Lewis Hamilton vence no Japão e reforça liderança do Mundial de F1

Scott Kilbourne / Flickr

-

O britânico Lewis Hamilton reforçou a sua liderança do mundial de Fórmula 1 ao ganhar hoje o Grade Prémio do Japão, que ficou marcado pela chuva e pelo abandono de Fernando Alonso.

O seu companheiro de equipa e rival, o alemão Nico Rosberg, ficou em segundo lugar e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) terminou a prova na terceira posição.

A corrida, que foi disputada debaixo de chuva, iniciou-se atrás do carro de segurança e terminou quando ainda faltavam cumprir seis das 53 voltas previstas, depois de a bandeira vermelha ter sido levantada pela segunda vez após um acidente grave com o francês Jules Bianchi, que atingiu um reboque que retirava o carro de Adrian Sutil de uma curva do circuito.

Bianchi foi retirado inconsciente do seu Marussia e transferido de ambulância para um hospital da região.

O grande prémio foi interrompido com bandeira vermelha uma primeira vez logo após as duas primeiras voltas. A quantidade de água e a saída de pista do piloto sueco Marcus Ericsson (Caterham) estiveram na origem da interrupção.

Ericsson saiu da pista, sem consequências, na curva de entrada da segunda volta, quando todos os pilotos seguiam ainda atrás do carro de segurança, tendo por isso a direção da corrida decidido parar momentaneamente a prova.

A corrida tinha acabado de recomeçar quando Fernando Alonso teve de abandonar o seu Ferrari, que ficou imobilizado. Este foi o segundo abandono da temporada o duas vezes campeão do mundo espanhol, que há um mês tinha já abandonado a prova no circuito de Monza, em Itália.

Quando faltam quatro corridas para o fim do mundial, Hamilton – que arrecadou o seu oitavo triunfo do ano – lidera com 266 pontos, mais 10 que Rosberg, que em Suzuka partiu da pole position.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …