Lesados da FTX. Portugueses perdem milhares de euros após falência da plataforma

Vários investidores portugueses perderam milhares de euros com a falência da FTX, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas.

A FTX, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas do mundo, deu entrada com um pedido de falência na passada sexta-feira. Em entrevista ao portal Vox, o fundador da empresa, Sam Bankman-Fried, lamenta a decisão de avançar com um pedido de falência, deixando críticas aos reguladores.

O agora ex-CEO da empresa acusou os responsáveis pelo processo de falência da FTX de estarem “a tentar queimar tudo”. São os reguladores que “tornam tudo pior”, defendeu Bankman-Fried. “Não protegem de todo os clientes”.

Entre os clientes não defendidos estão os portugueses, que com o colapso da plataforma de negociação perderam milhares de euros, avança o Jornal de Negócios.

A Comissão do Mercados dos Valores Mobiliários (CMVM) está a acompanhar o colapso da FTX, mas ainda não recebeu nenhuma comunicação de qualquer investidor.

“Que eu tenha materializado, perdi à volta de 40 mil euros”, conta ao Negócios um investidor que detinha vários “tokens” na sua carteira.

Este investidor, que pediu para não ser identificado, diz não ser o único lesado, já que conhece outras pessoas e startups que também perderam capital com a FTX. “O mais provável é que não recupere nada”, antecipa.

O colapso da FTX surgiu após uma notícia da Coindesk de que parte significativa do balanço da Alameda Research era composto por FTT, a “token” da FTX, o que levantou preocupações sobre uma possível falta de liquidez.

Estimava-se que a FTX precisava de 7,8 mil milhões de euros para resolver a situação. O colapso da plataforma levou as autoridades dos EUA a investigar a empresa por violações potenciais das regulamentações dos títulos e os analistas a anteciparem mais problemas para este mercado.

A FTX tinha concordado no início desta semana em ser vendida à rival Binance depois de ter experimentado uma corrida o equivalente a um bank run (corrida aos depósitos de um banco pelos seus clientes preocupados com o futuro da instituição).

No caso, os clientes saíram da plataforma depois de ficarem preocupados com a possibilidade de esta estar descapitalizada.

Sam Bankman-Fried, que chegou a ser um dos jovens mais ricos do mundo, e que prometeu doar 99% da sua fortuna à caridade, viu a sua fortuna cair estrondosamente.

O jovem de 30 anos tinha uma fortuna avaliada em 16 mil milhões de dólares no início desta semana. Com a iminente ruína da FTX, Bankman-Fried tem agora uma fortuna avaliada em mil milhões de dólares — perdeu 94% da sua fortuna.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.