Encontrada uma cidade perdida nas montanhas remotas onde surgiu a lenda do El Dorado

Um grupo internacional de investigadores descobriu uma cidade perdida no meio da Serra Nevada de Santa Maria, um sistema montanhoso remoto nos Andes perto da costa das Caraíbas colombiana.

A descoberta ficou a cargo do explorador americano Albert Lin e do arqueólogo colombiano Santiago Giraldo, que há 20 anos estuda e protege os sítios arqueológicos que cercam a região, de acordo com a Newsweek.

Dados os problemas relacionados com o acesso à área, os especialistas usaram uma tecnologia audiovisual conhecida como LIDAR, que consiste num laser que faz scan ao solo e que, graças à vegetação, revela a topografia da região, bem como quaisquer características artificiais.

Com os dados rcolhidos, Lin e Giraldo conseguiram criar um mapa 3D detalhado, que revelou as características antigas da área estudada, que normalmente não são visíveis a olho nu.

Depois de identificar alguns planaltos, os exploradores e a sua equipa decidiram investigar a pé um local particularmente promissor pela floresta densa e íngreme, onde encontraram várias peças de cerâmica, terraços naturais, entre outros objetos, que confirmaram a presença de uma cidade antiga anteriormente desconhecida.

Estima-se que o antigo assentamento remonte ao ano 800 e esteja localizado no topo de uma colina, com cerca de 1.524 metros de altura, escondido por uma densa camada de floresta.

A cidadela poderia ser construída pelos Taironas, um grupo indígena que habitava no sopé da Serra Nevada e a área costeira dentro do Parque Natural Nacional Tayrona. Isto é provável, já que, muito perto dessa zona, fica um dos principais sítios arqueológicos do país, conhecido como Cidade Perdida, uma cidade da mesma tribo fundada por volta do ano 600.

A relação desta cidade perdida com a cultura Tairona alimentou a lenda de El Dorado, que nasceu na época da conquista espanhola – no início do século XVI – e girava em torno da história sobre o chefe de uma tribo que cobria o seu corpo com pó de ouro e banhava-se numa lagoa para oferecê-lo aos deuses.

No entanto, ao longo dos anos, rumores da existência de uma cidade onde abundava esse metal precioso levaram os colonizadores à Serra Nevada, cujos colonos eram grandes ourives.

Lin considera que, embora essa nova descoberta seja apenas o começo, é provável que não represente um argumento que os leve à lendária cidade do ouro. O que pode realmente indicar é que os assentamentos de Tairona na área tinham um maior alcance do que se pensava anteriormente.

Eventualmente eliminados pelos espanhóis, os Tairona não tinham assim tanto ouro, mas desenvolveram um método extremamente sofisticado para o revestimento de ouro, permitindo criar ornamentos que pareciam ser feitos de ouro maciço.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …

Morreu Reinaldo Teles. Histórico dirigente do FC Porto estava internado com covid-19

Reinaldo Teles faleceu, nesta quarta-feira, aos 70 anos de idade. O histórico dirigente do FC Porto estava internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto, infectado com covid-19. Há algum tempo afastado do …