/

Encontrada uma cidade perdida nas montanhas remotas onde surgiu a lenda do El Dorado

2

Um grupo internacional de investigadores descobriu uma cidade perdida no meio da Serra Nevada de Santa Maria, um sistema montanhoso remoto nos Andes perto da costa das Caraíbas colombiana.

A descoberta ficou a cargo do explorador americano Albert Lin e do arqueólogo colombiano Santiago Giraldo, que há 20 anos estuda e protege os sítios arqueológicos que cercam a região, de acordo com a Newsweek.

Dados os problemas relacionados com o acesso à área, os especialistas usaram uma tecnologia audiovisual conhecida como LIDAR, que consiste num laser que faz scan ao solo e que, graças à vegetação, revela a topografia da região, bem como quaisquer características artificiais.

Com os dados rcolhidos, Lin e Giraldo conseguiram criar um mapa 3D detalhado, que revelou as características antigas da área estudada, que normalmente não são visíveis a olho nu.

Depois de identificar alguns planaltos, os exploradores e a sua equipa decidiram investigar a pé um local particularmente promissor pela floresta densa e íngreme, onde encontraram várias peças de cerâmica, terraços naturais, entre outros objetos, que confirmaram a presença de uma cidade antiga anteriormente desconhecida.

Estima-se que o antigo assentamento remonte ao ano 800 e esteja localizado no topo de uma colina, com cerca de 1.524 metros de altura, escondido por uma densa camada de floresta.

A cidadela poderia ser construída pelos Taironas, um grupo indígena que habitava no sopé da Serra Nevada e a área costeira dentro do Parque Natural Nacional Tayrona. Isto é provável, já que, muito perto dessa zona, fica um dos principais sítios arqueológicos do país, conhecido como Cidade Perdida, uma cidade da mesma tribo fundada por volta do ano 600.

A relação desta cidade perdida com a cultura Tairona alimentou a lenda de El Dorado, que nasceu na época da conquista espanhola – no início do século XVI – e girava em torno da história sobre o chefe de uma tribo que cobria o seu corpo com pó de ouro e banhava-se numa lagoa para oferecê-lo aos deuses.

No entanto, ao longo dos anos, rumores da existência de uma cidade onde abundava esse metal precioso levaram os colonizadores à Serra Nevada, cujos colonos eram grandes ourives.

Lin considera que, embora essa nova descoberta seja apenas o começo, é provável que não represente um argumento que os leve à lendária cidade do ouro. O que pode realmente indicar é que os assentamentos de Tairona na área tinham um maior alcance do que se pensava anteriormente.

Eventualmente eliminados pelos espanhóis, os Tairona não tinham assim tanto ouro, mas desenvolveram um método extremamente sofisticado para o revestimento de ouro, permitindo criar ornamentos que pareciam ser feitos de ouro maciço.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.