVs apresenta tração nas quatro rodas fornecida por motores dianteiros e traseiros, que a Lexus chama de DIRECT4. Este sistema controla cada roda individualmente para um melhor desempenho de direção.

Segundo a empresa, o objetivo principal destas fusões é “evoluir o desempenho de direção de uma forma que conecte melhor o motorista ao veículo”.

O LF-Z Electrified garante uma autonomia de 600 quilómetros, graças a uma bateria de lítio com refrigeração líquida de 90 kWh. Os dois motores atingem um total de 536 cavalos e um binário de 700 Nm, o suficiente para ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos.

O automóvel atinge uma velocidade máxima de 200 km/h e utiliza direção fly-by-wire (sem conexão mecânica).

Um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) no software integrado do LF-Z – chamado Lexus Driving Signature – aprende as preferências do utilizador ao longo do tempo, ajusta as respostas do veículo e está em constante apoio ao condutor.

Em 2025, o construtor japonês pretende lançar no mercado 20 veículos novos ou remodelados, incluindo mais de 10 elétricos, híbridos ou PHEV, dependendo dos mercados.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem se perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …