/

Levante-se (se quer perder peso)

Uma pessoa com 65 quilos de peso pode perder 10 quilos em 4 anos apenas por se levantar em vez de estar sentado durante 6 horas por dia. A conclusão é de um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Esta investigação, publicada na quarta-feira no European Journal of Preventive Cardiology, apurou que o simples acto de levantar-se ajuda a prevenir o aumento de peso e até mesmo a perder peso.

A pesquisa teve como ponto de partida perceber se o acto de estar em pé queima mais calorias do que estar sentado. Assim, os investigadores debruçaram-se sobre os resultados de 46 estudos, envolvendo 1184 participantes, com uma média de idades de 33 anos, sendo 60% homens e os restantes mulheres. A média de massa corporal rondava os 24 kg/m2 e o peso médio era de 65 kg.

As conclusões retiradas indicam que o simples acto de ficar em pé queima mais 0,15 quilocalorias (kcal) por minuto do que quando se está sentado.

Substituir o hábito de estar sentado pelo gesto de ficar em pé durante seis horas por dia, levaria uma pessoa de 65 quilos a gastar mais 54 kcal por dia, conclui o estudo.

Isto equivaleria a 2,5 kg num ano e a 10 kg em 10 anos, caso não houvesse nenhum incremento na ingestão de comida.

“Estar em pé não apenas queima mais calorias, mas a actividade muscular adicional está ligada a taxas inferiores de ataques cardíacos, de enfartes e de diabetes, por isso, os benefícios podem ir para lá do controlo de peso”, explica no site Sciencedaily.com o investigador que liderou a pesquisa, Francisco Lopez-Jimenez.

Mas os gastos de energia com o simples acto de ficar em pé podem ainda ser maiores do que os revelados no estudo. É que os participantes da pesquisa ficaram quietos, enquanto no dia-a-dia o acto é inevitavelmente acompanhado de movimentos, mesmo que pequenos, como “trocar o peso ou balançar de um pé para o outro, dar pequenos passos para a frente e para trás”, salienta Lopez-Jimenez.

A alteração de comportamento pode contribuir para reduzir o risco de aumento de peso a longo prazo, salientam os investigadores. “É importante evitar ficar sentado durante muitas horas seguidas”, alerta Lopez-Jimenez.

“Levantar-se é um bom primeiro passo para evitar esta mentalidade de ficar sentado interminavelmente, sem se mover”, repara o professor. E “quem sabe, pode levar algumas pessoas a fazerem um pouco mais e a assumirem alguma actividade física leve, o que seria ainda mais benéfico”, conclui o investigador.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.