Lente de contacto de Realidade Aumentada usada pela primeira vez

Pela primeira vez, uma lente de contacto de Realidade Aumentada foi usada no olho de uma cobaia humana. O feito foi alcançado num laboratório da Mojo Vision, na Califórnia, Estados Unidos.

“Conheça a Mojo Lens, uma lente de contacto inteligente com ecrã integrado que fornece informações oportunas sem interromper o seu foco. Ao compreender o seu contexto do mundo real, a Mojo Lens fornece notificações e respostas relevantes e imediatas. Projetado por optometristas, tecnólogos e especialistas médicos, a Mojo Lens oferece o conhecimento de que você precisa, exatamente quando precisa”, lê-se no site da empresa.

A capacidade de colocar um ecrã de alta resolução numa pequena lente transparente é difícil, mas não é o mais desafiante. A questão mais difícil é que essa pequena lente, que precisa de ser confortável ao olho humano, tem de comunicar sem fios com dispositivos externos e ser totalmente alimentada sem qualquer tipo de cabo, escreve Louis Rosenberg, cientista de computação e atual CEO da Unanimous AI, num artigo publicado no Big Think.

“Vamos olhar para os anos em que as pessoas andavam pelas ruas, pescoços dobrados, olhando para pequenas ecrãs nas suas mãos como uma maneira absurdamente primitiva de interagir com a informação”, prevê Rosenberg.

Ainda não é claro qual é a duração da bateria para o protótipo atual, mas de acordo com a Mojo Vision, o objetivo do produto é a gestão de energia que permita o uso durante todo o dia.

A Mojo Lens tem uma tela MicroLED de 14.000 pixels por polegada, 30 vezes mais do que o mais recente iPhone. Dentro desta pequena lente cabe ainda um processador ARM com um transmissor de 5 GHz, juntamente com um acelerómetro, giroscópio e magnetómetro para rastrear o movimento dos olhos.

Apesar deste avanço significativo, ainda serão precisos mais anos de testes e melhorias até que a Mojo Lens ou qualquer outra lente de contacto de Realidade Aumentada chegue ao mercado.

  Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.