Lesmas da Península Ibérica invadem Moscovo. Chegam a atingir 15 centímetros

berniedup / Flickr

Arion vulgaris

A lesma espanhola, que chega a atingir 15 centímetros de comprimento, chegou à Rússia e está a destruir plantações agrícolas.

A Arion vulgaris, conhecida por lesma espanhola ou lesma lusitana (por, supostamente, ser nativa da Península Ibérica) está a deixar os russos alarmados. A lesma chega a atingir cerca de 15 centímetros de comprimento e tem-se multiplicado sem controlo em Moscovo, destruindo plantas e aterrorizando a população local.

“Elas comem muito e é realmente difícil livrarmos-nos delas”, queixou-se um moscovita ao canal de notícias russo Vesti, citado pela Visão. “Tenho lutado contra elas, mas simplesmente continuam a multiplicar-se.”

Este animal está registadi como uma das 100 piores espécies invasoras na Europa pelo site Delivering Alien Invasive Species Inventories Europe, da responsabilidade da Comissão Europeia.

No entanto, no sul da Europa, a lesma não causa grandes problemas, uma vez que a maioria dos 400 ovos que põe secam e não chegam a eclodir. Mas em regiões mais frias, o cenário altera-se.

A Arion vulgaris é normalmente alaranjada, mas também pode ser castanho-avermelhada ou amarela. O animal alimenta-se de uma grande variedade de plantas verdes, matéria orgânica em decomposição e de carcaças de animais, pelo que tem assustado os agricultores russos.

Estes animais morrem após o acasalamento, no outono, e é muito provável que as lesmas provenientes dos ovos não consigam resistir ao frio Inverno da Rússia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.