Levante-se (se quer perder peso)

Uma pessoa com 65 quilos de peso pode perder 10 quilos em 4 anos apenas por se levantar em vez de estar sentado durante 6 horas por dia. A conclusão é de um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Esta investigação, publicada na quarta-feira no European Journal of Preventive Cardiology, apurou que o simples acto de levantar-se ajuda a prevenir o aumento de peso e até mesmo a perder peso.

A pesquisa teve como ponto de partida perceber se o acto de estar em pé queima mais calorias do que estar sentado. Assim, os investigadores debruçaram-se sobre os resultados de 46 estudos, envolvendo 1184 participantes, com uma média de idades de 33 anos, sendo 60% homens e os restantes mulheres. A média de massa corporal rondava os 24 kg/m2 e o peso médio era de 65 kg.

As conclusões retiradas indicam que o simples acto de ficar em pé queima mais 0,15 quilocalorias (kcal) por minuto do que quando se está sentado.

Substituir o hábito de estar sentado pelo gesto de ficar em pé durante seis horas por dia, levaria uma pessoa de 65 quilos a gastar mais 54 kcal por dia, conclui o estudo.

Isto equivaleria a 2,5 kg num ano e a 10 kg em 10 anos, caso não houvesse nenhum incremento na ingestão de comida.

“Estar em pé não apenas queima mais calorias, mas a actividade muscular adicional está ligada a taxas inferiores de ataques cardíacos, de enfartes e de diabetes, por isso, os benefícios podem ir para lá do controlo de peso”, explica no site Sciencedaily.com o investigador que liderou a pesquisa, Francisco Lopez-Jimenez.

Mas os gastos de energia com o simples acto de ficar em pé podem ainda ser maiores do que os revelados no estudo. É que os participantes da pesquisa ficaram quietos, enquanto no dia-a-dia o acto é inevitavelmente acompanhado de movimentos, mesmo que pequenos, como “trocar o peso ou balançar de um pé para o outro, dar pequenos passos para a frente e para trás”, salienta Lopez-Jimenez.

A alteração de comportamento pode contribuir para reduzir o risco de aumento de peso a longo prazo, salientam os investigadores. “É importante evitar ficar sentado durante muitas horas seguidas”, alerta Lopez-Jimenez.

“Levantar-se é um bom primeiro passo para evitar esta mentalidade de ficar sentado interminavelmente, sem se mover”, repara o professor. E “quem sabe, pode levar algumas pessoas a fazerem um pouco mais e a assumirem alguma actividade física leve, o que seria ainda mais benéfico”, conclui o investigador.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …