Pedido de levantamento de imunidade parlamentar é “um pouco estranho”, diz Ventura

Mário Cruz / Lusa

André Ventura

O deputado único do Chega, André Ventura, considerou “um pouco estranho” que o Ministério Público (MP) tenha pedido o levantamento da sua imunidade parlamentar a propósito de um jantar-comício, nos arredores de Braga, durante a campanha presidencial de janeiro.

Segundo avançou a TVI na segunda-feira, citada pelo Expresso, em causa estará um crime de desobediência, podendo o levantamento da imunidade permitir constituir Ventura como arguido e interrogá-lo sobre o evento, que juntou 170 apoiantes em 450 metros quadrados, num salão sem ventilação nem distanciamento físico.

Em nota enviada ao Expresso, Ventura afirmou não ter ainda “conhecimento integral dos factos”, considerando “estranho” o procedimento, uma vez que é “sabido de todos que não é o candidato presidencial o responsável pela organização, logística e autorizações do evento”. “É, por isso, um pouco estranho que o tribunal, sem o ouvir, decida pedir o levantamento da imunidade”, conclui a nota.

Tribunal pede levantamento da imunidade parlamentar de Ventura por crime de desobediência

Embora a candidatura tenha assegurado que o jantar cumpria as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), a entidade revelou que o parecer dado tinha sido negativo. A garantia de que o evento decorria de acordo com as regras foi dada por Rui Paulo Sousa, diretor da campanha presidencial de Ventura, membro da direção nacional do Chega, coordenador da Comissão de Ética do partido e candidato autárquico à Câmara de Castelo Branco.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …

O assassinato de Vincent Chin foi uma batalha legal perdida. Mas incentivou a luta pelos direitos dos ásio-americanos

Vincent Chin faleceu aos 27 anos depois de ter sido espancado por dois homens brancos que o culpavam por terem sido despedidos. Nenhum dos assassinos passou um dia na prisão, mas o incidente estimulou o …

Messi e Barcelona tratam da renovação

Saída do argentino pode ser adiada (novamente). Contrato termina no próximo mês mas a ligação entre as duas partes deve ser prolongada. A saída de Lionel Messi do Barcelona parecia certa no verão passado mas o …

Nacional 1-3 Benfica | Créditos no banco com Darwin e Ramos

OBenfica venceu na tarde desta terça-feira o Nacional por 3-1, numa partida a contar para a 32ª jornada da Liga NOS. As “águias” estiveram em desvantagem desde o minuto 8, quando Pedrão inaugurou a contenda, e …

Empresa ofereceu bónus covid aos funcionários. Mas era apenas um teste de phishing

Cerca de 2.500 funcionários de uma empresa ferroviária receberam um email a anunciar um "bónus covid", pelo seu esforço e trabalho árduo numa altura tão complicada como a que o mundo enfrenta com a pandemia. …

China exige cancelamento de conferência da ONU sobre os uigures

As autoridades da China exigiram aos Estados Unidos (EUA), Alemanha e Reino Unido que cancelem a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as medidas impostas por Pequim contra a minoria muçulmana uigur, afirmando …

Rússia quer aprovar lei que impede oposicionistas de concorrer às legislativas

A Câmara Baixa do Parlamento russo (Duma) vai examinar uma proposta de lei que pode interditar pessoas envolvidas em organizações "extremistas" ao cargo de deputado, visando apoiantes do líder da oposição Alexei Navalny. "A primeira exposição …

Advogado norte-americano compra bicicleta da Princesa Diana para uma exibição sobre supremacia branca

Um advogado norte-americano está a causar polémica depois de ter comprado uma bicicleta, que pertenceu à Princesa Diana, para integrar uma exposição sobre a supremacia branca. Barry Glazer, um advogado de Baltimore com 76 anos, comprou …

Pela primeira vez, FBI divulga relatório sobre a morte de Kurt Cobain

No mês passado, e discretamente, o FBI divulgou, pela primeira vez, um arquivo sobre a morte do vocalista da banda Nirvana Kurt Cobain. O documento de 10 páginas fazia parte de uma investigação e agora está …