/

Lewis Hamilton vence no Japão e reforça liderança do Mundial de F1

Scott Kilbourne / Flickr

-

O britânico Lewis Hamilton reforçou a sua liderança do mundial de Fórmula 1 ao ganhar hoje o Grade Prémio do Japão, que ficou marcado pela chuva e pelo abandono de Fernando Alonso.

O seu companheiro de equipa e rival, o alemão Nico Rosberg, ficou em segundo lugar e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) terminou a prova na terceira posição.

A corrida, que foi disputada debaixo de chuva, iniciou-se atrás do carro de segurança e terminou quando ainda faltavam cumprir seis das 53 voltas previstas, depois de a bandeira vermelha ter sido levantada pela segunda vez após um acidente grave com o francês Jules Bianchi, que atingiu um reboque que retirava o carro de Adrian Sutil de uma curva do circuito.

Bianchi foi retirado inconsciente do seu Marussia e transferido de ambulância para um hospital da região.

O grande prémio foi interrompido com bandeira vermelha uma primeira vez logo após as duas primeiras voltas. A quantidade de água e a saída de pista do piloto sueco Marcus Ericsson (Caterham) estiveram na origem da interrupção.

Ericsson saiu da pista, sem consequências, na curva de entrada da segunda volta, quando todos os pilotos seguiam ainda atrás do carro de segurança, tendo por isso a direção da corrida decidido parar momentaneamente a prova.

A corrida tinha acabado de recomeçar quando Fernando Alonso teve de abandonar o seu Ferrari, que ficou imobilizado. Este foi o segundo abandono da temporada o duas vezes campeão do mundo espanhol, que há um mês tinha já abandonado a prova no circuito de Monza, em Itália.

Quando faltam quatro corridas para o fim do mundial, Hamilton – que arrecadou o seu oitavo triunfo do ano – lidera com 266 pontos, mais 10 que Rosberg, que em Suzuka partiu da pole position.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.