Encontrada uma cidade perdida nas montanhas remotas onde surgiu a lenda do El Dorado

Um grupo internacional de investigadores descobriu uma cidade perdida no meio da Serra Nevada de Santa Maria, um sistema montanhoso remoto nos Andes perto da costa das Caraíbas colombiana.

A descoberta ficou a cargo do explorador americano Albert Lin e do arqueólogo colombiano Santiago Giraldo, que há 20 anos estuda e protege os sítios arqueológicos que cercam a região, de acordo com a Newsweek.

Dados os problemas relacionados com o acesso à área, os especialistas usaram uma tecnologia audiovisual conhecida como LIDAR, que consiste num laser que faz scan ao solo e que, graças à vegetação, revela a topografia da região, bem como quaisquer características artificiais.

Com os dados rcolhidos, Lin e Giraldo conseguiram criar um mapa 3D detalhado, que revelou as características antigas da área estudada, que normalmente não são visíveis a olho nu.

Depois de identificar alguns planaltos, os exploradores e a sua equipa decidiram investigar a pé um local particularmente promissor pela floresta densa e íngreme, onde encontraram várias peças de cerâmica, terraços naturais, entre outros objetos, que confirmaram a presença de uma cidade antiga anteriormente desconhecida.

Estima-se que o antigo assentamento remonte ao ano 800 e esteja localizado no topo de uma colina, com cerca de 1.524 metros de altura, escondido por uma densa camada de floresta.

A cidadela poderia ser construída pelos Taironas, um grupo indígena que habitava no sopé da Serra Nevada e a área costeira dentro do Parque Natural Nacional Tayrona. Isto é provável, já que, muito perto dessa zona, fica um dos principais sítios arqueológicos do país, conhecido como Cidade Perdida, uma cidade da mesma tribo fundada por volta do ano 600.

A relação desta cidade perdida com a cultura Tairona alimentou a lenda de El Dorado, que nasceu na época da conquista espanhola – no início do século XVI – e girava em torno da história sobre o chefe de uma tribo que cobria o seu corpo com pó de ouro e banhava-se numa lagoa para oferecê-lo aos deuses.

No entanto, ao longo dos anos, rumores da existência de uma cidade onde abundava esse metal precioso levaram os colonizadores à Serra Nevada, cujos colonos eram grandes ourives.

Lin considera que, embora essa nova descoberta seja apenas o começo, é provável que não represente um argumento que os leve à lendária cidade do ouro. O que pode realmente indicar é que os assentamentos de Tairona na área tinham um maior alcance do que se pensava anteriormente.

Eventualmente eliminados pelos espanhóis, os Tairona não tinham assim tanto ouro, mas desenvolveram um método extremamente sofisticado para o revestimento de ouro, permitindo criar ornamentos que pareciam ser feitos de ouro maciço.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …