León Marchand já superou o Tarzan (e Phelps que se ponha a pau)

Ronald Wittek / EPA

O tetra-recordista olímpico, León Marchand

León Marchand já vai na sua quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024, estabelecendo recordes olímpicos nas quatro provas em que participou. Já fez melhor do que o “Tarzan” Johnny Weissmuller, há 100 anos, em Paris 1924.

Johnny Weissmuller, que ficou conhecido nas salas de cinema de todo o mundo por ter feito o papel de Tarzan, foi também um fenomenal nadador olímpico.

Na sua estreia olímpica, apenas com 19 anos, nos Jogos de Paris 1924, o prodígio arrecadou três medalhas de ouro.

Esse feito foi agora batido por León Marchand, no mesmo local, 100 anos depois.

O nadador francês, de 22 anos, também já começou a bater os recordes de Michael Phelps. e há até mesmo quem ache que vai superá-lo em tudo.

E não seria de espantar: Afinal, o francês é o novo discípulo do antigo mestre de Phelps. Bob Bowman, que orientou o atleta olímpico mais medalhado de sempre ao sucesso, quer voltar a fazer história com León Marchand.

Quem está a vibrar com as prestações do francês é o próprio Michael Phelps – mesmo quando bate os seus recordes.

Marchand, Marchand!

Na sua última prova, final dos 200 metros estilos, Marchand cronometrou 1.54,06 minutos, batendo o recorde olímpico de 1.54,23 que pertencia desde 2008 Phelps- tetracampeão olímpico da distância entre 2004 e 2016.

Marchand conquistou o ouro com 1,25 segundos de vantagem sobre o britânico Duncan Scott (1.55,31), prata, e 1,94 em relação ao chinês Wang Shun (1.56,00), o novo medalha de bronze, que defendia o ouro conseguido em Tóquio2020.

Na Arena Paris La Defense, León Marchand venceu sempre com novos recordes olímpicos todas a finais que disputou, começando por se impor na final dos 400 metros estilos, disputada na quarta-feira.

Três dias depois, Marchand, filho de dois antigos nadadores olímpicos franceses (Xavier Marchand e Céline Bonnet), garantiu também, em menos de duas horas, os títulos nos 200 metros bruços e nos 200 metros mariposa.

Aos 22 anos, o francês, conseguiu uma inédita dobradinha na mesma sessão, feito que nem mesmo Michael Phelps alcançou.

Marchand pode ainda arrecadar o ouro na prova de estafeta 4×100 metros, numa prova a realizar-se na manhã deste sábado.

Phelps que se ponha a pau. Se Marchand voltar a subir ao pódi, já só ficam a faltar 23 medalhas olímpicas para o francês igualar o gigante norte-americano.

Miguel Esteves // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.