Com um pé no futuro, Lexus revela o SUV elétrico LF-Z

A Lexus apresentou recentemente o LF-Z Electrified Concept, um protótipo de um carro elétrico que mostra como a marca nipónica encara o futuro dos EV.

O LF-Z Electrified é uma amostra da plataforma para veículos elétricos a bateria (BEV) que a marca nipónica pretende trazer no futuro. É, de acordo com a Lexus, um vislumbre do que está para vir já em 2025.

O New Atlas avança que o conceito de SUV assume a forma de um sedan de quatro portas com uma traseira fastback e rodas grandes para criar a aparência de maior distância ao solo e mais robustez.

O interior adota uma abordagem minimalista para criar uma sensação arejada e tecnologicamente avançada. Cada vez mais orientado para a condução autónoma, é a imagem de uma nova filosofia a que a Lexus chamou de “Tazuna”, que pode ser traduzido como “rédeas de um cavalo”.

O volante conta com um novo design, bastante diferente do convencional: é retangular. O tablier inclui um sistema multi ecrã com realidade aumentada, para melhor responder às necessidades do condutor.

Mas o visual é apenas uma parte de uma verdadeira revolução automóvel.

A nova plataforma de veículo para EVs apresenta tração nas quatro rodas fornecida por motores dianteiros e traseiros, que a Lexus chama de DIRECT4. Este sistema controla cada roda individualmente para um melhor desempenho de direção.

Segundo a empresa, o objetivo principal destas fusões é “evoluir o desempenho de direção de uma forma que conecte melhor o motorista ao veículo”.

O LF-Z Electrified garante uma autonomia de 600 quilómetros, graças a uma bateria de lítio com refrigeração líquida de 90 kWh. Os dois motores atingem um total de 536 cavalos e um binário de 700 Nm, o suficiente para ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos.

O automóvel atinge uma velocidade máxima de 200 km/h e utiliza direção fly-by-wire (sem conexão mecânica).

Um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) no software integrado do LF-Z – chamado Lexus Driving Signature – aprende as preferências do utilizador ao longo do tempo, ajusta as respostas do veículo e está em constante apoio ao condutor.

Em 2025, o construtor japonês pretende lançar no mercado 20 veículos novos ou remodelados, incluindo mais de 10 elétricos, híbridos ou PHEV, dependendo dos mercados.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …