Leite de diabo-da-tasmânia mata superbactérias

(CC0/PD) pxhere

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Uma nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, revela que o leite de diabo-da-tasmânia poderia oferecer uma arma útil contra superbactérias resistentes a antibióticos.

O marsupial, também conhecido como diabo-da-tasmânia, produz um leite que contém peptídeos importantes capazes de matar bactérias de infeções difíceis de tratar.

Os especialistas acreditam que o animal evoluiu este cocktail para ajudar a sua prole a crescer mais forte.

Os cientistas querem chegar a novos tratamentos que imitem estes peptídeos, e estão a digitalizar o código genético do diabo-da-tasmânia, a fim de recriar os compostos que combatem as infecções.

A investigadora Emma Peel, que trabalhou na pesquisa, disse ter encontrado seis peptídeos importantes.

Experiência

Os investigadores acreditam que os marsupiais são bons para estudar porque os seus bebés têm que prosperar num ambiente relativamente sujo.

As mães diabo-da-tasmânia dão à luz depois de apenas algumas semanas de gravidez. A pequena prole, em seguida, passa os próximos quatro meses numa bolsa.

A equipa de Sydney recriou os seis peptídeos encontrados no leite do animal, testando-os em 25 tipos de bactérias e seis tipos de fungos.

Um dos peptídeos sintéticos – Saha-CATH5 – pareceu ser particularmente eficaz para matar a superbactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina.

Também conseguiu matar outra bactéria resistente, chamada Enterococcus, resistente à vancomicina, bem como fungos Candida, vulgarmente envolvidos em infecções da pele.

Os especialistas concordam que precisamos urgentemente de novos medicamentos para combater infecções resistentes a tratamentos.

Uma revisão recente da Organização Mundial da Saúde alertou que, se não forem tomadas medidas, as superbactérias podem matar uma pessoa a cada três segundos em todo o mundo em 2050.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É pra verem que a Natureza encontra sempre soluções para tudo. Se fossem espertos, há muito tempo que os cientistas deviam era ficar sossegadinhos. Andam a tentar que as pessoas vivam até aos 500 anos mas esquecem-se de resolver primeiro um problema de resolução aparentemente tão simples como é a superpopulação e o excessivo consumo de recursos.

    • Eugenicista.
      Problema de população?! Deixa-me rir!!! AHAHAHAHAHAH
      Vivemos num planeta SUPER abundante e com espaço para todos, o problema são as grandes corporações mundiais, essas sim, tratam mal do planeta! Vá ao busílis da questão e ponha as suas ideias em ordem e não se deixe influenciar por esses gananciosos!

      • Há espaço para todos dependendo de quantos são esses todos e se você pensa que o planeta é SUPER abundante como afirma os recursos não são inesgotáveis ou será você mesmo o ganancioso?.

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …