Tribunal pede levantamento da imunidade parlamentar de Ventura por crime de desobediência

Hugo Delgado / Lusa

O líder do Chega, André Ventura, durante um jantar-comício

O líder e deputado único do Chega estará a ser acusado do crime de desobediência por ter organizado um jantar com excesso de lotação em Braga, em janeiro, durante o estado de emergência.

Segundo o jornal Público, o Tribunal Judicial da Comarca de Braga pediu à Assembleia da República o levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura para o constituir arguido e o poder interrogar nessa qualidade.

O líder do Chega estará a ser acusado do crime de desobediência por ter organizado um jantar-comício com 170 pessoas em Braga, a 17 de janeiro, durante a campanha eleitoral para as Presidenciais, que não estava autorizado pelas autoridades de saúde.

Em declarações ao matutino, Ventura disse que recebeu a intimação do tribunal com “estranheza e perplexidade”, mas que não se vai opor ao pedido feito ao Parlamento.

De acordo com o diário, em causa está um crime que pode ser punido com uma pena de prisão entre um ano e quatro meses, mas que durante a vigência do estado de emergência aumenta para dois anos e oito meses.

Tal como recorda o Público, o jantar aconteceu numa altura em que os estabelecimentos de restauração estavam obrigados a estar encerrados. No entanto, os eventos políticos estavam autorizados ao abrigo do decreto-lei que regulamentava o estado de emergência.

Na altura, a imprensa nacional avançou que estavam 170 pessoas sentadas, sem distanciamento social, numa sala com 450 metros quadrados e sem ventilação.

A GNR identificou o proprietário do estabelecimento “por forma a ser elaborado o respetivo expediente e envio para Ministério Público do Tribunal Judicial de Braga, para apuramento de eventuais ilícitos que se possam ter verificado”, lia-se no comunicado desta guarda.

Nesse dia, os jornalistas foram informados pela organização do partido que o evento tinha recebido a autorização da Direção-Geral da Saúde. Porém, a RTP noticiou depois que a Autoridade Nacional de Proteção Civil deu parecer negativo ao jantar (decisão que depois foi confirmada pelo delegado da Administração Regional de Saúde do Norte).

Foi neste mesmo jantar-comício que alguns apoiantes de Ventura insultaram e ameaçaram a comunicação social, chegando mesmo a haver contacto físico com operadores de câmara. No final do jantar, as portas reabriram para a entrada de jornalistas, que foram recebidos com vaias. Além disso, um carro de reportagem da RTP acabou com o limpa para-brisas traseiro partido.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O advogado/consultor/pastor ficou perplexo porque acha que está acima da lei… estes “vigaristas pela verdade” acham que as leis são só para o “povinnho”!…

RESPONDER

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …