Leite de diabo-da-tasmânia mata superbactérias

(CC0/PD) pxhere

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Uma nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, revela que o leite de diabo-da-tasmânia poderia oferecer uma arma útil contra superbactérias resistentes a antibióticos.

O marsupial, também conhecido como diabo-da-tasmânia, produz um leite que contém peptídeos importantes capazes de matar bactérias de infeções difíceis de tratar.

Os especialistas acreditam que o animal evoluiu este cocktail para ajudar a sua prole a crescer mais forte.

Os cientistas querem chegar a novos tratamentos que imitem estes peptídeos, e estão a digitalizar o código genético do diabo-da-tasmânia, a fim de recriar os compostos que combatem as infecções.

A investigadora Emma Peel, que trabalhou na pesquisa, disse ter encontrado seis peptídeos importantes.

Experiência

Os investigadores acreditam que os marsupiais são bons para estudar porque os seus bebés têm que prosperar num ambiente relativamente sujo.

As mães diabo-da-tasmânia dão à luz depois de apenas algumas semanas de gravidez. A pequena prole, em seguida, passa os próximos quatro meses numa bolsa.

A equipa de Sydney recriou os seis peptídeos encontrados no leite do animal, testando-os em 25 tipos de bactérias e seis tipos de fungos.

Um dos peptídeos sintéticos – Saha-CATH5 – pareceu ser particularmente eficaz para matar a superbactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina.

Também conseguiu matar outra bactéria resistente, chamada Enterococcus, resistente à vancomicina, bem como fungos Candida, vulgarmente envolvidos em infecções da pele.

Os especialistas concordam que precisamos urgentemente de novos medicamentos para combater infecções resistentes a tratamentos.

Uma revisão recente da Organização Mundial da Saúde alertou que, se não forem tomadas medidas, as superbactérias podem matar uma pessoa a cada três segundos em todo o mundo em 2050.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É pra verem que a Natureza encontra sempre soluções para tudo. Se fossem espertos, há muito tempo que os cientistas deviam era ficar sossegadinhos. Andam a tentar que as pessoas vivam até aos 500 anos mas esquecem-se de resolver primeiro um problema de resolução aparentemente tão simples como é a superpopulação e o excessivo consumo de recursos.

    • Eugenicista.
      Problema de população?! Deixa-me rir!!! AHAHAHAHAHAH
      Vivemos num planeta SUPER abundante e com espaço para todos, o problema são as grandes corporações mundiais, essas sim, tratam mal do planeta! Vá ao busílis da questão e ponha as suas ideias em ordem e não se deixe influenciar por esses gananciosos!

      • Há espaço para todos dependendo de quantos são esses todos e se você pensa que o planeta é SUPER abundante como afirma os recursos não são inesgotáveis ou será você mesmo o ganancioso?.

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …