Leite de diabo-da-tasmânia mata superbactérias

(CC0/PD) pxhere

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Uma nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, revela que o leite de diabo-da-tasmânia poderia oferecer uma arma útil contra superbactérias resistentes a antibióticos.

O marsupial, também conhecido como diabo-da-tasmânia, produz um leite que contém peptídeos importantes capazes de matar bactérias de infeções difíceis de tratar.

Os especialistas acreditam que o animal evoluiu este cocktail para ajudar a sua prole a crescer mais forte.

Os cientistas querem chegar a novos tratamentos que imitem estes peptídeos, e estão a digitalizar o código genético do diabo-da-tasmânia, a fim de recriar os compostos que combatem as infecções.

A investigadora Emma Peel, que trabalhou na pesquisa, disse ter encontrado seis peptídeos importantes.

Experiência

Os investigadores acreditam que os marsupiais são bons para estudar porque os seus bebés têm que prosperar num ambiente relativamente sujo.

As mães diabo-da-tasmânia dão à luz depois de apenas algumas semanas de gravidez. A pequena prole, em seguida, passa os próximos quatro meses numa bolsa.

A equipa de Sydney recriou os seis peptídeos encontrados no leite do animal, testando-os em 25 tipos de bactérias e seis tipos de fungos.

Um dos peptídeos sintéticos – Saha-CATH5 – pareceu ser particularmente eficaz para matar a superbactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina.

Também conseguiu matar outra bactéria resistente, chamada Enterococcus, resistente à vancomicina, bem como fungos Candida, vulgarmente envolvidos em infecções da pele.

Os especialistas concordam que precisamos urgentemente de novos medicamentos para combater infecções resistentes a tratamentos.

Uma revisão recente da Organização Mundial da Saúde alertou que, se não forem tomadas medidas, as superbactérias podem matar uma pessoa a cada três segundos em todo o mundo em 2050.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É pra verem que a Natureza encontra sempre soluções para tudo. Se fossem espertos, há muito tempo que os cientistas deviam era ficar sossegadinhos. Andam a tentar que as pessoas vivam até aos 500 anos mas esquecem-se de resolver primeiro um problema de resolução aparentemente tão simples como é a superpopulação e o excessivo consumo de recursos.

    • Eugenicista.
      Problema de população?! Deixa-me rir!!! AHAHAHAHAHAH
      Vivemos num planeta SUPER abundante e com espaço para todos, o problema são as grandes corporações mundiais, essas sim, tratam mal do planeta! Vá ao busílis da questão e ponha as suas ideias em ordem e não se deixe influenciar por esses gananciosos!

      • Há espaço para todos dependendo de quantos são esses todos e se você pensa que o planeta é SUPER abundante como afirma os recursos não são inesgotáveis ou será você mesmo o ganancioso?.

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …