Leite de diabo-da-tasmânia mata superbactérias

(CC0/PD) pxhere

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Uma nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, revela que o leite de diabo-da-tasmânia poderia oferecer uma arma útil contra superbactérias resistentes a antibióticos.

O marsupial, também conhecido como diabo-da-tasmânia, produz um leite que contém peptídeos importantes capazes de matar bactérias de infeções difíceis de tratar.

Os especialistas acreditam que o animal evoluiu este cocktail para ajudar a sua prole a crescer mais forte.

Os cientistas querem chegar a novos tratamentos que imitem estes peptídeos, e estão a digitalizar o código genético do diabo-da-tasmânia, a fim de recriar os compostos que combatem as infecções.

A investigadora Emma Peel, que trabalhou na pesquisa, disse ter encontrado seis peptídeos importantes.

Experiência

Os investigadores acreditam que os marsupiais são bons para estudar porque os seus bebés têm que prosperar num ambiente relativamente sujo.

As mães diabo-da-tasmânia dão à luz depois de apenas algumas semanas de gravidez. A pequena prole, em seguida, passa os próximos quatro meses numa bolsa.

A equipa de Sydney recriou os seis peptídeos encontrados no leite do animal, testando-os em 25 tipos de bactérias e seis tipos de fungos.

Um dos peptídeos sintéticos – Saha-CATH5 – pareceu ser particularmente eficaz para matar a superbactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina.

Também conseguiu matar outra bactéria resistente, chamada Enterococcus, resistente à vancomicina, bem como fungos Candida, vulgarmente envolvidos em infecções da pele.

Os especialistas concordam que precisamos urgentemente de novos medicamentos para combater infecções resistentes a tratamentos.

Uma revisão recente da Organização Mundial da Saúde alertou que, se não forem tomadas medidas, as superbactérias podem matar uma pessoa a cada três segundos em todo o mundo em 2050.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É pra verem que a Natureza encontra sempre soluções para tudo. Se fossem espertos, há muito tempo que os cientistas deviam era ficar sossegadinhos. Andam a tentar que as pessoas vivam até aos 500 anos mas esquecem-se de resolver primeiro um problema de resolução aparentemente tão simples como é a superpopulação e o excessivo consumo de recursos.

    • Eugenicista.
      Problema de população?! Deixa-me rir!!! AHAHAHAHAHAH
      Vivemos num planeta SUPER abundante e com espaço para todos, o problema são as grandes corporações mundiais, essas sim, tratam mal do planeta! Vá ao busílis da questão e ponha as suas ideias em ordem e não se deixe influenciar por esses gananciosos!

      • Há espaço para todos dependendo de quantos são esses todos e se você pensa que o planeta é SUPER abundante como afirma os recursos não são inesgotáveis ou será você mesmo o ganancioso?.

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …