León Marchand já vai na sua quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024, estabelecendo recordes olímpicos nas quatro provas em que participou. Já fez melhor do que o “Tarzan” Johnny Weissmuller, há 100 anos, em Paris 1924.
Johnny Weissmuller, que ficou conhecido nas salas de cinema de todo o mundo por ter feito o papel de Tarzan, foi também um fenomenal nadador olímpico.
Na sua estreia olímpica, apenas com 19 anos, nos Jogos de Paris 1924, o prodígio arrecadou três medalhas de ouro.
Esse feito foi agora batido por León Marchand, no mesmo local, 100 anos depois.
O nadador francês, de 22 anos, também já começou a bater os recordes de Michael Phelps. e há até mesmo quem ache que vai superá-lo em tudo.
E não seria de espantar: Afinal, o francês é o novo discípulo do antigo mestre de Phelps. Bob Bowman, que orientou o atleta olímpico mais medalhado de sempre ao sucesso, quer voltar a fazer história com León Marchand.
Quem está a vibrar com as prestações do francês é o próprio Michael Phelps – mesmo quando bate os seus recordes.
🇺🇸🇫🇷 La réaction de Michael Phelps hier lors du 200 m papillon de Léon Marchand. (@SebastienBGY)
— Cerfia (@CerfiaFR) August 1, 2024
Marchand, Marchand!
Na sua última prova, final dos 200 metros estilos, Marchand cronometrou 1.54,06 minutos, batendo o recorde olímpico de 1.54,23 que pertencia desde 2008 Phelps- tetracampeão olímpico da distância entre 2004 e 2016.
Marchand conquistou o ouro com 1,25 segundos de vantagem sobre o britânico Duncan Scott (1.55,31), prata, e 1,94 em relação ao chinês Wang Shun (1.56,00), o novo medalha de bronze, que defendia o ouro conseguido em Tóquio2020.
Na Arena Paris La Defense, León Marchand venceu sempre com novos recordes olímpicos todas a finais que disputou, começando por se impor na final dos 400 metros estilos, disputada na quarta-feira.
Três dias depois, Marchand, filho de dois antigos nadadores olímpicos franceses (Xavier Marchand e Céline Bonnet), garantiu também, em menos de duas horas, os títulos nos 200 metros bruços e nos 200 metros mariposa.
Aos 22 anos, o francês, conseguiu uma inédita dobradinha na mesma sessão, feito que nem mesmo Michael Phelps alcançou.
Marchand pode ainda arrecadar o ouro na prova de estafeta 4×100 metros, numa prova a realizar-se na manhã deste sábado.
Phelps que se ponha a pau. Se Marchand voltar a subir ao pódi, já só ficam a faltar 23 medalhas olímpicas para o francês igualar o gigante norte-americano.
Miguel Esteves // Lusa