Levante-se (se quer perder peso)

Uma pessoa com 65 quilos de peso pode perder 10 quilos em 4 anos apenas por se levantar em vez de estar sentado durante 6 horas por dia. A conclusão é de um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Esta investigação, publicada na quarta-feira no European Journal of Preventive Cardiology, apurou que o simples acto de levantar-se ajuda a prevenir o aumento de peso e até mesmo a perder peso.

A pesquisa teve como ponto de partida perceber se o acto de estar em pé queima mais calorias do que estar sentado. Assim, os investigadores debruçaram-se sobre os resultados de 46 estudos, envolvendo 1184 participantes, com uma média de idades de 33 anos, sendo 60% homens e os restantes mulheres. A média de massa corporal rondava os 24 kg/m2 e o peso médio era de 65 kg.

As conclusões retiradas indicam que o simples acto de ficar em pé queima mais 0,15 quilocalorias (kcal) por minuto do que quando se está sentado.

Substituir o hábito de estar sentado pelo gesto de ficar em pé durante seis horas por dia, levaria uma pessoa de 65 quilos a gastar mais 54 kcal por dia, conclui o estudo.

Isto equivaleria a 2,5 kg num ano e a 10 kg em 10 anos, caso não houvesse nenhum incremento na ingestão de comida.

“Estar em pé não apenas queima mais calorias, mas a actividade muscular adicional está ligada a taxas inferiores de ataques cardíacos, de enfartes e de diabetes, por isso, os benefícios podem ir para lá do controlo de peso”, explica no site Sciencedaily.com o investigador que liderou a pesquisa, Francisco Lopez-Jimenez.

Mas os gastos de energia com o simples acto de ficar em pé podem ainda ser maiores do que os revelados no estudo. É que os participantes da pesquisa ficaram quietos, enquanto no dia-a-dia o acto é inevitavelmente acompanhado de movimentos, mesmo que pequenos, como “trocar o peso ou balançar de um pé para o outro, dar pequenos passos para a frente e para trás”, salienta Lopez-Jimenez.

A alteração de comportamento pode contribuir para reduzir o risco de aumento de peso a longo prazo, salientam os investigadores. “É importante evitar ficar sentado durante muitas horas seguidas”, alerta Lopez-Jimenez.

“Levantar-se é um bom primeiro passo para evitar esta mentalidade de ficar sentado interminavelmente, sem se mover”, repara o professor. E “quem sabe, pode levar algumas pessoas a fazerem um pouco mais e a assumirem alguma actividade física leve, o que seria ainda mais benéfico”, conclui o investigador.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …